sexta-feira, 30 de novembro de 2012

52ª FEIRA DA PROVIDÊNCIA


O Banco da Providência organiza a Feira da Providência há 52 anos e tem neste evento sua maior fonte de captação de recursos, por meio de patrocínios empresariais, venda de espaços e bilheteria.
A Feira da Providência oferece ao visitante diversas opções de entretenimento. Serão cinco dias de muita diversão e lazer. Atração garantida para toda família, com expositores e shows de diversas partes do Brasil e do mundo! E, com suas compras, você ainda estará ajudando a manter todas as obras sociais do Banco da Providência do Rio de Janeiro.
A feira acontecerá entre os dias 05 e 09 de dezembro, nos Pavilhões 2 e 3 do Riocentro, em Jacarepaguá, das 12h às 23h. A entrada custa R$ 14,00 (inteira), R$ 7,00 (meia - idosos, portadores de necessidades especiais e estudante pagam meia mediante apresentação de documento na bilheteria do evento) e crianças até 1m de altura não pagam.


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Encontro para casais com dificuldades para engravidar

 
O Diácono Melquisedec, da Paróquia São Rafael Arcanjo, convida a todos para um encontro de oração destinado a casais que estão encontrando dificuldades para engravidar. Não importam as razões, mas se você passa ou conhece algum casal que encontra-se passando por esta dificuldade, multiplique este convite.
Frisamos apenas que não há necessidade de inscrição, pagamento ou qualquer outro requisito. Basta chegar neste domingo, dia 02/12 às 14:30hs na Paróquia São Rafael Arcanjo em Vista Alegre situada à Rua Paratinga s/n. e participar do encontro.
Evidente que em caso de apenas um dos cônjuges possuir condições de comparecer, não há  impedimento algum. Compareça.
Sendo possível, estenda essa divulgação nas redes sociais que você participa, talvez um único casal esteja a espera de um momento como este, seja canal da Graça de Deus.

domingo, 25 de novembro de 2012

VIGÍLIA PELA VIDA NASCENTE

O Papa Bento XVI convida a todas as famílias e comunidades a se unirem em oração, na véspera do 1o domingo do Advento, no que o Santo Padre carinhosamente chamou de "VIGÍLIA PELA VIDA NASCENTE". Vamos mobilizar-nos neste intenção. O subsídio Hora da Vida pode ser usado com base ou outras formas de oração podem ser criativa e epontaneamente feitas. Segue a proposta escrita por Padre Rafael Fornasier, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar em nível nacional. 

A todos que compreendem o valor da Vida Humana.
No ano de 2010, para as vésperas do 1º Domingo do Advento, o Papa Bento XVI propôs uma “Vigília pela Vida Nascente” à toda Igreja católica. Esta proposta foi acolhida por várias dioceses e paróquias no Brasil. Este ano, por sugestão de algumas dioceses, paróquias e comissões de defesa de vida, gostaríamos de retomar a proposta, sugerindo a todos e em todo o nosso país, construir esse momento, multiplicando essa nossa sugestão através do repasse, objetivando a realização de um ato em favor da vida.
No site da CNBB, na parte da Comissão Vida e Família, encontram-se a carta de motivação enviada pelos presidentes da Congregação do Culto Divino e do Pontifício Conselho para a Família, bem como um roteiro para preparar uma vigília, além de sugestões de cantos.
O Papa havia também falado da possibilidade de se realizar uma adoração ao Santíssimo Sacramento. Podemos estender essa possibilidade a orações por “uma cultura de vida e de amor”, dentro do contexto litúrgico do Advento, na celebração eucarística, cuja intenção seja a acolhida da vida, sua proteção e sua promoção, em todas as fases.
Nesta ocasião, é oportuno lembrar que a coleta de assinatura para o Estatuto do Nascituro continua sendo feita no site da Pastoral Familiar. O projeto de lei do Estatuto do Nascituro se encontra agora na Comissão de Finanças e Tributação. É de suma importância que haja favorável manifestação popular junto aos deputados desta Comissão:
Para concluir, sugerimos também orações pela proteção da vida em nossas grandes cidades, perturbadas pela violência, e para que a paz seja possível e presente nos países em guerra.
Fraternalmente!

