domingo, 23 de fevereiro de 2014

Noite de Formação para o ACC em Irajá


A Paróquia Nossa Senhora da Apresentação, de Irajá (Vicariato Suburbano), promoveu uma noite de formação e oração para os casais da Aliança de Casais com Cristo. O texto bíblico inspirador foi a passagem das Bodas de Caná, com o tema: "Você poderia imaginar Jesus como convidado para o seu casamento?".
Um caminho muito bonito para ajudar a fortalecer as famílias na fé!

 

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Dia de espiritualidade do Vicariato Leopoldina


A Pastoral Familiar do Vicariato Leopoldina, por sugestão de Padre Alex, vigário episcopal, começou este ano a promover para seus agentes de Pastoral Familiar uma série de quatro encontros, intercalando formação e espiritualidade.


Neste sábado, dia 22 de fevereiro, aconteceu o primeiro encontro de espiritualidade com o tema "Caridade". Recepcionados e animados pelo Pe. Rogério, paróco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ramos, o dia começou abençoado. Na primeira parte do encontro, os 50 participantes tiveram uma pregação da "Excelência da Caridade" feita pelos assessores arquidiocesanos do núcleo de formação e Espiritualidade, Tatiana e Ronaldo de Melo. Após o lanche, o dirigente espiritual da Pastoral Familiar do vicariato, Pe. José Rosa, fez uma reflexão sobre o amor na família a partir de palavras do Papa Francisco.
O encerramento foi com uma Hora Santa de Adoração ao Santíssimo Sacramento, presidida pelo vigário Episcopal, Pe. Alex.




quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

UM CONVITE TODO ESPECIAL

O Pe. Leonardo Agostini oferecerá uma formação Bíblico-Teológica para catequistas e agentes de pastoral da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, com o tema: “ANO DA caridade rumo ao sínodo dos bispos sobre a família e a evangelização”. Não é necessário prévia inscrição. Leve sua Bíblia, bloco de anotações e um lanche para ser partilhado.
Não perca esta oportunidade!

Local:
Igreja do Divino Espírito Santo do Estácio de Sá
Rua Estácio de Sá, 167 – próximo à Estação do Metrô do Estácio

Justificativa:
Ano da Caridade, proposto em nossa Arquidiocese para o ano de 2014, é um grande momento de graça, pois nos impulsiona a ser e a viver de acordo com a Caridade do próprio Deus, que “tanto amou o mundo, que entregou o seu único Filho, a fim de que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). Este mundo, tanto amado por Deus, encontra-se marcado por uma profunda mudança de época, na qual antigos e preciosos valores passam por crises e fortes questionamentos, dentre eles a Família, fonte e agente de caridade. Por isso, o Papa Francisco empenhou toda a Igreja, propondo o Sínodo dos Bispos de 2015, a refletir sobre a Evangelização e a Família. Para dar início aos trabalhos, um Documento Preparatório foi elaborado, contendo: uma breve análise da situação, motivações bíblicas, teológicas e um questionário, a fim de se obter de diversos setores da Igreja, inclusive com abertura para outros setores da sociedade, respostas que possam orientar os trabalhos dos Bispos, com o Papa, no referido Sínodo de 2015. Quanto à fundamentação bíblica e teológica, assim está expresso no Documento: “A propósito das fontes bíblicas sobre o matrimônio e a família, nesta circunstância apresentamos somente as referências essenciais. Também no que se refere aos documentos do Magistério, parece oportuno limitar-se aos documentos do Magistério universal da Igreja, integrando-os com alguns textos emanados pelo Pontifício Conselho para a Família e atribuindo aos Bispos participantes no Sínodo a tarefa de dar voz aos documentos dos seus respectivos organismos episcopais.” É vital, portanto, analisar essas referências essenciais.

Objetivo:
Ler e estudar os textos bíblicos citados no Documento para perceber e compreender o porquê são considerados referências essenciais na doutrina do Magistério da Igreja sobre o sacramento do Matrimônio, pelo qual as novas famílias cristãs são estabelecidas como sinais de Deus no mundo.

Metodologia:
O estudo seguirá uma metodologia que ajude a ler, a compreender e a interpretar os textos bíblicos em um nível histórico, teológico e de acordo com a fé da Igreja. Em cada encontro será proposto um exemplo de Leitura Orante. Com isso, espera-se que os resultados obtidos possam ajudar os agentes evangelizadores a transmitir os conhecimentos recebidos em suas comunidades e atividades pastorais, favorecendo a Animação Bíblica das Pastorais, em particular da Iniciação Cristã e Pastoral Familiar.

