segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

2013 em família!

 
Ainda vivendo as alegrias da Festa litúrgica da Sagrada Família, queremos desejar a todos um ano novo verdadeiramente abençoado.
Deus escolheu abraçar a humanidade através da família. Que em 2013 estejamos cada vez mais unidos no nosso trabalho em defesa da vida e da família!

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL!


Celebrar o Natal é mais do que encerrar o ano, torcar presentes ou tirar férias... Natal é comemorar o grande acontecimento Salvador: "A Palavra se fez carne e veio morar entre nós!" (Jo 1, 14). o Filho Único de Deus assume nossa natureza humana e vem nascer no seio de uma família. Ao tornar-se Ele um de nós, encontramos o caminho da salvação e recebemos incomparável dignidade.
Senhor Jesus,
a vossa presença é a nossa alegria.
Aceitai a hospitalidade do nosso coração
e vinde fazer morada conosco.
Abrimos os nossos lares
para que se tornem como o
lar da sua Sagrada Família!
Amém.
A Comissão Arquidiocesana de Pastoral Familiar do Rio de Janeiro deseja a todas as famílias um Santo Natal! 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Nossa Senhora do Parto


Dentro das celebrações próximas do Natal, a Igreja celebrou ontem, dia 18 de dezembro, o dia de Nossa Senhora do Parto. A Igreja esteve repleta de atividades durante todo o dia, com orações, vários horários de celebração de Missa, movimentação em prol da vida e contra o aborto e divulgação da campanha social para ajudar gestantes e bebês carentes.
O pároco, Padre Omar, lembrou a todos que a criação desta Igreja bem no Centro do Rio foi inteção de Dom Eugênio Salles para que ali fosse um verdadeiro pronto-socorro espiritual no coração da cidade. Padre Omar ainda convidou a todos os devotos a rogarem a intercessão de Maria sobre todas as gestantes, e por todas as mulheres que desejam ser mães.
Ao final de cada Santa Missa, foi feita a tradicional bênção das gestantes. Quem esteve na Igreja, com certeza se sentiu no ventre de Maria, que vai nos trazer Jesus no Natal que se aproxima, Natal, festa da família!


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Mais um Casamento Comunitário


No último domingo, dia 09 de dezembro, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Pechincha (Vicariato Jacarepaguá), realizou a cerimônia de casamento de oito casais. Assistiram à celebração o pároco, Monsenhor Jan Kaletta, e o diácono Joaquim. Parabéns pela iniciativa que fomenta a evangelização das famílias, a união e santificação dos casais! Que a Sagrada Família de Nazaré abençoe essas famílias, amém!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

FESTIVAL DE PRESÉPIOS


O Festival de Presépios do Rio de Janeiro foi considerado como a maior exposição de presépios artísticos em tamanho grande a céu aberto do mundo (pedido de verificação aceito pelo Guiness World Records), com obras exclusivas elaboradas por artistas brasileiros selecionados pela Curadoria da exposição, a partir de chamada pública nacional para inscrição de projetos.
Os presépios têm no mínimo 6 peças independentes, com altura de 2,5m (a figura masculina em pé) e parte deles está exposta de forma individual, todos em logradouros públicos a céu aberto em pontos diferentes da cidade do Rio de Janeiro, até o dia 25 de dezembro de 2012.
Um grande grupo de presépios está exposto na arena do evento no Jardim de Alah (entre Ipanema e Leblon, no quarteirão entre a Av. Visconde de Pirajá e o Clube Caiçaras, na Lagoa). O festival é totalmente gratuito e, neste ano, acontece simultaneamente também em São Paulo.
Além das exposições, o evento também terá atividades culturais com música instrumental e erudita, apresentações teatrais e folclóricas, além de praça de alimentação e outros confortos que tornarão os mais de 20 mil metros quadrados deste jardim um lugar perfeito para o lazer das famílias. Os presépios expostos no Jardim de Alah participam de uma votação popular do presépio mais bonito, feita em urna eletrônica colocada no local.
A abertura do Festival foi com Missa campal celebrada pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta, na Arena do Jardim de Alah, no dia 02 de dezembro. Que lindo ver a centralidade de Cristo – verdadeiro sentido do Natal – renascer em nossa cidade. Vamos ajudar a divulgar e vamos prestigiar: com nossas famílias e amigos esta verdadeira catequese a céu aberto para crianças e adultos!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

E a formação continua!


Mais uma paróquia aproveitando este tempo de fim de ano para não deixar de lado a formação cristã. desta vez, registramos o 2o Encontro das Famílias da Paróquia São Sebastião, em Quintino (Vicariato Suburbano). A paróquia foi criada há apenas alguns anos e já começou a estruturar uma equipe de Pastoral Familiar, que organizou, pela segunda vez,a pedido do pároco, Padre Alex, e do diácono Adail,  este encontro, reunindo famílias da comunidade para intensificar e aprofundar a preparação a vivência do Natal verdadeiramente Cristão.
O encontro aconteceu neste domingo, dia 09 de dezembro, na antiga capela e teve música, oração, palestras, dinâmicas e um delicioso lanche partilhado.
Parabenizamos a Pastoral Familiar da Paróquia, e nos colocamos à disposição para que ela possa crescer e expandir seu campo de atuação.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Informativo de dezembro