Pe. Rafael Fornasier
Assessor para a Vida – CEPVF/CNPF

E mais formação...



Final de ano é tempo só de confraternização, certo?! Que nada! Tem mais comunidade aproveitando este tempo para avaliar o ano que passou, estudar, planejar, definir novas metas e projetos e também se confraternizarem, reforçando os laços de amizade que nos unem.
Foi assim na Paróquia Divino Salvador que tirou o domingo, dia 25 de novembro, para um dia de formação com os agentes do Setor Pré-Matrimonial. Boa iniciativa para fortalecimento pastoral que pode ser levada a todas as comunidades.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ERRATA NO NOSSO CALENDÁRIO

Queridos amigos da Pastoral familiar a Movimentos Familiares,
graças a uma internauta bem atenta, pedimos que vocês corrijam uma data muito importante no calendário que está à disposição para download no nosso blog; a Peregrinação Nacional das Famílias à Aparecida será no dia 26/05.
Agradecemos também se puderem nos ajudar no "boca a boca" para que todos fiquem cientes da data correta, e, em breve, colocaremos uma versão do calendário corrigida.
A peregrinação ficou marcada sempre para o último final de semana de maio (excepcionalmente neste ano foi em abril por causa do Encontro Mundial das Famílias).
Que a Sagrada Família continue abençoando a todos nós, e nos concedendo força para continuarmos nossa missão de evangelizar as famílias!

Projeto SOS Família dá capacitação profissional

Um bom exemplo a ser seguido
O projeto SOS Família ofereceu curso de manicure e pedicure para mais de 40 pessoas. A formatura dos alunos aconteceu no dia 29 de outubro. O curso durou três meses – de agosto a outubro – e atingiu comunidades carentes dos bairros Santa Luzia e São Francisco, desde pré-adolescentes até idosos. O SOS Família faz parte da Ação Redentorista de Integração Social (ARIS) e fica sediado em Aparecida (SP).
Formandas mostram orgulho em concluir curso no SOS Família
Segundo a coordenadora geral do SOS Família em Aparecida, a assistente social Maria Helena de Abreu Souza, o objetivo primário do projeto não foi a inserção no mercado de trabalho. “A intenção foi a de mostrar aos alunos que eles são capazes de começar algo que irá dar certo”, explica. A assistente social Cleuzimar Silva foi a responsável pelo curso de manicure e pedicure: “Marcamos encontros também nas casas dos participantes, o que facilitou a participação, pois a composição das famílias costuma contar com muitos filhos, o que dificulta a locomoção das mães, por exemplo”, ressalta.
Patrícia Coelho foi uma das alunas beneficiadas pelo curso. “Adorei participar da oficina. Foi uma nova experiência. Agora, eu posso fazer unha “para fora”, como atividade de trabalho”, conta, entusiasmada. Ela afirma que sua autoestima aumentou consideravelmente após a oficina.
O curso teve um impacto muito positivo no grupo. É o que avalia a psicóloga Natália Silveira. “Quando você trabalha com a estética, tudo melhora. A pessoa se acha mais bonita, mais capaz, se sente mais forte. E pessoas carentes tem mais dificuldade com isso”, observa.

(Fonte: Jornal Santuário)

