quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

INFORMATIVO E INFORMAÇÕES

Informamos que já está disponível para download na barra lateral do nosso blog o Informativo "Em Família" do mês de fevereiro. O objetivo desta publicação virtual é fornecer um subsídio para formação e informação aos agentes e Pastoral Familiar. É ideal para ser usado em família ou nas reuniões de equipe. Contém sempre um artigo de aprofundamento no Magistério da Igreja (este ano o tema é o Ano da Fé), atualidades, agenda do mês e espiritualidade. 
Muita gente já recebe o informativo todo mês no seu e-mail. Se você está conhecendo este subsídio só agora, pode optar por recebê-lo automaticamente também. É só fazer sua solicitação entrando em contato com pastoralfrj@gmail.com
E mais:
- Destacamos que a Vigília dos Jovens Adoradores deste mês será nesta próxima sexta-feira, dia 01 de fevereiro. Ela foi antecipada porque a data habitual (segunda sexta-feira do mês) coincidiria com o Carnaval, quando várias ruas do Centro da cidade, no entorno da Igreja de Sant'Ana, estarão interditadas. Lembramos que a Vigília vai das 22h às 06h e que o Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar mantém um plantão de escuta e aconselhamento para os jovens. Se você se sentir tocado para esta missão, será muito bem-vindo para nos ajudar!
- Estamos montando o calendário arquidiocesano com todas as datas da Pastoral Familiar nas comunidades.  Se você ainda não enviou sua programação paroquial para 2013, envie seu calendário para o nosso e-mail e tenha suas datas divulgadas. É bom para todos nós sabermos o que vai acontecer nas comunidades próximas a nós ao longo do ano. Assim, você ficará sabendo onde estará acontecendo um Encontro de Namoro Cristão, ECC, Encontro e Casais em Segunda União, retiro para famílias, etc... Corra para não ficar de fora!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Em vez de folia, comoção



Domingo, 27 de janeiro de 2013. O Brasil acordou de luto. Por decisão do nosso arcebispo, Dom Orani João Tempesta, o “Folia com Cristo” mudou de tom. Em vez de uma micareta, uma procissão. A alegria de celebrar a juventude carioca, que se prepara para realizar a JMJ Rio 2013, se misturou à comoção dos que sofrem pela perda dos seus entes queridos. 
Dom Orani fez a abertura do evento com uma oração e uma palavra de solidariedade pela grande tragédia que foi o incêndio em Santa Maria, RS, que vitimou quase 250 jovens. “Nós acreditamos na Vida Eterna, mas também não podemos deixar de nos unir em orações neste momento com as famílias deste jovens e nos solidarizarmos com sua dor.”.

A cantora Jake subiu ao Trio Elétrico e comandou a canção “No Peito eu Levo uma Cruz”. Em seguida, ela acompanhou Padre Renato Martins, coordenador do Setor Juventude da Arquidiocese, na oração do Terço da Misericórdia”. Enquanto isso, a multidão acompanhava o Trio até quase o ponto da Avenida Rio Branco em que a procissão prosseguiu para a Santa Missa na Catedral. A celebração eucarística em intenção das vítimas do incêndio foi presidida por Dom Orani e co-celebrada por Dom Antonio Augusto, Dom Paulo César e diversos outros sacerdotes presentes. A Banda Dominus conduziu os cantos e um momento de louvor ao final da Missa.

Nossa oração não para por aí. Na próxima sexta-feira, dia 01/02, acontecerá na Igreja de Sant’Ana, das 22h às 06h, a Vigília dos Jovens Adoradores pela JMJ. Neste mês, excepcionalmente, a Vigília acontecerá na primeira sexta-feira do mês e vai orar também pelas almas destes jovens que estão agora nos braços do Pai.
Algumas fotos destes momentos tão marcantes de intercessão estão na nossa galeria no final do Blog.
A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, que se prepara para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, está em comunhão com as famílias enlutadas dos jovens falecidos, confiando na Misericórdia Divina. Unimo-nos também aos jovens feridos, e outros tantos impactados por esta experiência tão traumática, rezando para que Deus lhes dê o conforto.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Folia com Cristo celebra a JMJ Rio2013




Com o coração aberto para a convocação feita pelo Papa Bento XVI no anúncio do lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013): “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), a Arquidiocese do Rio de Janeiro junto com toda a juventude arquidiocesana se prepara para realizar, neste domingo dia 27 de janeiro, o “FOLIA COM CRISTO”, maior bloco de carnaval católico do Brasil.
 O evento, que já está em sua 6ª edição e se consolida como uma excelente opção de diversão neste período que antecede os festejos, ganhará pela primeira vez uma das principais avenidas do Centro da cidade. Segundo a organização do “Folia com Cristo”, a concentração será a partir das 15h, na Avenida Rio Branco, onde o coreógrafo da Rede Globo, Vagner Meneses Pereira – mais conhecido como Fly –, ensaiará um flash mob da JMJ Rio2013 com os mais de 30 mil foliões de Cristo que são esperados para o evento, cuja entrada é gratuita.
 O bloco com direito a abadá – chamado pelos participantes de abaDeus – e trio elétrico, terá como tema deste ano a Jornada Mundial da Juventude, encontro mundial de jovens com o Papa Bento XVI, que será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho do próximo ano. Os últimos abadas ainda poderão ser adquiridos na hora do evento, mas quem não puder comprar o seu também poderá participar, pois o mais importante é ter animação para transmitir a alegria de ser cristão. Foliões de dioceses vizinhas como Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Caxias, Petrópolis, entre outras, também participarão do “Folia com Cristo”, que já faz parte do Calendário Arquidiocesano, e pretende dar as boas vindas ao carnaval 2013.
 “A micareta de Jesus surgiu com o objetivo de mostrar uma face alegre da Igreja, aproximando a fé da cultura brasileira. Há muitos testemunhos de pessoas que procuraram a Igreja depois que viram a “Folia com Cristo” passar. Elas perceberam uma Igreja “fora dos muros”. E sendo o carnaval a maior festa popular do país, nada melhor do que evangelizar do jeito que o brasileiro gosta. Nesse momento que a cidade do Rio de Janeiro passa por várias transformações estruturais para sediar os diversos eventos internacionais, a Arquidiocese quer despertar nos cidadãos a importância do acolhimento aos milhões de jovens que receberemos na JMJ Rio2013.”, declarou Padre Renato Martins, Coordenador do Setor Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
 O Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, também lembrou que todas as intenções e orações do “Folia com Cristo” no ano de 2011 estavam voltadas à candidatura do Rio de Janeiro para sediar a Jornada Mundial da Juventude. “Em 2011 quando nós estávamos também nessa mesma ocasião tínhamos uma promessa e um pedido de termos o Rio de Janeiro como a sede da Jornada Mundial da Juventude. Quem participou se recorda que nós falamos dessa importância de estarmos rezando nessa intenção e agora que já é uma realidade queremos fazer desse momento um grande agradecimento a Deus de sermos os escolhidos pelo Santo Padre para sediarmos aqui no Rio a JMJ em julho de 2013.”, disse.
 A primeira cantora católica de Axé Music do Brasil, Jake, animará os foliões com sucessos como: “Pó pará com pó”, “Pressão” e “Bom é louvar”, além de outras canções no ritmo do axé. A Banda Dominus, que vem em seguida, também será uma das grandes atrações do “Folia com Cristo”.
 Conheça mais sobre o “Folia com Cristo” e os pontos de vendas através da página do facebook: www.facebook.com/foliaccristo

 Programação
 15h – Abertura
15h10min – Ensaio Flash Mob JMJ Rio2013
15h45min – Oração
16h00min – Show da Jake
17h40min – Gravação do Flash Mob JMJ Rio2013
18h20min – Show da Banda Dominus
19h50min – Encerramento

domingo, 20 de janeiro de 2013

Salve, nosso Santo Padroeiro!



Hoje a Igreja celebra São Sebastião. É dia de festa em toda Arquidiocese do Rio de Janeiro (e em tantas cidades pelo Brasil e pelo mundo) que se espelham no exemplo de conversão cristã e firmeza na fé deste santo.
Vale recordar que Sebastião nasceu na atual região da França, mas foi criado na Itália (registros de Santo Ambrósio). Pertencente a uma família cristã, tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do imperador Diocleciano. Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e protetor ativo dos cristãos. Ele fazia tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Em certa ocasião, Sebastião foi denunciado, pois estava contrariando o seu dever de oficial da lei. Teve então, que comparecer ante ao imperador para dar satisfações sobre o seu procedimento. O imperador da época, Diocleciano, que lhe dispensara admiração e confiara nele, esperando vê-lo em destacada posição no seu exército, numa brilhante carreira e por isso considerou-se traído. Levado à sua presença, Sebastião não negou sua fé. O imperador lhe deu ainda uma chance para que escolhesse entre sua fé em Cristo e o seu posto no exército romano. Ele não titubeou, ficou mesmo com Cristo. A sentença foi imediata: deveria ser amarrado a uma árvore e executado a flechadas. Após a ordem ser executada, Sebastião foi dado como morto e ali mesmo abandonado, pela mesma guarda pretoriana que antes chefiara.
Entretanto, quando uma senhora cristã foi até o local à noite, pretendendo dar-lhe um túmulo digno encontrou-o vivo! Levou-o para casa e tratou de suas feridas até vê-lo curado. Depois, cumprindo o que lhe vinha da alma, ele mesmo se apresentou àquele imperador anunciando o poder de Nosso Senhor Jesus Cristo e censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo e irado com tamanha ousadia, Diocleciano o entregou à guarda pretoriana após condena-lo, desta vez, ao martírio no Circo. Sebastião foi executado então com pauladas e boladas de chumbo, sendo açoitado até a morte, em 288. Os algozes cumpriram a ordem e, para evitar a sua veneração, foi jogado numa fossa, de onde a piedosa cristã Santa Luciana o tirou, para sepultá-lo junto de São Pedro e São Paulo.
No Brasil, a festa de São Sebastião é celebrada oficialmente em 20 de janeiro. Diz a tradição, que no que neste dia, em 1565, ocorreu a batalha final que expulsou os franceses que ocupavam a cidade do Rio de Janeiro, quando São Sebastião foi visto de espada na mão entre os portugueses, mamelucos e índios, lutando contra os invasores franceses calvinistas.
Neste ano de 2013, tanto tempo depois destes fatos, os cariocas de fé recorrem mais uma vez a São Sebastião, jovem soldado de Cristo, pedindo pela Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Que nosso padroeiro nos ajude na batalha espiritual que ronda todos os seus complexos preparativos e, mais do que nunca, reavive a fé dos jovens!
São Sebastião, rogai por nós!
(Fonte: WIKI-CN)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Mobilização exemplar



Um protesto contra a legalização do casamento homossexual reuniu cerca de 800 mil pessoas neste domingo em Paris, em uma demonstração de força contra o projeto de lei promovido pelo governo do presidente François Hollande e que será submetido ao Parlamento francês no final de janeiro.
Os organizadores - ativistas ligados à Igreja Católica e à direita francesa - calcularam em 800 mil o número de manifestantes, mas a polícia avaliou em 340 mil o total de pessoas na manifestação.
O protesto pretende manter a pressão, já que o Parlamento vai examinar a partir de 29 de janeiro o projeto de lei sobre a abertura do casamento e da adoção aos casais homossexuais.

Com o lema "Todos nascidos de um homem e uma mulher", os manifestantes saíram de três pontos de Paris para convergir na grande esplanada do Campo de Marte.
Os manifestantes, entre eles muitas famílias com seus filhos, agitavam bandeiras rosas, cor escolhida pelos organizadores, e exibiam cartazes com inscrições como: "Todos guardiões do código civil", "Não há óvulos nos testículos" ou "duas vacas não fazem um bezerro".
"Esta manifestação tem um valor de teste para François Hollande porque aqui vemos muito claramente que há na França milhões de franceses que, provavelmente, estão preocupados com esta reforma", declarou Jean-François Copé, secretário-geral do principal partido de direita, a UMP, em sua chegada ao ato.
O arcebispo de Paris, Monsenhor André Vingt-Trois, se juntou ao movimento para expressar seu "apoio" aos organizadores da manifestação.
A polícia esperava entre 150.000 e 300.000 participantes. Os opositores ao casamento gay reuniram 100.000 pessoas contra o projeto no dia 17 de novembro. Uma manifestação em favor da reforma está prevista para 27 de janeiro.

(Fonte: notícias UOL)

domingo, 13 de janeiro de 2013

HOSPEDAGEM PARA A JMJ RIO2013


Famílias cariocas,

Sua adesão à JMJ Rio2013 como família de acolhida é uma alegria para Deus.  Dos peregrinos segue um abraço de agradecimento para sua casa. O Comitê  Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 reforça o pedido para multiplicarem a CAMPANHA DE HOSPEDAGEM.
Abram as portas de sua casa e incentivem seus amigos a fazer igual. O peregrino inscrito não é um desconhecido. A organização tem os dados dos  documentos de cada um deles, como também dos responsáveis pelo grupo, além de informações sobre a diocese de origem, paróquia ou movimento. Tudo passa pela organização da JMJ antes de chegar à casa da família de acolhida.
O peregrino participa de uma programação intensa durante a Jornada. Pela manhã serão catequeses e no período da tarde e noite acontecerão os atos centrais e atividades culturais. Ele sairá de casa cedo e volta apenas à noite.
Os peregrinos já trazem em sua bagagem colchonete ou saco de dormir e, portanto, é preciso oferecer apenas um espaço para que possa descansar e um banheiro para fazer sua higiene pessoal. A casa pode acolher dois, três ou quantos peregrinos couber.
Há todo um aparato da JMJ para garantir a segurança do peregrino fora de  casa. Eles serão orientados a avisarem a família sobre suas atividades e horários.
Todas as informações necessárias aos peregrinos estarão em um guia que eles  receberão ao chegarem ao Rio de Janeiro.
Junte-se a nós na construção da JMJ Rio2013 sendo uma Família de Acolhida. Aguardo você.

Irmã Graça Maria,cnsb
Diretora Executiva do Setor Hospedagem JMJ Rio2013

O coração do mundo bate aqui.
VEM AÍ A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO2013.  FAÇA PARTE DESSA HISTÓRIA, ABRINDO SUA CASA PARA UM PEREGRINO.
SAIBA MAIS EM www.rio2013.com

sábado, 12 de janeiro de 2013

Primeira Vigília pela JMJ de 2013



Foi nesta sexta-feira, dia 11 de janeiro a primeira Vigília dos Jovens Adoradores em intercessão pela Jornada Mundial da Juventude, que já está se aproximando!
O encontro foi realizado desta vez na Catedral Metropolitana de São Sebastião, fazendo parte de toda mobilização pela trezena do santo padroeiro de nossa Arquidiocese. A imagem peregrina de São Sebastião – que também é um dos padroeiros da JMJ – foi entronizada na Catedral lotada por volta das 22h. Todos foram saudados pelo arcebispo Dom Orani que dirigiu uma bonita mensagem de fé inspirada no jovem mártir e conduziu a ladainha.
Na sequência, foi dado início à celebração da Santa Missa presidida pelo padre Fábio de Melo e co-celebrada por diversos padre e diáconos. Padre Fábio fez a exposição do Santíssimo Sacramento para adoração que transcorreu por toda noite, com orações e cânticos de louvor conduzidos por Ziza Fernandes, Olívia Ferreira e Banda Frutos de Medjugore.
O “Espaço Palavra Amiga”, serviço de escuta e partilha oferecido em todas as vigílias pelo Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar, começou a receber jovens para aconselhamento desde antes do início da Santa Missa e foi até depois mesmo da bênção do Santíssimo Sacramento que encerra a Vigília. Uma oportunidade fascinante de conhecer e acolher um pouco mais esta juventude que luta para buscar o Amor de Deus, mesmo em meio aos obstáculos do mundo. Uma verdadeira lição de vida!