Programação:
1º Encontro – 15 de março de 2014 (Estudo de Gn 1,1–2,4a; 4b-25; 3,1-24)
2º Encontro – 05 de abril de 2014 (Estudo de Os 1,2–3,3; Ml 2,13-16)
3º Encontro – 26 de julho de 2014 (Estudo de Jo 2,1-11; Mt 5,31-32; 19,3-12)
4º Encontro – 25 de outubro de 2014 (Estudo de Ef 5,21–6,9; Cl 3,18–4,1; 1Pd 2,13–3,7)

Horário:
08h00m – início com a Santa Missa
08h30m – cafezinho partilhado
09h00m – 1º momento do estudo
10h15m – intervalo e cafezinho partilhado
10h30m – 2º momento do estudo
11h30m – perguntas
12h00m – encerramento

Observação:
Será conferido um certificado para quem, no mínimo, participar de três encontros

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Integração entre dioceses

 
A Arquidiocese do Rio de Janeiro esteve presente no dia de formação da Paróquia de Santo Agostinho, da diocese de Nova Iguaçu, que teve como tema "Os desafios pastorais da evangelização familiar". Os coordenadores e assessores cariocas apresentaram as formas de atuação dos setores da Pastoral Familiar: Pré-Matrimonial, Pós-Matrimonial e Casos Especiais.
O encontro aconteceu no dia 16 de fevereiro e foi voltado para as lideranças pastorais da matriz e das nove comunidades, e acompanhado de perto pelo pároco, Pe. João Batista, que acolheu a todos com carinho e simpatia. Participaram também da formação os coordenadores da Pastoral Familiar da Diocese de Nova Iguaçu e o encontro teve momentos de oração, cantos, dinâmica e confraternização.
Esperamos que dê muitos frutos para Deus!
 
 
 
 
 

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Encontro do Papa com os noivos