terça-feira, 20 de novembro de 2012

CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO

Já está disponível para download, na barra lateral do nosso blog, o CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR 2013.
Se você recebeu o calendário no dia do nosso Congresso Arquidiocesano, basta acrescentar as datas do Curso para Agentes do Pré-Matrimonial, que já foram incluídas no mês de setembro.
Dom Antonio Augusto está estudando a possibilidade de proporcionar mais momentos de formação voltada para as famílias para vivermos mais intensamente o Ano da Fé. Rezemos para que se concretizem, e assim, que tivermos novidades, vocês ficarão sabendo pelo nosso blog e pelo nosso Informativo virtual “Em Família”.
Valem algumas observações importantes:
- As coordenações vicariais e forâneas já estão se articulando para fazerem a sua programação com base no calendário arquidiocesano.
- Todas as atividades que venham de instâncias superiores têm PRIORIDADE sobre as demais. Assim sendo, a paróquia não pode agendar um evento seu para uma data em que já está prevista uma atividade em nível nacional, arquidiocesano, vicarial ou forâneo. Vivamos a unidade!
- Por causa do evento mundial que nossa cidade sediará em 2013 – a Jornada Mundial da Juventude – todas as outras datas estão subordinadas aos seus eventos preparatórios. Portanto, mudanças podem acontecer durante todo primeiro semestre em função deles.
Mas nós também precisamos da sua ajuda e colaboração em outro sentido: assim que o SEU CALENDÁRIO PAROQUIAL estiver pronto, envie-o para nós pelo e-mail: pastoralfrj@gmail.com. Ele será muito útil para que a comissão arquidiocesana tenha ciência do movimento da Pastoral Familiar nas comunidades, para montarmos a programação de estágio dos seminaristas, para divulgarmos os principais eventos no blog e no Facebook, e para podermos fornecer as devidas informações sempre nos pedem (datas de EPVM, Encontros de casais em segunda união, etc.). Essa solicitação vale para também para os COORDENADORES VICARIAIS e para as coordenações arquidiocesanas dos MOVIMENTOS FAMILIARES: ECC (Encontro de Casais com Cristo), ACC (Aliança de Casais com Cristo), EMM (Encontro Matrimonial Mundial), ENS (Equipes de Nossa Senhora), etc... Contamos com o envio destas informações.

domingo, 18 de novembro de 2012

36ª ASSEMBLEIA NACIONAL DA PASTORAL


Aconteceu em São Paulo, dos dias 09 a 14 de novembro a 36ª ASSEMBLEIA NACIONAL DA PASTORAL FAMILIAR E O ENCONTRO DE BISPOS REFERENCIAS E ASSESSORES ECLESIÁSTICOS.


As reflexões da Assembleia giraram em torno das luzes e das sombras sob as quais se encontram a família de hoje. A família é uma responsabilidade que brota da própria natureza. Ela é verdadeiramente santuário de vida, por isso, o papel da família é determinantemente insubstituível na construção da cultura de qualquer sociedade.
Luzes e sombras sobre a vida e a família
Observando luzes:
Observamos, no contexto social e cultural atual, sinais de crescimento da justiça, da redistribuição da riqueza e diminuição da pobreza, sinais de maior acesso a alimentos e a bens de consumo, preocupação ecológica, acesso á educação e outros (cf. IBGE, 2010). Estes fatos, que muito nos alegram, são de tal maneira objeto de divulgação e de propaganda que nos parece desnecessário descrevê-los de maneira pormenorizada.

Observando sombras:
Simultaneamente, observamos sinais que indicam graves carências e problemas como consequência da afirmação e propagação da busca do próprio interesse e do bem individual, mesmo com sacrifício de outros. Vejamos algumas situações na realidade brasileira:
Observamos que o Evangelho raramente serve para orientar a vida das pessoas e das famílias brasileiras, mesmo quando são católicas, nem mesmo nas decisões econômicas, políticas e administrativas. Isto impede que as pessoas encontrem a felicidade fazendo dom de si para o bem do outro, mesmo com sacrifício próprio. Observamos que cresce a tendência contrária, isto é, o privilégio dado ao interesse individual mesmo com sacrifício dos outros.
Precisamos envidar cada ver mais esforços pastorais para lançar luz sobre as trevas em que tristemente se encontram tantas famílias...
(Enviado por José e Natividade, casal coordenador da Pastoral Familiar do Regional Leste 1)


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Vamos nos unir em orações!

Peçamos, em oração, o Espírito Santo sobre todos os participantes da 36ª Assembleia Nacional da Pastoral Familiar, que está acontecendo em São Paulo. Reunidas, as lideranças de todo o Brasil estão refletindo juntas, e elaborando o planejamento para o ano de 2013. Estejamos unidos a eles para o êxito da nossa ação pastoral pela união e santificação das famílias.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

FORMAÇÃO NAS PARÓQUIAS


Dá gosto de ver as paróquias que promovem iniciativas de formação para a sua comunidade! Trazemos aqui dois exemplos.