Já está disponível para download na barra lateral do nosso blog o Informativo virtual da Pastoral Familiar do Rio, " Em Família",  deste mês de dezembro. Encerramos a série de catequeses com o tema do VII EMF -- Família, Trabalho e Festa. Para o ano que vem, levaremos até você, sua família e sua equipe paroquial reflexões baseadas na Porta Fidei, documento do Papa Bento XVI sobre o Ano da Fé. Nosso informativo traz, ainda, informações sobre a agenda de 2013, oração e destaques do mês.
Se você ainda não recebe o informativo todo mês diretamente em seu e-mail é só fazer este pedido pelo nosso contato que é pastoralfrj@gmail.com. Utilize este e-mail também para mandar suas sugestões para melhorarmos cada vez mais nossos canais de comunicação. Sua opinião é muito importante.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Confraternização da Comissão


A Comissão Arquidiocesana de Pastoral Familiar se reuniu com seu bispo animador, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, para sua confraternização de final de ano. Os anfitriões foram o Padre Paulo e o casal da Pastoral Familiar, Luiz e Sandra, da Paróquia São Luiz Gonzaga, em Madureira, que cedeu o seu salão para a ceia antecipada, no dia 06 de dezembro. Estiveram presentes todos os coordenadores arquidiocesanos e vicariais.

A noite começou com uma bonita celebração do Advento, a bênção dos alimentos e o delicioso jantar. Em seguida foi o momento do amigo oculto, que não pode faltar nessas festas de fim de ano. Dom Antonio e o casal de coordenadores, Fernando e Conceição, aproveitaram a oportunidade para agradecerem a todos o empenho nas atividades no ano que passou e desejarem um santo Natal e um ótimo ano de 2013.
Veja mais fotos na galeria no finalzinho do nosso blog.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

E mais formação!

 
Registramos a noite de formação promovida pela Paróquia Cristo Operário e Sâo Cura D´Ars, na Vila Kennedy. O tema foi: " O que é a Pastoral Familiar" e teve como objetivo capacitar os futuros agentes que irão atuar na pastoral que está se formando na comunidade e será oficialmente instituída pelo pároco na missa das 19h da Solenidade da Sagrada Família, dia 30 de dezembro. Além da equipe paroquial, alguns agentes convidados da comunidade vizinha de Nossa Senhora dos Navegantes também aproveitou a oportunidade de formação. Todos foram recepcionados e animados pelo csal coordenador vicarial, Odílio e Aparecida.
Neste tempo de advento, em que esperamos Jesus que vem, rezamos por mais esta Pastoral Familiar nascente e também por todas as outras, para que se tornem cada vez mais fortes e vigorosas!

 

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ENCERRAMENTO DO CURSO DE DIREITO MATRIMONIAL


Na última quinta-feira, 29 de novembro, foi a conclusão do Curso de Direito Matrimonial Canônico oferecido pelo Núcleo Tijuca da Escola Mater Ecclesiae. A prineira parte do curso foi toda voltada para os pontos mais importantes do Direito Matrimonial Canônico para serem trabalhados na formação dos noivos, e a segunda parte do curso formou os alunos para auxiliarem casais em segunda união no processo de nulidade matrimonial. A professora Sylma Dantas reuniu a turma para um debate sobre a beleza do sacramento do Matrimônio, num momento muito rico de partilha. Em seguida, foi a vez de partilhar os alimentos e as alegrias numa animada confraternização.
E, se você ficou interessado, para 2013 tem mais! A professora Sylma oferecerá os seguintes cursos:

1º semestre 2013 – Noções Gerais de Direito Canônico
2º semestre 2013 – Direito Matrimonial Canônico

Garanta já a sua vaga, inscrevendo-se com a coordenadora Vera pelos tels. 2234-3772 ou 9112-0248. O núcleo Tijuca da Escola Mater Ecclesiae fica no Colégio Santa Teresa (Rua São Francisco Xavier, 11, Tijuca). As aulas acontecerão às quintas-feiras, das 19h às 20h30, começando em março. Divulguem e participem. Vale muito a pena para enrquecer nossa fé e nossa formação cristã.


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

CASAMENTO COMUNITÁRIO


Parabenizamos os casais que santificaram sua união no casamento comunitário promovido com todo carinho e empenho pela equipe da Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora de Copacabana e Sabta Rosa de Lima. A cerimônia foi presidida pelo pároco, Padre Marcelino, durante a Missa das 19h, deste último sábado, dia 01 de dezembro. E depois da celebração emocionante não poderia faltar o tradicional bolo, claro!



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

TARDE ORAÇÃO PARA QUEM QUER ENGRAVIDAR


Foi uma verdadeira bênção a iniciativa pioneira do diácono Melquisedec de reunir para uma tarde de oração casais que passam por dificuldades para engravidar. O encontro aconteceu no domingo, dia 02 de dezembro, na Paróquia de São Rafael Arcanjo, em Vista Alegre. Na programação, os mais de cem casais de diversas partes do Rio e também das dioceses vizinhas de Niterói e da baixada Fluminense participaram da partilha da Palavra de Deus pregada pelo diácono, de um testemunho de quem passou pelo problema da infertilidade e obtive a grande graça da fecundidade, da proposta do Instituto Pró-Família, e encerrando com a adoração e bênção do Santíssimo Sacramento. A Pastoral Familiar estava presente para dar também uma palavra de esperança aos casais e firmar uma parceria para incentivar e ajudar a divulgar cada vez mais atividades como essas. A alegria e a paz no rosto de cada casal que ali estava foi um presente antecipado de Jesus para o Natal destas famílias!