sábado, 30 de março de 2013

FELIZ E SANTA PÁSCOA A TODOS!



O tempo da Quaresma nos foi dado para que pudéssemos olhar para dentro de nós mesmos e enfrentar os nossos inimigos íntimos – as fraquezas que nos impedem de ser pessoas melhores. 
Combatendo o bom combate nos purificamos e conseguimos descobrir que todo o amor que há em nós é simplesmente o reflexo do Amor de Deus, tão infinito por cada um de seus filhos, que enviou Seu próprio Filho para caminhar conosco e oferecer a sua vida por nossa redenção.

Que possamos ressuscitar com Jesus Cristo, o Senhor da Vida, e, configurados a Ele, fazer da nossa vida uma doação de amor!

Uma feliz e santa Páscoa a todos!

São os votos da Comissão Arquidiocesana de Pastoral Familiar do Rio de Janeiro

quarta-feira, 27 de março de 2013

Nasce mais uma Pastoral Familiar no Vicariato Urbano



No Santuário de Santa Edwiges, no bairro de São Cristóvão, foi apresentada durante este mês de março a Pastoral Familiar à comunidade. Com o apoio do Pe. Divino e sob a orientação do Pe. Márcio, a Pastoral inicia sua missão evangelizadora junto às famílias. Inicialmente estão se estruturando e organizando. Já estão buscando uma aproximação com a Catequese da Paróquia para trabalhar com os pais das crianças. Também estão interessados em receber os assessores arquidiocesanos do Pré, do Pós-Matrimonial e do Setor Casos Especiais para investir em formação.  A Pastoral está sendo coordenada pelo casal Aloísio e Nádia. 

segunda-feira, 25 de março de 2013

NOVIDADE NO NOSSO BLOG


Hoje, dia 25 de março, foi a data escolhida para uma novidade em nosso Blog. É a festa litúrgica da Anunciação do Senhor e dia municipal do Nascituro. Para participarmos mais da defesa da vida, criamos mais um link em nosso blog: DIGA 'SIM' À VIDA!. Será um espaço virtual totalmente dedicado à defesa da vida, trazendo formação e informação. A primeira postagem e as fotos da Missa pela Vida, celebrada hoje por Dom Antonio Augusto, na Igreja Nossa Senhora do Parto, já estão lá.
Acesse e divulgue! É só clicar no link que fica barra lateral do nosso blog.

sábado, 23 de março de 2013

13º ENCONTRO DE AGENTES DA PASTORAL FAMILIAR



Aconteceu no sábado 23 de março, o 13º ENCONTRO DE AGENTES DA PASTORAL FAMILIAR, no auditório do Edifício João Paulo II. Com a presença de mais de 200 participantes, o encontro começou com um proclamação do Evangelho, reflexão e oração conduzidas pelo Diácono César Augusto. 
Em seguida, o bispo animador da Pastoral Familiar, Dom Antonio Augusto, fez a pregação "Novos Rumos para a Pastoral Familiar" que apresentamos a seguir.
Após um momento de perguntas e respostas, o encontro foi encerrado com a apresentação dos novos membros da Comissão Arquidiocesana de Pastoral Familiar, que apresentaremos aqui a vocês, ao longo desta semana. Acompanhem nosso blog. E se você quer ver o álbum de fotos do evento CLIQUE AQUI.
Vamos, então à palestra. Esperamos que, como nós que estivemos presentes, você também se sinta renovado!

Novos rumos para a Pastoral Familiar
(Dom Antonio Augusto)

A Igreja precisa dar uma resposta mais eficaz, através da Pastoral Familiar, aos erros e desvios que estão acontecendo no mundo. Cabe a nós esse trabalho profético de anunciar e denunciar. É como diz o Documento de Aparecida: uma Pastoral familiar forte, vigorosa, presente, transversal. É preciso dar uma resposta a este mundo que já está se acostumando a pensar que já não há mais espaço para a família, para o casamento entre um homem e uma mulher, que já já não há mais espaço para o ensino religioso confessional e pular nas escola, que os jovens não podem ser rmais educados para os valores humanos e cristãos. Em resumo:não há mais especo para as virtudes. Ao contrário, elas estão sendo ridicularizadas. Como falar hoje, sem ser ironizado, de fidelidade matrimonial, castidade, honestidade.
O mundo está se acostumando a pensar que não mais espaço para aquilo que Deus criou para o bem de todos. Digam ou faám o que quiserem, mas as atitudes humanas ou são viciosas ou são virtuosas. Não há maio termo: ou influenciamos graças às virtudes ou graças aos vícios. E, de acordo com as atitudes que predominarem, teremos o bem ou o mal nos espaços em que vivermos. Não há outros adjetivos: atitudes viciosas ou virtuosas.
As atitudes viciosas estão muito bem disfarçadas, a ponto de muitos pensarem que são atitudes virtuosas. Aparecem com o rosto de “direitos humanos”. Ou são vícios escondidos atrás da “tolerância” – mal entendida. Atitudes que não admitem ter seu mal desmascarado. Às vezes, se escondem atrás do politicamente correto... há muitos “rostos”, muitos “maquiadores” e “artistas” para esconderem esses vícios. São ONGs, Conselhos, Instituições, etc... Assim, tiram do mundo o espaço que pertence a Deus e aos seus valores. Fazem dessa “maquiagem do erro” uma verdadeira ideologia.
E as atitudes virtuosas, cabem a nós tê-las e difundi-las. São elas que constituem a essência e a liderança que devemos exercitar nos ambientes em que estamos. Os pais devem exercê-la dentro de casa, tendo em mente essa essência das atitudes virtuosas, do testemunho de vida. Sempre é possível converter-nos dentro de casa, tirarmos vícios crônicos com nossa autoridade moral. Faz até bem para os filhos verem seus pais lutando contra seus próprios vícios preponderantes.
Mas é preciso ver também a liderança pastoral que somos chamados a exercer. Liderança positiva dentro da paróquia, do vicariato... Alguns questionam que há até mesmo padres que não querem a implantação da Pastoral Familiar na paróquia, ou que em determinado vicariato o trabalho está difícil... Mas será que nós estamos exercendo uma liderança tão virtuosa a ponto de conseguirmos espaço pela nossa autoridade moral?! Qual é a Pastoral “líder” na minha paróquia ou vicariato? Aquela que leva a evangelização para frente?
Liderança não é para poucos... é para todos os que são chamados a serem coordenadores, a serem líderes. Há uma frase, um questionamento feito por um coordenador de Pastoral Familiar: “Ando muito ocupado com meu trabalho profissional e minha família, mas como eu posso na prática, atingir uma excelência pessoal que me caracteriza como verdadeiro líder?”. Boa pergunta. Andamos muito ocupados com coisas que nos consomem 24 horas por dia, e começamos a nos justificar. Tememos em nos questionar nesse “mas...”.
Respondi, tentando não julgar ou depreciar: “Tendo caráter.”. Ou seja, tendo uma marca permanente e profunda. Ser alguém que marca o estilo de trabalho da Pastoral Familiar.
Lendo, mais tarde um livro, encontrei uma confirmação. Quem é da área de administração ou gestão empresarial talvez conheça Peter Drucker. Nós também gerimos, não empresas, mas uma pastoral. O autor escreve: “É através do caráter que se exerce a liderança.”.
Caráter cristão: que o coordenador seja marcante, que assuma esta atitude virtuosa de criar espaço para a família. E caráter não nasce conosco. O temperamento é meio genético e meio adquirido, e ainda assim pode ser trabalhado. Quanto mais o caráter, que é algo que vamos moldando em nossa vida através da ciência, da consciência das nossas escolhas. Conhecemos agentes com temperamento muito tímido, mas trabalhando o seu caráter eles são capazes de transformar a realidade da sua paróquia, exercendo uma liderança virtuosa. Não se trata de desprezar nenhum outro trabalho, mas o nosso trabalho é tão grandioso, que jamais podemos deixar de nos preocuparmos de dar liderança audaciosa e empreendedor da Pastoral Familiar na nossa paróquia. É das famílias que nascem as vocações, é delas que saem os jovens para a Pastoral da Juventude, é delas que vêm as crianças para a Catequese.
Podemos, sim, e devemos tirar as máscaras das atitudes viciosas. É um trabalho que perpassar toda a Igreja e todo o mundo. Não é presunção: é o nosso caráter de fé e de esperança.
Como ninguém nasce líder, nós nos fazemos líderes. Tomemos uma frase-chave: Nós somos o que habitualmente fazemos. A Pastoral Familiar é o que habitualmente fazemos com ela. Se fazemos uma Pastoral Familiar minguada, fraca... assim ela será. Os nossos hábitos determinam o nosso caráter. Estamos sendo uma Pastoral Familiar líder, ou apagada.... quase esquecida? Lembremos: não há atitudes neutras. Ou somos viciosos (até mesmo por omissão)  ou somos virtuosos.
Atitudes estáveis, ou seja, hábitos, nos tornam menos vulneráveis às influências do mundo, do ambiente (paroquial, vicarial). Trata-se, portanto, de fazermos do nosso trabalho algo estável. Esse é o primeiro traço de caráter: estabilidade. Quantos trabalhos começam bem e depois vão murchando... Ou começam, continuam e terminam sempre do mesmo jeitinho há dez anos, sem admitir nenhuma renovação... Somos nós quem decidimos como queremos ser, e como queremos que nossa Pastoral seja. A graça de Deus não falta, material de apoio didático não falta, famílias sedentas do amor de Deus não faltam... Cabe a nós decidirmos.
Estamos num mundo onde não há espaço para a família, nem para os valores. Cabe a nós dizer: “Existe, sim!”.  E cabe à nossa pastoral liderar o início dessas mudanças. Cabe a cada um de nós tomarmos duas decisões:

1- Construir, criar e desenvolver uma Pastoral Familiar influente na Paróquia e no Vicariato. Uma Pastoral Familiar intensa, vigorosa e transversal, que ajude todas as outras.

2- Dizer “não” à técnica pastoral. Não podemos mais simplesmente ter a técnica de organizar atividades: almoços, palestras, reuniões, convites virtuais... não são esses tipos de coisas que vão solucionar os problemas. É preciso investir nas pessoas. Pessoas que saibam o que estão fazendo e porque estão fazendo. Máquinas sabem executar tarefas, mas não são inteligentes, não tem motivação, ou seja, não sabem os reais motivos de suas ações. Não basta organizar atividades... é preciso formar líderes, que transformem os seus ambientes, que vão abrindo espaço para Deus no mundo de hoje.

Duas decisões. Quem quer tomá-las?
Uma vez ouvi dizer que Deus tem duas mãos tão grandes, que têm tudo o que nós precisamos. Mas cabe a nós pegarmos o que ele tem para nos oferecer. Tomando a decisão de pegarmos e usarmos essas graças poderemos mudar o mundo! Que decisão tomaremos? É necessário, é urgente uma Pastoral Familiar com esse caráter de liderança que influencia virtuosamente toda vizinhança.
No jornal “O Testemunho de Fé” desta semana, está um encarte especial sobre o Papa Francisco. Sua homilia no dia 19 de março, falou sobre São José, um pai de família, a quem Deus confiou o seu próprio Filho. São José fez uma “Pastoral Familiar” com tal liderança, que sua família influenciou o mundo inteiro. Um líder é um homem da confiança de Deus, uma pessoa em quem se pode confiar. O papa comentou o que anjo disse a José em sonho: “Não temas receber Maria como sua esposa.”. O Papa continua: “Ouvimos ler, no Evangelho, que «José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor e recebeu sua esposa» (Mt 1, 24). Nestas palavras, encerra-se já a missão que Deus confia a José: ser custos, guardião. Guardião de quem? De Maria e de Jesus, mas é uma guarda que depois se alarga à Igreja, como sublinhou o Beato João Paulo II: «São José, assim como cuidou com amor de Maria e se dedicou com empenho jubiloso à educação de Jesus Cristo, assim também guarda e protege o seu Corpo místico, a Igreja, da qual a Virgem Santíssima é figura e modelo» (Exort. ap. Redemptoris Custos, 1).
Como realiza José esta guarda? Com discrição, com humildade, no silêncio, mas com uma presença constante e uma fidelidade total, mesmo quando não consegue entender.” 
O que diz o papa aqui? Com atitudes virtuosas, com hábitos estáveis se exerce a liderança. O líder de verdade não aparece, ele é discreto. Leva 30 pessoas a trabalhar, e não trabalha como 30. Por isso, tem tempo para coordenar, para pensar, para renovar sua fé, seus motivos... Tem tempo para seu casamento, para sua família. A discrição é uma qualidade importantíssima. 
A Pastoral Familiar não vai querer ser o sal de todos os pratos, “metendo o bico” em outras pastorais e movimentos... Mas vamos ter pais que vão acompanhar e educação dos seus filhos no Batismo, na Eucaristia... Isto porque foram bem formados na paternidade e maternidade. Não precisamos de líderes que sejam “porta-bandeira” de escola de samba. O verdadeiro poder deve ser serviço. Ara ter poder dentro de sua comunidade a Pastoral Familiar não pode ser tirânica, mas serviçal. O líder que faz essa opção por servir, traz um princípio de unidade e continuidade. Isso se vê na liderança pessoal e pastoral.  A união é feita de tal modo, a ponto de que, quando o líder é substituído o trabalho não morre porque o grupo está em sintonia. Não basta ser só alguém que manda, mas que é fermento na massa.
São José também era presença constante. Necessitamos, mais do que pessoas brilhantes, que sejam constantes, pessoas com quem a Igreja possa contar quando se precisa. São José atendeu prontamente as orientações do anjo: “Toma o menino e  mãe e vai; agora pega-os e volta...”. São José pode ter passado pela vida sem nenhum brilho social, mas sua presença constante foi fundamental para a Sagrada Família e para o mundo. Mais do que presença brilhante, é preciso ser constante.
São José também nos ensina fidelidade, mesmo quando não conseguimos entender. É preciso mantermos essa fidelidade a Deus, à família, à Igreja. Ser infiel parece que é moda. Quantas pessoas não são fiéis ao seu trabalho, à sua família. Sinal de infidelidade, por exemplo, é fazer um trabalho de manutenção. “Pra que nos preocuparmos... o pessoal está vindo...”.
Um dos trabalhos novos é a Associação de Famílias, outro é o Núcleo de Formação e Espiritualidade. Muitos podem pensar... mas pra quê? Por que não deixar como estava...? Precisamos sair da monotonia. Ou os outros irão em busca das novidades dos que não querem dar espaço para a família, nem para Deus. Existem centros de formação espalhados pelo mundo para formar pessoas para protestarem pelos homossexuais, pelo aborto, etc... O discurso do “Eu sempre fiz assim.” Não é fidelidade, pois esta é uma virtude dinâmica e não estática. Na vida a dois não é preciso ser criativo para dizer sempre: “Eu te amo!” de um modo diferente?! O amor nos faz criar atitudes novas sobre aquilo que é o essencial.
O papa falou da humildade, que no verdadeiro líder se traduz numa ambição (não é contraditório). A ambição de servir deve ser o nervo condutor de todos os impulsos da nossa Pastoral Familiar.
Não é essa exatamente a essência da Pastoral Familiar: cuidar para que os casais vivam o seu caráter esponsal?! Precisamos trabalhar para uma Pastoral Familiar “com moral”.
Necessitamos de pessoas que saibam abrir espaço para a beleza da família, que por si só é atraente. Que saibam abrir espaço para as virtudes... Esses são os novos rumos que deve tomar a Pastoral Familiar na paróquia e na sociedade. Deus nos dá essas “sacudidas”. Um exemplo disso é um papa que renuncia porque reconhecer sua falta de vigor físico e outro que já chega revolucionado com seus gestos. Já ouvi alguém dizer que João Paulo II era para ser visto, Bento XVI para ser ouvido e o  papa Francisco para ser imitado. Já não mais os agentes da segurança ou os mestres de cerimônias que dizem o que ele deve fazer... é o próprio Deus “mexendo” com a sua Igreja. Os ventos estão mudando de rumo. Que Deus “mexa” conosco também. Que nós optemos por aceitar esses novos rumos! Por que não?! Assim a família será como o projeto inicial de Deus. O trabalho e a família mudam o mundo. Trabalhos honestos e competentes tornam o mundo mais justo e famílias unidas tornam o mundo mais humano. 