Em outubro, a Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Provdência, da Taquara (Vicariato Jacarepaguá), realizou uma noite de sensibilização sobre o trabalho da Pastoral Familiar. Foram convidados agentes de movimentos ligados à família e outros movimentos e pastorais essencias para uma parceria em prol das famílias: Iniciação Cristã, Pastoral do Batismo, etc.

Além de agentes da própria Paróquia um casal visitante da vizinha Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santo Antônio de Lisboa também esteve presente para aproveitar a oportunidade de formação. O casal de assessores arquidiocesanos refletiu sobre a situação da família nos dias de hoje e esclareceu sobre o que a Pastoral Familiar pode fazer para ajudar a criar a união e santificação das famílias.

E agora em novembro, foi a vez da Paróquia Bom Jesus, da Penha (Vicariato Leopoldina), promover duas noites de formação. Na primeira os assessores arquidiocesanos esclareceram o que é, de fato, a Pastoral Familiar, e como ela deve atuar na perspectiva da Pastoral de Conjunto. Aprenderam também sobr eo funcionamento do Setor Pré-Matrimonial.

E, na próxima semana, os agentes poderão aprofundar o campo de atuação dos setores Pós-Matrimonial e Casos Especiais. Além de agentes da Pastoral Familiar da própria Paróquia, também estiveram presentes agentes da Paróquia Santa Cecília, de Brás de Pina e Jesus Sacramentado, de Vila da Penha.

Sempre é tempo de nos capacitarmos para a obra do Senhor!

domingo, 11 de novembro de 2012

Intercessão pela JMJ



Aconteceu na última sexta-feira, dia 09 de novembro, a vigília em intercessão à JMJ na Igreja de Sant’Ana. Desta vez, a santa missa que abre a noite e o primeiro momento de adoração ao Santíssimo foram presididos pelo Padre Reginaldo Manzotti: todos unidos em oração pela juventude e por toda a estrutura da JMJ por toda noite.
A Pastoral Familiar esteve presente mais uma vez, oferecendo o serviço de escuta e acolhida “Espaço Palavra Amiga”. Durante toda a vigília, Ronaldo e Tatiana, assessores arquidiocesanos e Xandra, agente de Pastoral Familiar da Paróquia Santa Cecília de Brás de Pina, ficaram atendendo os que passavam pela nossa tenda precisando de aconselhamento.
A próxima vigília em intercessão pela JMJ já está marcada para o dia 14 de dezembro, pois é sempre na segunda sexta-feira do mês, das 22h às 06h. Você é convidado!


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Feliz aniversário!

 
Comemoramos nesta semana o aniversário natalício de nosso bispo animador Dom Antonio Augusto Dias Duarte. Na reunião da Comissão Arquidiocesana, ele foi homenageado com grande alegria! A Pastoral Familiar do Rio de Janeiro deseja toda felicidade e bênção oa noss pai e pastor! Parabéns!

 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

QUER PLANEJAR SUA FAMÍLIA?


Se você quer saber como planejar sua família de modo natural e também... sobrenatural, sem qualquer agressão ao seu corpo ou ao seu relacionamento conjugal, e em conformidade com a moral cristã, ligue-se neste convite! O Instituto Pró-Família oferecerá em nossa Arquidiocese o curso de Planejamento Familiar e Paternidade e Maternidade Responsáveis. Aproveite a última oportunidade deste ano de 2012, que será neste sábado, dia 10/11.
Ele é voltado para casais e/ ou agentes de pastoral que desejam conhecer a fundamentação do planejamento natural da família e aprender a utilizar o Método de Ovulação Billings, bem como outros recursos nesta área.
Em ano de Campanha da Fraternidade tratando sobre a saúde nada melhor do que você, casal cristão, tomar uma decisão inteligente, deixando de lado a mentalidade anticoncepcional que faz parte da "cultura de morte" em meio a qual nos encontramos, e abrindo-se de forma responsável ao dom precioso da vida!
O curso acontecerá das 08h às 18h, no 2o andar do Edifício João Paulo II (R. Benjamin Constant, 23 - próximo à estação do metrô Glória). Sua inscrição pode ser feita na hora. Abrace esta idéia a ajude-nos na divulgação!
E para 2013, já teremos em breve aqui no nosso blog o calendário com as próximas oportunidades do curso para que você programe sua agenda... e sua família!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Dicas para 2013: Ano da JMJ


O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Dom Eduardo Pinheiro, está escrevendo, a cada mês, uma carta a todos os párocos do Brasil para incentivá-los na evangelização dos jovens, à luz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013. Você pode imprimi-las e levá-las pessoalmente até seu pároco e implementar as sugestões que julgarem mais importantes para a sua comunidade! Veja a seguir, mês a mês.