As vigílias em intercessão pela JMJ Rio 2013 são sempre na segunda sexta-feira de todo mês e  normalmente acontecem na Igreja de Sant’Ana, na Praça Onze. Como em fevereiro a data coincidirá com a interdição de muitas ruas no Centro da Cidade (e até em outros bairros) e muita movimentação por causa do Carnaval, está sendo estudada pelo Setor Juventude da Arquidiocese a possibilidade de mudança de data. Assim que tivermos a confirmação avisaremos pelo Blog, Face, e-mail e Informativo.

E por falar em Carnaval, você não pode perder a “Folia com Cristo” no próximo dia 27, que também faz parte dos eventos Pré-Jornada. Com a super animação da banda Dominus e da cantora Jake, vamos transformar a Avenida Rio Branco num Rio de Deus. Só ontem na Vigília foram vendidos mais de 1.000 abadás! Temos mais esse encontro marcado, a partir das 15h.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Novas equipes de Pastoral Familiar

Neste tempo do Natal, Jesus é quem nos deu presentes. É com grande alegria que partilhamos com nossos amigos internautas a criação de mais duas novas equipes de Pastoral Familiar em nossa Arquidiocese. No último domingo, dia 06 de janeiro, com as graças do Senhor e o "sim" de pessoas que querem lutar pela família, foi lançada oficialmente a Pastoral Familiar na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes em Bangu, pelo pároco  padre Irapuan.
E, antes disso, no dia 30 de dezembro, Festa da Sagrada Família, foi a instituição oficial da Pastoral Familiar da Paróquia Cristo Operário, em Vila Kennedy. Os novos coordenadores até nos enviaram algumas fotos que registraram este momento.





quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Informativo EM FAMÍLIA de janeiro


Querida família de Deus,
é com grande alegria que já temos disponível para download na barra lateral do nosso blog o informativo virtual da Pastoral Familiar da Arquidiocese do Rio de Janeiro. "Em Família" é o nosso singelo presente de ano novo para todos vocês!
Começamos o estudo deste ano de 2013 com trechos da Carta Apostólica "Porta Fidei", do papa Bento XVI para sua reflexão em família e em comunidade. Trazemos até você também informações sobre a JMJ Rio 2013 em sua contagem regressiva, divulgação do Folia com Cristo, oração por nosso padroeiro São Sebastião e um lindo texto sobre o valor do matrimônio e da família retirado da "Gaudium et Spes".
Aproveitamos também para relembrar a todas as comunidades que ainda não nos enviaram seu calendário de atividades da Pastoral Familiar que enviem sua programação anual para o nosso e-mail -- pastoralfrj@gmail.com -- pois já estamos fazendo o calendário arquidiocesano. Você não vai ficar de fora, né?!
E se você está lendo este post e quer receber o informativo "Em Família", é só aproveitar este mesmo e-mail e fazer a sua solicitação. Assim, você será incluído na nossa lista de contatos e terá o nosso informativo todos os meses no seu computador. Você pode salvá-lo, enviá-lo aos amigos, imprimir cópias e usá-lo em suas reuniões de equipe de Pastoral Familiar, no círculo bíblico, com os pais da Catequese, etc... 

Folia com Cristo 2013

Confraternização da CAPF- (06/12/12)

Congresso Arquidiocesano de Pastoral Familiar (27/10/12)

AVENTURA DA CRUZ (14/09/12)