quarta-feira, 20 de março de 2013

DIA MUNICIPAL DO NASCITURO



Dom Antônio Augusto Dias Duarte celebrará a 

Missa pela Vida na Igreja Nossa Senhora do Parto,

 dia 25 de março, às 10 horas

Rua Rodrigo Silva, 7 - no Centro - tel: 2292-8892

Depois da missa haverá uma panfletagem,
com a distribuição de 50 mil folhetos,
e coleta assinaturas para que um projeto de defesa da vida
 seja aprovado e que sejam criadas no Rio casas de apoio a vida.

sábado, 16 de março de 2013

Renovação na Comissão



Ano novo, papa novo, comissão nova de Pastoral Familiar também.  Seguindo as orientações do Plano de Pastoral da nossa Arquidiocese, Dom Antonio Augusto, bispo animador, fez a renovação da coordenação e dos setores da Pastoral Familiar arquidiocesana, e também das coordenações vicariais que já tinham, pelo menos, dois anos de atuação. A reunião, na quarta-feira, dia 13 de março, foi marcada também por outras novidades, como a criação de mais um Setor na Pastoral e de uma nova organização: a Associação das Famílias.

Ficou curioso?! A nova comissão e essas outras frentes de trabalho serão apresentadas no ENCONTRO DE AGENTES DA PASTORAL FAMILIAR, no próximo sábado, dia 23, a partir das 08h, no auditório do Edifcio João Paulo II, na Gloria. O Encontro, antes destinado aos coordenadores, foi aberto para todos os agentes de Pastoral Familiar e de Movimentos Familiares (ECC, ACC, ENS, EMM, etc...) e, enfim, a todos os que amam e lutam pelas famílias.
O encontro começará com uma celebração e terá pregação de Dom Antonio Augusto, tratando sobre os novos rumos da Pastoral Familiar. Todas as comunidades estão convocadas a trazerem seus agentes para conhecerem as novidades da Pastoral Familiar. O evento é gratuito e não é necessária inscrição. Ah, só não se esqueçam de levarem uma gostosura de comida ou bebida para o nosso lanche partilhado.

quarta-feira, 13 de março de 2013

HABEMUS PAPAM!


Com o coração em festa, a Igreja recebe seu pai e pastor supremos, o novo papa, Francisco I! Que o Espírito Santo o abençoe e conduza nesta missão de vigário de Cristo. Amém.

PLANEJAMENTO NATURAL DA FAMÍLIA


Se você quer saber como planejar sua família de modo natural e também... sobrenatural, sem qualquer agressão ao seu corpo ou ao seu relacionamento conjugal, e em conformidade com a moral cristã, ligue-se neste convite! O Instituto Pró-Família oferecerá em nossa Arquidiocese o curso de Planejamento Familiar e Paternidade e Maternidade Responsáveis. O primeiro curso deste ano de 2013 será no sábado, dia 06/04.
Ele é voltado para casais, mulheres e/ ou agentes de pastoral que desejam conhecer a fundamentação do planejamento natural da família e aprender a utilizar o Método de Ovulação Billings, bem como outros recursos nesta área. Ele ajudará o casal cristão a tomar uma decisão inteligente, deixando de lado a mentalidade anticoncepcional que faz parte da "cultura de morte" em meio a qual nos encontramos, e abrindo-se, de forma responsável, ao dom precioso da vida!
O curso acontecerá das 08h às 18h, no 2o andar do Edifício João Paulo II (R. Benjamin Constant, 23 - próximo à estação do metrô Glória). Sua inscrição pode ser feita na hora. Abrace esta ideia a ajude-nos na divulgação!

domingo, 10 de março de 2013

Vigília pela JMJ de março


Nesta última sexta-feira e madrugada de sábado, os jovens adoradores se reuniram para mais uma vigília na Igreja de Sant'Ana. Neste mês, a tônica da noite não foi apenas a intercessão pela JMJ, mas também a oração pelo Conclave que irá eleger o próximo Papa, e que começará no dia 12. O arcebispo Dom Orani -- juntamente com o bispos auxiliares e diversos sacerdotes -- presidiu a celebração eucarística de abertura e a hora santa pelo conclave.

A adoração teve também como convidados a dupla Rinaldo e Samuel, da Comunidade Canção, que fez a pregação da noite sobre a Campanha da Fraternidade, e a banda Via 33 que conduziu um dos momentos de oração. Foi muito emocionante re-encontrar os seminaristas que estavam na Filosofia I do Seminário São José em 2012, que foram ajudar na Liturgia da Vigília. Foi um momento muito emocionado de troca de experiências com a Pastoral Familiar, por causa do estágio pastoral realizado ao longo do ano passado. Agora na Filosofia II, os rapazes agradeceram a oportunidade de conhecer o trabalho da PF e de como já estão "semeando" esta realidade em suas comunidades.

E em abril teremos novidades: a vigília pela JMJ estará incluída na programação da festa dos 100 dias para a JMJ. Ela começará às 22h na Catedral Metropolitana, com missa presidida pelo padre Reginaldo Manzotti, seguida de procissão num trio elétrico, passando pela Lapa, até a Igreja de Sant'Ana, onde acontecerá a adoração até às 06h, com a presença de vários artistas católicos, como Suely Façanha. Vamos nos unir em oração pela JMJ Rio 2013.

domingo, 3 de março de 2013

Informativo de março

Já está disponível para download, na barra lateral do nosso blog, o informativo "Em Família" deste mês de março. Ele traz uma homenagem ao Papa emérito Bento XVI, e destaca o Encontro de Coordenadores do dia 23 de março e o lançamento do subsídio Hora da Família 2013.
Se você ainda não recebe o informativo diretamente no seu e-mail, pode fazer sua solicitação entrando em contato com pastoralfrj@gmail.com.

sábado, 2 de março de 2013

Nasce mais uma equipe de PF


No Vicariato Oeste, desponta mais uma equipe de Pastoral Familiar. Desta vez, é a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, de Padre Miguel, que fez a apresentação da sua nova equipe completa à comunidade. O envio dos coordenadores aconteceu numa noite de formação  aberta a toda comunidade, no dia 28 de fevereiro, e com a presença de representantes de diversas pastorais e movimentos, além de convidados da paróquia vizinha de São Sebastião e Santa Cecília, de Bangu, que aproveitaram a oportunidade de formação.

O pároco, Pe. Irapuan, iniciou a noite com um momento de oração e passou a palavra a representantes da Comissão Arquidiocesana, que explicaram a todos a proposta da Pastoral Familiar. Depois da palestra e de um momento de debates e "tira-dúvidas", o pároco apresentou a comissão paroquial. Os casais que preencherão cada função (coordenação, secretaria, setores pré-matrimonial, pós-materimonial e casos especiais) e o diácono da paróquia, que os acompanhará, falaram sobre suas propostas, sobre a necessidade de ampliação de captação de agentes pastorais, da integração com a comunidade e do seu projeto de formação doutrinal e pastoral que já começou com um grupo de estudo de todos os documentos e subsídios que tratam da PF. 

Depois da bênção final, a noite terminou com uma verdadeira confraternização, com um lanche gostoso e um papo animado sobre tudo o que foi refletido. Que a Sagrada Família abençoe e faça frutificar mais esta equipe de Pastoral Familiar! 




sexta-feira, 1 de março de 2013

CALENDÁRIO DAS PARÓQUIAS


Já está disponível para download na lateral inferior do nosso blog o CALENDÁRIO DA PASTORAL FAMILIAR 2013 das Paróquias da Arquidiocese. Ele traz datas de Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial, ECC, ACC, outros encontros, retiros, cursos, etc. oferecidos pelas comunidades cariocas. Assim, qualquer pessoa poderá ter acesso às datas e eventos, e ficar por dentro do que está acontecendo pela Arquidiocese.
Como as programações podem sofrer mudanças, incluímos o telefone de contato das paróquias e recomendamos sempre confirmar antes a realização de um evento.
Se a sua paróquia ainda não enviou as datas da sua programação pastoral para 2013, não perca tempo. Entre em contato conosco pelo e-mail pastoralfrj@gmail.com e nos repasse o nome dos eventos, dia e horário e seu calendário será incluído na nossa tabela, que será constantemente atualizada. Você não vai ficar de fora desta rede de comunicação, não é?!
E tem mais... lembre-se de que o espaço do nosso blog está sempre à disposição da sua comunidade para divulgação das suas atividades. Temos um espaço de divulgação também localizado na barra lateral para propaganda dos eventos paroquiais, forâneos e vicariais ligados à Pastoral Familiar. Aproveite. O blog também é seu!