“O ano já está terminando! Ao olhar para trás: quantas coisas realizamos! Ao olhar para frente: quantas oportunidades se aproximam a favor da evangelização da juventude!
Nossas comunidades se dedicam neste tempo à avaliação de sua vida e missão e ao planejamento dos próximos passos. Neste contexto, queridos presbíteros, faço um apelo para que escolham o tema ‘juventude’ como destaque de sua ação pastoral paroquial em 2013. Deus está nos oferecendo muitas ocasiões para impulsionarmos a acolhida e o trabalho junto aos jovens. Nossa opção pela juventude precisa ecoar pelos meses afora, com ações concretas, como um forte sinal de acolhida à mensagem de Deus.
Não fiquemos felizes somente porque nossas portas ‘estão abertas’ para os jovens; precisamos nos questionar se há alguém nestas portas para recebê-los e, às vezes, até ‘chamá-los’! Eles estão ali: nas escadarias, em grupos, na praça, na calçada, nos jardins... nos tantos areópagos onde eles se sentem à vontade para falar, para manifestar seu jeito de ser, para se relacionar.
E com aqueles jovens que já se encontram ao nosso redor, observemos como eles estão se sentindo. ‘Portas abertas’ exigem ‘ouvidos abertos’. Portanto, observemos se eles, apesar de estarem ‘dentro’ de nossos ambientes, estão, realmente, dentro de nossos corações e são escutados em seus anseios, perguntas, realidade. Não nos acomodemos com missas repletas de jovens animados. Vamos ajudá-los a estarem ali de maneira consciente, livre, gratuita e produtiva.

Eis algumas perguntas para iluminar os momentos de avaliação e planejamento para 2013:
- Como conhecer melhor os jovens que estão dentro e os que estão fora de nossos ambientes?
- Quais espaços de participação deveriam ser mais fomentados aos nossos jovens?
- Como ajudar os jovens ‘evangelizados’ a serem ‘evangelizadores’ de outros jovens?
- O serviço catequético tem contribuído com a formação da consciência crítica dos jovens?
- Como dinamizar a CF do próximo ano? Que tal organizar uma equipe paroquial de jovens para dinamizar o texto-base da CF entre os demais jovens e adultos?
- Quais frutos a sua comunidade espera colher depois da JMJ Rio 2013? Que sementes plantar?

Deixemos a criatividade falar! Por que não, por exemplo...
... promover momentos celebrativos e oracionais ‘na medida dos jovens’?
... destacar um casal jovem para o empenho exclusivo da evangelização da juventude?
... verificar se a proposta formativa dos grupos e movimentos existentes está bem estruturada?
... fazer campanha para atrair adolescentes e jovens para os espaços já destinados a eles?
... criar novos grupos que sejam, ao mesmo tempo, atraentes, envolventes, profundos?
... visitar aqueles adolescentes e jovens que se afastaram da comunidade?
... promover encontro de jovens universitários?
... reunir aquelas pessoas capazes de interferir nas decisões municipais em favor das juventudes?

Em uma cultura com tantas atrações e ilusões, quais propostas inovadoras e consistentes precisam brotar do coração pulsante de nossas comunidades? 2013 nos espera... os jovens nos esperam em 2013... Deus nos espera em nossa capacidade de ousar em vista deles!
Que a sabedoria vinda do Espírito Santo encontre acolhida no seio de sua paróquia e a auxilie com projetos juvenis neste tempo de avaliação e planejamento. E que a Virgem Maria, interceda pela nossa gravidez diante do Novo que se aproxima.”

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB