quinta-feira, 31 de maio de 2012

Congresso Teológico-Pastoral (1)


No dia 30 de maio, quarta-feira, começou o Congresso Teológico-Pastoral do VII Encontro Mundial das Famílias. O grupo de 20 brasileiros hospedados em casas de famílias acolhedoras se reuniu na Paróquia Santa Giustina para serem guiados até a Fiera Milano City, local do evento. Depois de uma animada viagem de metrô fomos recebidos pelo simpático time de voluntários.

Concomitantemente ao Congresso, aconteciam eventos também para as crianças e os jovens e a Feira da Família com estandes de dezenas de organiações ligadas direta ou indiretamente ao trabalho em favor da família. O EMF começou com as boas-vindas aos 150 países participantes do arcebispo de Milão, o cardeal Angelo Scola. Ele convidou a todos a se unirem em oração especialmente pelas famílias dos vitimados pelo terremoto que atingiu ontem a região da Emília-Romagna, bem perto de Milão.

Em seguida, foram dadas as boas-vindas pelo Cardeal Ennio Antonelli, presidente do Pontifício Conselho para a Família. O dia foi de formação com palestras, testemunhos e painéis de pessoas de diversas partes do mundo.

Já começamos a nos organizar para que todo material riquíssimo do Congresso esteja disponível para os nosso agentes da Pastoral Familiar. O conteúdo das palestras, apresentações de slides, vídeos com depoimentos, fotos... Aguardem, pois voltaremos com muitas novidades!

A noite foi um momento especial de confraternização. Os 20 brasileiros e seus hospedeiros participaram de uma festa tipicamente italiana na Paróquia Santa Giustina, com direito a decoração verde e amarela. Muita comida deliciosa, muito vinho, muito riso, muita conversa e muita música! Enquanto isso, as crianças e adolescentes brasileiros e italianos, se divertiam jogando futebol, na quadra ao lado da paróquia. Ao final, o pároco, Padre Edi, pregou sobre a leitura de Atos dos Apóstolos, capítulo 2, quando o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos e fez com que povos de diferentes línguas se entendessem. Tudo traduzido pelo padre Rafael, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar, que assessora o nosso grupo. Rezamos um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai, e voltamos felizes para nossa casa de hospedagem. Bênção sobre bênção!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Família, escola de acolhimento!


No nosso último dia livre antes do Congresso Teológico-Pastoral, partimos em peregrinação a cidade de Turin, no Piemonte, para vermos de perto a Capela onde está guardado uma das maiores relíquias da cristandade: o Santo Sudário, pano de linho que cobriu o corpo de Jesus e que gravou sua imagem. Santo Sudário: provocação à inteligência, espelho do Evangelho, ícone do Sábado Santo. Lá rezamos, juntos, esta oração que partilhamos com vocês, que peregrinam virtualmente conosco:


“Senhor, nosso Deus, a imagem do Sudário nos remete aos sofrimentos causados ao teu Filho Jesus, que carregou as dores de todos os homens. Fazei que saibamos vê-lo em cada homem, para servi-lo e anunciar seu amor. E daí-nos a todos nós a felicidade de contemplar o rosto resplandecente de Jesus ressuscitado, que convosco vive e reina, pelos séculos dos séculos. Amém.”

Continuamos nossa incrível jornada, entrando agora, definitivamente, no clima do VII Encontro Mundial das Famílias. O Sr. Claudio, da Paróquia Santa Giustina, foi nos buscar no hotel para nos levar até a casa onde ficaríamos hospedados. Fomos recebidos pela simpática e acolhedora Lidia Origo, uma senhora viúva de 75 anos, com seus filhos Marco e Anna e seu genro Raniero. Uma família de coração generoso e carinhoso. Que lições de vida aprendemos num jantar!!
Continue viajando conosco e entre no Congresso Teológico. Fique conectado com a Pastoral Familiar!!

domingo, 27 de maio de 2012

PENTECOSTES INESQUECÍVEL!




Neste domingo, dia 27, vivemos uma experiência única. Pegamos um trem para Pádua, e celebramos a Solenidade de Pentencostes com a Missa na Basílica de Santo Antônio. Vendo a Igreja lotada, experimentamos bem o que dizia a Palavra de Deus na 1ª Leitura: éramos muitos povos ali presentes, de diferentes línguas e raças, mas o Espírito Santo nos unia. Era, sem dúvida, a festa da internacionalidade da Igreja, mostrando-se, concretamente, Católica (universal).

Ao meditar no Evangelho durante a homilia, o padre que presidia a celebração usou uma imagem bem familiar. Comparou que, em Pentencostes, é como se Jesus apresentasse ao seu Pai, pelo Espírito Santo, a sua esposa, a Igreja, desposada pela encarnação e pela Cruz. O Espírito faz com que o Pai a ame – apesar de seus defeitos – por amor ao Filho. E comparou ainda que, da mesma forma, a Igreja é re-avivada pelo matrimônio cristão.

Santo Antônio, grande promotor da família! Considerado o “santo casamenteiro”, porque defendia o direito das jovens pobres poderem se casar, mesmo não tendo como pagar o dote (prática socialmente exigida em sua época). Rogamos a intercessão de Santo Antônio por todos os namorados, para que descubram, juntos, o que é verdadeiramente amar. Rezamos por todas as pessoas que tem o nome de “Antônio”: amigos, nosso pároco, e, em especial, nosso bispo, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, que em breve estará aqui conosco para o EMF. Rezamos por todas as famílias, pela vinda do Santo Papa ao Encontro Mundial... enfim, por todas as intenções que nos foram recomendadas... Estamos fisicamente longe, mas unidos a todos aí no Rio em oração.

Renovamos o convite para que você continue acompanhando o nosso blog, e caminhando conosco nesta peregrinação.

Ronaldo e Tatiana
Setor Pré-Matrimonial

sábado, 26 de maio de 2012

CIAO, FAMIGLIA!


Acompanhe-nos neste momento tão forte de fé e unidade! Já chegamos a Milão e te convidamos a peregrinar conosco, em preparação para o VII Encontro Mundial das Famílias com o Papa Bento XVI, que acontecerá da 30 de maio a 03 de junho.


Começamos conhecendo o Duomo, ou seja, a Catedral de Milão, belíssima em sua arquitetura e arte e já pronta para receber eventos paralelos durante o EMF. E por falar em eventos paralelos, visitamos a exposição de fotos de família, homenageando diversas raças e países que coloria a Via Dante, caminho que termina na Praça Garibaldi e no Castello Sforzesco.

Nossos queridos amigos, Sérgio e Adele, nos acompanham nesta viagem e, com eles, vivemos um momento “bem família” quando nos encontramos com a prima de Adele, Maria Antonieta e seu esposo Giuseppe, que moram em Milão. Partilhamos a vida e a refeição!

Mais do que manter-se informado esperamos que seu coração pulse com o coração da Igreja e das famílias do mundo inteiro. Vamos nos unir em preparação!

Ronaldo e Tatiana
Setor Pré-Matrimonial

sexta-feira, 25 de maio de 2012

EMBARQUE COM A GENTE!


Já estamos rumo a Milão para o VII Encontro Mundial do Papar Bento XVI com as famílias. E vocês vão com a gente!! Saímos do Rio com o compromisso e a missão de trazer até vocês todas as experiências do EMF. Embarque com a gente nesta viagem de cultura e fé!
Ronaldo e Tatiana
Assessores do Setor Pré-Matirmonial

quarta-feira, 23 de maio de 2012

MANUAL DO PEREGRINO

São mais de 60 eventos culturais presentes em Milão na semana do VII Encontro Mundial das Famílias

Um "Guia da Família" para orientar-se na cidade, seguir momentos com o Papa e estar informado sobre os eventos culturais programados em Milão nos dias do VII Encontro Mundial da Família. Promovido e produzido pela Fundação Milão Famílias 2012, o "Guia da Família" faz parte do "kit" distribuído aos peregrinos que se inscreveram no EMF.
Impresso em três idiomas, inglês, italiano e espanhol, o livreto será distribuído gratuitamente também no Mico, o Centro de Convenções de Milão, onde a partir do 29 de maio estão programados a Feira Internacional da Família, o Congresso Internacional Teológico-Pastoral e o Congresso dos jovens. O guia é um instrumento útil, pois traz informações culturais e logísticas para se deslocar na cidade e conhecer a Diocese de Milão. Junto com alguns itinerários artísticos concebidos especificamente para os peregrinos, o guia apresenta mais de 60 iniciativas que incluem exposições, concertos, momentos dedicados para as crianças e encontros culturais.
O livro começa com a carta oficial do Santo Padre dedicada ao VII Encontro Mundial, uma saudação do Arcebispo de Milão Ângelo Scola, a apresentação de Mons. Erminio De Scalzi, Presidente da Fundação Famílias 2012, e o texto do hino oficial. Encontram-se no guia os números do encontro e uma breve história dos cônjuges proclamados santos e beatos pela Igreja.
Entre os eventos relatados existe uma forte ligação com o Encontro Mundial das Famílias a exposição "A vida e a mensagem de Santa Gianna Beretta Molla" programado para o Espaço Oberdan, de 28 de maio a 3 de Junho. Promovida pela Associação "Amigos da Santa Gianna Beretta Molla", a exposição conta através de uma série de imagens a vida e a mensagem da Santa que este ano completa 90 anos do nascimento e 50 anos de morte.
Inaugurou-se a exposição em 15 de maio, promovida pela Região da Lombardia, "A vida compartilhada. Os gestos da família nas imagens da arte” na Galeria Gruppo Credito Valtellinese – Refettorio delle Stelline (c.so Magenta 59). Além de 60 obras de artistas como Pietro Lorenzetti, Moretto, Guido Reni, Sironi, Rouault, Picasso, Pirandello, Morbelli, Pistoletto e outros prestam homenagem à família.
Terça-feira, 29 de maio, às 19h o Duomo de Milão vai acolher o concerto "Música e palavra para as famílias: Jesus aos doze anos": uma noite de meditações em música sobre textos de Dom Claudio Burgio com o coro de meninos da Capela Musical do Duomo. Na mesma noite o Teatro Dos Arcimboldi tem em cartaz “A família do Jazz” com Enrico Intra que lidera o conjunto de 60 professores e alunos dos cursos cívicos de jazz. No Teatro Pime às 21h está em cena o espetáculo "A História de Rute" que se encaixa na exposição "Os Teatros do Sagrado".
Quarta-feira 30 o Teatro da Oficina hospeda o espetáculo do aniversário de 20 anos da morte do Pe. David Maria Turoldo enquanto que no Claustro da Igreja de Santa Maria delle Grazie inaugura-se a exposição de pintura "A família, o trabalho e a festa" com os trabalhos da Escola dos artesãos da Academia de Brera. O Museu Nacional da Ciência e da Tecnologia dará redução do ingresso ao museu para os participantes do VII Encontro Mundial das Famílias que forem à bilheteria com o ingresso do evento.
De quinta-feira, 31 de maio, ao 2 de junho as Galerias da Itália da Piazza Scala apresentam “Il pacoscenico dell’arte. Le opere prendono vita” (O palco da arte. As obras ganham vida"), trilhas para as famílias descobrirem as pinturas da Galeria.
Sexta-feira, 1 de Junho, será a abertura da exposição no Palazzo Reale e na Igreja de San Gottardo, "Close to Me", esculturas e instalações sonoras da artista contemporânea Susan Philipsz. E ainda o Museu da Fotografia Contemporânea de Cinisello Balsamo, de 1 de Junho a 7 de Outubro, apresenta a exposição "Beat Streuli. As imagens em movimento." Domingo, 3 de junho às 17h30 a Igreja de Sant'Alessando de Milão acolhe o concerto, de entrada livre, "Cantibus organis", uma noite de resenha dedicada à música de órgão pela Associação Cultural “La Cappella Musicale”. Reservados para os detentores do "Guia da família", os “Percursos do peregrino entre Naviglio, fé e cultura”: num barco no canal até Mesero, casa de Gianna Beretta Molla e de ônibus até a Abadia de Morimondo.

(Fonte: www.ZENIT.org)

terça-feira, 22 de maio de 2012

Preparativos para o EMF


A Pastoral Familiar do Rio de Janeiro está a todo vapor nos preparativos para VII Encontro Mundial das Famílias. Na mala não pode faltar material para divulgar o Rio de Janeiro e o Brasil, é claro! Fiquem ligados de 30/05 a 03/06 com muitas notícias!!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Contagem Regressiva!

Falta pouco... está chegando a hora do VII ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS com o Papa Bento XVI que acontecerá em Milão, Itália, dos dias 31 de maio a 03 de junho. A Pastoral Familiar do Rio de Janeiro estará presente e trará até você, sua família e sua comunidade todas as boas experiências a serem trabalhadas lá, dentro do tema proposto: “A Família, o trabalho e a festa.”. Fique por dentro da programação:
De 30 de maio a 01 de junho
Congresso Internacional Teológico-Pastoral
Acontecerá no Centro de Convenções de Milão. Serão três dias de debates, palestras, mesas-redondas e workshops, com experiências de 27 países. Paralelamente ao Congresso, acontecerá também um encontro voltado para crianças e jovens, divididos em grupos por faixa etária, dentro do mesmo tema do EMF. Além disso, um outro pavilhão do Centro de Convenções abrigará a Feira da Família, com estandes de associações e instituições que trabalham pela valorização da família, em diversas partes do mundo. Lá haverá, ainda, um espaço só para venda de livros, voltados para a família.

01 de junho
Adoração Eucarística
Na noite de sexta-feira, todas as Paróquias de Milão e cidades vizinhas promoverão uma Hora Santa pelas famílias.

02 de junho
Festa dos Testemunhos
O Aeroporto de Bresso será o placo desta linda festa com a presença do Papa Bento XVI e depoimentos, músicas e orações de todos os cantos do mundo. Uma grande confraternização das famílias!

03 junho
Missa Solene presidida pelo Santo Padre, seguida da recitação do Ângelus. Ao final da celebração, o papa anunciará a data e a sede do próximo Encontro Mundial.

Acompanhe todas as notícias, diretamente de Milão, pelo nosso blog da Pastoral Familiar do Rio!

sábado, 19 de maio de 2012

Se você não vai a Milão...

... Milão vem até você!
Milão, na Itália, foi a diocese escolhida para sediar o VII Encontro Mundial do Papa com as famílias (EMF). A Pastoral Familiar da Arquidiocese do Rio de Janeiro estará representada e partilhará todas as experiências de fé que este encontro tão rico porporcionará, entre os dias 30 de maio e 03 de junho.
Mas todos nós que, somos família e que lutamos para preservar a sacralidade da família, podemos e devemos estar unidos em oração. E, sem dúvida, nossa fortaleza virá da nossa intimidade com a presença eucarística de nosso Senhor Jesus Cristo.
Por isso, em preparação para a Solenidade de Corpus Christi e em intercessão pelo VII EMF, todos estão convocados para a Hora Santa da Família, que ocorrerá no Santuário Perpétudo de Adoração Eucarística: Igreja de Sant'Ana, na Praça Onze. A Hora Santa será no dia 31 de maio (quinta-feira), a partir das 20h. Você que ama sua família, você que participa da Pastoral Familiar, Encontro de Casais com Cristo (ECC), Aliança de Casais com Cristo (ACC), Encontro Matrimonial Mundial (EMM), Equipes de Nossa Senhora, Movimento Familiar Cristão (MFC), Institutos Pró-Família e Pró-Vida, Secretaria das Famílias da Renovação Carismática, Movimento pelas Famílias dos Focolares, enfim... você que se doa pela união e santificação das famílias deve comparecer! A sociedade precisa ser sustentada pela força da nossa oração, pois sabemos que "O futuro da humanidade passa pela família!" (Papa João Paulo II)
Compareça, vista a camisa do seu movimento ou comunidade, traga sua família, sua equipe. Vamos sentir juntos um pouco do "gostinho" do VII EMF. Anote aí e divulgue:

HORA SANTA DA FAMÍLIA
QUI 31 DE MAIO
A PARTIR DAS 20
IGREJA DE SANT'ANA
(Praça Onze)

quarta-feira, 16 de maio de 2012

DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA

Celebramos, no dia 15 de maio, o DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA. Para marcar esta data, relembramos o preocupação (e a ação) da Igreja, como porta-voz do Cristo, que nasceu e viveu em família. Estamos na reta final de preparação para o VII Encontro Mundial do Papa com as Famílias. Conheça um breve retrospecto:

Encontro Mundial das Famílias com o Santo Padre o Papa João Paulo em Roma - 08 e 09 de outubro de 1994 - Ano Internacional da Família ano em que foi escrita a CARTA DO PAPA JOÃO PAULO II ÀS FAMÍLIAS
Rio de Janeiro - Brasil - 04 e 05/10/1997- " A Família: dom e compromisso, esperança da humanidade"
Roma - Itália - 14 e 15/10/2000 - Jubileu das Famílias - "Os filhos, primavera da família e da sociedade"
Manila - Filipinas - 25 e 26/01/2003 - "A Família Cristã, Boa Nova para o Terceiro Milênio”
Valência - Espanha - 08 e 09/07/2006 - "Família! Viva e transmita a fé!"
México - México - 16 a 18/01/2009 - "A família, formadora nos valores humanos e cristãos"
Milão - Itália - 30/05 a 03/06/2012 - "A família: o trabalho e a festa"

A Pastoral Familiar do Rio de Janeiro estará presente no 7º Encontro Mundial das Famílias, em Milão, e direto de lá, procurará transmitir a todas as famílias cariocas o carinho do Papa, toda formação e espiritualidade do Encontro através do blog. Rezem por nós e fiquem conectados!

domingo, 13 de maio de 2012

FELIZ DIA DAS MÃES!

ORAÇÃO DAS MÃES
Senhor, fazei que eu me lembre mais das minhas responsabilidades do que dos meus privilégios. Que eu saiba amar meus filhos sem intenção alguma de possuí-los.
Que eu conquiste o respeito dos meus filhos em lugar de exigi-lo. Que eu seja compassiva e compreensiva ante os defeitos deles, sendo forte também em corrigi-los, não tendo nunca amor de "vista grossa" o triste falso amor que sabe apenas fazer todas as vontades das crianças.
Que eu tente projetar no coração de meus filhos a vossa imagem de Pai e que a minha imagem de mãe seja um reflexo de vossa imagem de Pai.
Que eu os faça crescer, estes meus filhos, bem mais por dentro do que por fora. Que eu saiba dialogar bem mais do que ensinar. Que a fertilidade do meu ventre não seja maior que a sublime fecundidade da minha alma de mãe. E que esta alma de mãe seja uma cópia do vosso grande coração de Pai.
Amém.

A Pastoral Familiar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro deseja às mamães as bênçãos de Deus, pela intercessão de Maria, nossa Mãe e Rainha. Parabéns a todas pelo seu dia!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Aparecida, eu fui! (2)


Recebemos fotos lindas, registrando a presença do Regional Leste 1, na IV Peregrinação Nacional das Famílias ã Casa da Mãe Aparecida. O evento aconteceu nos dias 28 de abril, com o Simpósio da Família, e dia 29, com as missas em ação de graça pelas famílias.

As fotos nos foram enviadas pelo casal coordenador regional da Pastoral Familiar, José e Natividade, e o casal secretário, Telma e Iracy (que são da nossa arquidiocese). Momentos marcantes de amor e de fé!


Você, sua família e sua comunidade também podem mostrar pra todo mundo sua luta em defesa da vida e da família. Se você esteve na Peregrinação e registrou com fotos, envie-nos seu material para o e-mail: pastoralfrj@gmail.com. É a nossa campanha: “Aparecida, eu fui!”. Participe e revele ao mundo que você é um defensor da família!



quarta-feira, 9 de maio de 2012

Aconselhamento para os jovens


O Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar está aproveitando a grande concentração de jovens nas Vígílias dos Jovens Adoradores que acontecem toda segunda sexta-feira do mês, na Igreja de Santana, para cumprir seu papel de evangelizar. Estas vigílias acontecerão até a época da Jornada Mundial da Juventude e tem como objetivo interceder por este que será o maior evento que o Rio de Janeiro já viu!
Durante toda noite e madrugada, um equipe está na varanda do Santuário no "Espaço Palavra Amiga". Ali ficamos à disposição para ouvir os jovens, aconselhar, orar por eles, trocar idéias, compartilhar esperanças... E como os jovens de hoje precisam de alguém que os escute com atenção e interesse e lhes dê uma palavra inspirada pelo Espírito Santo!
Entretanto, precisamos de mais discípulos missionários dispostos a contribuir para a formação cristã das novas gerações. Junte-se a nós!
A próxima vigília será nesta sexta, dia 11 de maio, começando às 22h com a Santa Missa, e logo em seguida, até às 06h, a equipe ficará no serviço de aconselhamento. A Igreja de Sant'Ana, fica na Praça Dom Sebastião Leme (transversal à Avenida Presidente Vargas, na altura da Central do Brasil).
Sua colaboração será muito bem-vinda!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Aparecida, eu fui! (1)

Vejam só as lindas fotos do grupo da Paróquia Santa Cecília (Vicariato Leopoldina), marcando presença na 4ª Peregrinação Nacional das Famílias à Aparecida do Norte. Um exemplo de amor pelas famílias, unidade e fé! E você? Sua família? Sua comunidade? Também estiveram lá em Aparecida? Mande suas fotos para nós! Apareça aqui em nosso blog e mostra que você também defende a beleza e a sacralidade da vida e da família! O nosso e-mail é pastoralfrj@gmail.com. Campanha: “Aparecida, eu fui!”. Participe!





domingo, 6 de maio de 2012

FORMAÇÃO NO VICARIATO OESTE

A 7ª Forania do Vicariato promoveu para seus agentes um dia de formação sobre a Pastoral Familiar, no domingo 06 de maio. O evento foi realizado na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, e começou com a Santa Missa. Logo em seguida, os mais de sessenta participantes, foram para um delicioso café da manhã.

A abertura do encontro foi feita com as boas-vindas do pároco, dos casais coordenadores da forania e do Vicariato. Seguindo a programação, o primeiro tema -- “O Setor pré-Matrimonial” -- foi apresentado pelos assessores arquidiocesanos, Ronaldo e Tatiana, seguidos de Chiquinho e Alda, também assessores arquidiocesanos, que palestraram sobre o “Setor Casos Especiais”.

Após o almoço, foi a vez do casal Pedro e Sandra, de Sepetiba, apresentarem “Os novos rumos da Pastoral Familiar” e, fechando o encontro, o casal de assessores, Telma e Iracy, falou sobre o “Setor Pós-Matrimonial”. Era clara a satisfação de todos os agentes das diversas comunidades ali representadas, assim, como sua vontade de aprender sempre mais para aprimorarem seu fazer pastoral.

Gostou desta iniciativa simples e eficaz?! Que tal repeti-la em sua forania ou vicariato?!

sábado, 5 de maio de 2012

Estágio na Pastoral Familiar


Começou neste sábado, dia 05 maio, mais um grupo a fazer estágio de dois meses na Pastoral Familiar. São seis seminaristas da Filosofia 1 do Seminário São José: Fernando, Jacson, Marcio, Pedro, Thiago e Walace. Eles foram recebidos com um acolhimento caprichado pelo Vicariato Urbano. Os coordenadores vicariais, Luiz e Glória, com toda a Comunidade da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e outras comunidades receberam os jovens vocacionados para uma tarde muito agradável. Eles aprenderam o que é a Pastoral Familiar, como está organizada, qual é o seu campo de atuação, e receberam a programação completa do estágio.

A Pastoral Familiar dá as boas-vindas aos seminaristas e deseja poder colaborar ao máximo na sua formação pastoral. E desde já agradecemos a todas as comunidades que os receberão de braços abertos.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Nossa Senhora Aparecida, rogai pelas famílias!

A IV Peregrinação Nacional das Famílias à Aparecida do Norte, a Casa da nossa padroeira, começou no sábado, dia 28 de abril, com o II Simpósio Nacional das Famílias. O tema deste ano foi escolhido para estar em unidade com o VII Encontro Mundial do Papa com as Famílias, em Milão: “A Família, o Trabalho e a Festa”. Os trabalhos foram abertos com as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida e de Santa Gianna Beretta Molla, defensora da vida e da família, celebrada no próprio dia 28. 
O Programa Nacional “Caixa de Ferramentas” que estava acontecendo concomitantemtente ao Simpósio era voltado para os filhos, já em harmonia com a preparação para a Jornada Mundial da Juventude, Rio 2013. Os jovens estavam reunidos no subsolo do Centro de Eventos refletindo sobre a questão do trabalho e da festa, mesmo tema do Simpósio das Famílias, mas com uma abordagem mais adequada à sua faixa etária. 
A parte da manhã do II Simpósio foi dedicada à relação da família com o mundo do TRABALHO. Na primeira conferência, o economista Márcio Pochmann apresentou um panorama histórico da estrutura familiar, suas mudanças e maiores desafios atuais. Na parte da tarde, Padre Zezinho trabalhou a relação da família com a FESTA, como a família cristã pode descobrir o prazer no dever cumprido. Além das conferências principais, vários bispos presentes dirigiram palavras de incentivo pastoral às famílias presentes, e houve grandes oportunidades de confraternização, com muita música e oração. 
O Simpósio encerrou-se à noitinha com a Santa Missa na Basílica, seguida da procissão luminosa até a Basílica Velha, com a recitação do santo terço mariano. Momentos emocionantes de se ver a família reunida. 
No domingo, dia 29 de abril, todas as Missas foram em intenção à união e santificação das famílias. Diversas comunidades do Rio de Janeiro estavam presentes e também o grupo de seminaristas do Seminário Arquidiocesano São José que fizeram, nos dois últimos meses, seu estágio com a Pastoral Familiar. Agradecemos a todos os que, com seu trabalho, possibilitaram esta linda festa das famílias na casa da mãe Aparecida! E esperamos ainda mais para o próximo ano! 
Nosso informativo “Em Família” do mês de maio já está disponível na barra lateral para download. Além de informação e formação ele traz também um ENCARTE ESPECIAL só sobre a IV Peregrinação Nacional: curta e compartilhe! 
As fotos dos momentos mais marcantes da IV Peregrinação Nacional das Famílias estão na nossa galeria de fotos na parte final do blog. 
E se você também participou deste momento marcante da família cristã, envie seus dados e suas fotos da Peregrinação para o nosso e-mail: pastoralfrj@gmail.com e apareça aqui com sua família e comunidade. “Aparecida, eu fui!”: participe! 
Nossa Senhora Aparecida, rogai pelas famílias!