 
Realizou-se em clima de festa e comoção, na manhã desta sexta-feira, 14 de fevereiro, na Praça São Pedro, a audiência especial do Papa Francisco aos noivos do mundo inteiro, no contexto do encontro "A alegria do Sim para sempre", promovido pelo Pontifício Conselho para a Família, no dia de São Valentim – bispo e mártir, data em que se celebra na Europa, e em vários países do hemisfério norte, o Dia dos Namorados. Foram mais de 25 mil participantes, provenientes de aproximadamente trinta países.
Após uma manhã de cantos, testemunhos, poesias e reflexões, com a presença do presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia – e após o seguinte tuíte do Santo Padre lançado pouco antes de encontrar os noivos: "Jovens, não tenhais medo de vos casar: unidos num matrimônio fiel e fecundo, sereis felizes" –, o Papa saudou os casais presentes e respondeu às perguntas sobre o valor do matrimônio, que três deles lhe fizeram. "Senhor, dai-nos hoje o nosso amor cotidiano."
Foi uma sugestão para a oração que o Papa quis dar aos noivos do mundo inteiro, inspirando-se no Pai-Nosso. De fato, Francisco pediu que se repetisse esta súplica em forma de oração. Respondendo às perguntas de três casais, o Pontífice fez um quadro da sociedade contemporânea: "Muitas pessoas – disse – têm medo de fazer escolhas definitivas, para a vida inteira, parece impossível". "Hoje – acrescentou –, tudo muda rapidamente, nada dura muito tempo." Contudo – explicou o Papa em seu primeiro encontro oficial com os noivos –, o amor é uma relação, "é uma realidade que cresce", "que se constrói como uma casa. E a casa se constrói juntos, não sozinhos": "Construir – acrescentou – significa favorecer e ajudar o crescimento": "Caros noivos, vocês estão se preparando para crescer juntos, para construir esta casa, para viver juntos para sempre. Não queiram construí-la sobre a areia dos sentimentos que vão e que vêm, mas sobre a rocha do amor verdadeiro, o amor que vem de Deus.
A família nasce deste projeto de amor que quer crescer como se constrói uma casa que seja lugar de afeto, de ajuda, de esperança, de apoio. Mas todos juntos: afeto, auxílio, esperança, apoio! Como o amor de Deus é estável e para sempre, assim também queremos que seja estável e para sempre o amor que funda a família. Por favor, não nos deixemos vencer pela "cultura do provisório"! Essa cultura que hoje nos invade a todos, essa cultura do provisório. Isso não é bom!" Diante do medo do "para sempre", a "cura" dia após dia é confiar-se "ao Senhor numa vida que se torna um caminho espiritual cotidiano, feito de passos, de crescimento comum, de compromisso a se tornarem homens e mulheres amadurecidos na fé". Porque – explicou Francisco – o "para sempre" não é somente uma questão de duração: "Um matrimônio não obtém bom êxito somente se dura, mas é importante a sua qualidade.
O desafio dos esposos cristãos é estar juntos e saber amar-se para sempre." Referindo-se ao milagre das bodas de Caná, o Santo Padre recordou aos noivos que "o Senhor pode multiplicar" o amor deles e oferecê-lo "fresco e agradável todos os dias", porque "dispõe de uma reserva infinita", "o renova", "o reforça" e "o torna inda maior quando a família cresce com os filhos". Neste caminho devem ser observadas algumas "regras", já indicadas por Francisco encontrando as famílias: com licença, obrigado, desculpe-me. "Com licença" é um "pedido gentil": "Pedir licença significa saber entrar com cortesia na vida dos outros. Mas ouçam o seguinte: saber entrar com cortesia na vida dos outros não é fácil! Não é fácil! Ao invés, por vezes, se usam maneiras de certo modo pesadas, com botas de montanha! O amor verdadeiro não se impõe com dureza e agressividade." Por outro lado, refletiu o Santo Padre, "em nossas famílias, em nosso mundo, muitas vezes violento e arrogante, é preciso muita cortesia".
Em seguida, falou sobre a gratidão, outro "sentimento importante": "Na relação de vocês, e amanhã na vida matrimonial, é importante manter a consciência clara de que a outra pessoa é um dom de Deus e aos dons de Deus se diz: "Obrigado!" Aos dons se diz: Obrigado! E com essa atitude interior dizer obrigado reciprocamente, para todas as coisas." Depois, um exame de consciência, porque "na vida cometemos erros, muitos erros": o homem é levado "a acusar o outro e a justificar a si mesmo", é "um instinto que está na origem de muitos fracassos: Aprendamos a reconhecer nossos erros e – acrescentou o Santo Padre – a pedir desculpas"; nunca terminar o dia "sem fazer as pazes": "Todos sabemos que não existe a família perfeita, e nem mesmo o marido perfeito, ou a mulher perfeita. Nem falemos da sogra perfeita! Existimos nós, pecadores. Jesus, que nos conhece bem, nos ensina um segredo: jamais terminar o dia sem pedir perdão, sem que a paz volte a nossa casa, a nossa família." Em seguida, fez uma reflexão sobre a festa nupcial: o convite do Papa foi a fazer de modo "que seja uma verdadeira festa, uma festa cristã, não uma festa mundana", porque o que torna o matrimônio "pleno e profundamente verdadeiro" é "a presença do Senhor que se revela e dá a sua graça". "Ele é o segredo da alegria plena, daquela alegria que verdadeiramente aquece o coração": "É bom que o matrimônio de vocês seja sóbrio e ressalte aquilo que é verdadeiramente importante. Alguns estão mais preocupados com os sinais exteriores, com o banquete, as fotografias, as roupas e a flores... São coisas importantes numa festa, mas somente se forem capazes de indicar o verdadeiro motivo da alegria de vocês: a bênção do Senhor sobre o amor de vocês."
Por fim, o Papa dirigiu um pensamento aos jovens que fizeram ou ainda estão fazendo um percurso de preparação para o matrimônio, em vista das núpcias nos próximos meses: uma reflexão sobre o matrimônio, como "trabalho de todos os dias", "trabalho artesanal", para "crescer também em humanidade, como homem e como mulher": "Chegar a isto, alcançar isto: a crescerem juntos, um ao outro. E os filhos terão essa herança de ter tido um pai e uma mãe que cresceram juntos, fazendo-se – um ao outro – mais homem e mais mulher!" (Fonte: site vatican News)

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Câmara promove enquete sobre conceito de família

Texto-base para o Estatuto da Família define entidade familiar como o núcleo formado a partir da união entre homem e mulher.
  
A polêmica sobre conceito de família é tema da nova enquete do Portal da Câmara, incluída nesta terça-feira (11). O objetivo é avaliar se os cidadãos são favoráveis ou contrários ao conceito incluído no Projeto de Lei 6583/13, do deputado Anderson Ferreira (PR-PE), que cria o Estatuto da Família. De acordo com o texto, que apresenta diretrizes de políticas públicas voltadas para a entidade familiar e obriga o poder público a garantir as condições mínimas para a “sobrevivência” desse núcleo, família é formada a partir da união entre homem e mulher.
O deputado argumenta que “a família vem sofrendo com as rápidas mudanças ocorridas em sociedade”. E que, apesar de a Constituição prever que o Estado deva proteger esse núcleo, “o fato é que não há políticas públicas efetivas voltadas para a valorização da família e ao enfrentamento de questões complexas no mundo contemporâneo”.
No último dia 5, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, criou uma comissão especial para analisar a proposta. Os líderes partidários deverão indicar os integrantes da comissão, que será formada por 23 deputados titulares.
E você? É a favor ou contra o conceito de família como núcleo formado “a partir da união entre homem e mulher”? Participe da enquete e deixe também o seu comentário.

(Fonte: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITOS-HUMANOS/461790-CAMARA-PROMOVE-ENQUETE-SOBRE-CONCEITO-DE-FAMILIA.html)

OBS: Acesse o link acima e clique na palavra “enquete” para votar SIM!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Santa sé respalda o DVD “sim aceito” por seu conteúdo e valor pastoral

O Pontifício Conselho da Família decidiu conceder seu apoio a série documental “Sim Aceito – Segredos para um casamento Feliz” distribuídas no Brasil pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar ligada a CNBB.
O Presidente do Pontifício Conselho, Monsenhor Vincenzo Paglia, em uma carta dirigida ao diretor da Produtora, indica que o DVD “Sim Aceito” deve ter a partir de agora a menção: “Apoiado pelo Pontifício Conselho da Familia”. Como um reconhecimento de seu conteúdo e valor pastoral pela Santa Sede. Monsenhor Paglia expressa também em sua carta ao diretor da produtora, datada de 15 de janeiro de 2014, sua “gratidão pelo trabalho ao serviço da família e da vida”.
Este reconhecimento é uma prova de que os temas da família e da vida são alta prioridade na agenda do Papa Francisco, é por isso que convocou para outubro um sínodo extraordinário de Bispos com o tema voltado para a pastoral da família. O DVD pode ser adquirido no site da Pastoral Familiar Nacional.

(Fonte: http://noticias.cancaonova.com/dvd-sim-aceito-tem-apoio-da-santa-se/)

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Prece pelos enfermos

Nós vos pedimos, Senhor, que abençoeis
todos os enfermos, vossos filhos,
nossos irmãos e irmãs.
Fortificai-os na fé e na esperança
e concedei-lhes o dom da saúde,
pois só vós podeis restituir todas as coisas.
Na força do vosso Espírito Santo,
ungi-os com o óleo da vida,
para que possam renovar as energias
e se restabelecer.
Concedei sabedoria a todos os médicos e enfermeiros
que se dedicam aos enfermos.
Ó Deus, nós vos bendizemos,
porque sois o Espírito de vida,
proteção e salvação
a todos os doentes. Amém.
 
Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!
 


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Mais uma...

Acaba uma, começa outra... Falamos das novelas. Fazem parte da cultura midática brasileira, e isso é inegável. Mas... será que só existe isso para se fazer à noite? Sentar em frente à TV e nos deixarmos levar pelas ideias e valores que as emissoras televisivas querem nos impor? Desde adolescentes lutamos tanto por liberdade, e terminamos escravos de coisas tão fúteis e pequenas...
Hoje mesmo escutávamos em um programa da Rádio Catedral uma profunda reflexão: começa a novela, chamada "Em Família". O apresentador do programa lembrava que as novelas brasileiras em nada refletem o que a família brasileira é e muito menos o que ela almeja ser. Em vez de aproveitarem o espaço caro e precioso que lhes é dado para dar exemplo edificantes, os autores destas novelas só nos mostram tensas aberrações que são fruto de suas mentes moralmente distorcidas.
E muitos católicos assistem tais novelas. Acham que estão imunes? Perigosa Inocência.
Há vida fora das novelas. Durma mais cedo, leia um bom livro, faça um esporte, jogue um jogo em família ou jogue simplesmente conversa fora. Rezem juntos. Visite um idoso ou doente da sua família. Faça a experiência e você verá como você e todos à sua volta só tem a ganhar.
E mais: escreva para a emissora, critique o que estiver errado, escreva para os patrocinadores de tais programas e ameace boicotar seus produtos por discordar da linha de pensamento e comportamento apresentada... Você não imagina a força que um telespectador tem... 
Tenha a coragem de apertar o OFF.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Excelente reportagem na Zenit

Preparação imediata para o Matrimônio: "Aproveitar todas as ocasiões para aprofundar o sentido daquilo que se realiza no sacramento"
Esta preparação para o sacramento do Matrimônio deveria ser o remate de uma catequese que ajude os noivos cristãos a percorrer de novo, conscientemente, o seu itinerário sacramental.
Por André Parreira
 
SÃO PAULO, 31 de Janeiro de 2014 (Zenit.org) - Em nosso itinerário pela preparação do Matrimônio, seguimos pincelando comentários sobre diversos temas, sempre citados no documento Preparação para o Sacramento do Matrimônio publicado em 1996 pelo Conselho Pontifício para a Família. Partimos da necessidade de um planejamento estratégico para a vida, passamos por tópicos da Preparação Remota e exploramos os pontos que considero como “chaves” da Preparação Próxima. Contudo, a sabedoria da Igreja nos propõe que haja um momento adicional de formação ofertado na proximidade do casamento, chamado de Preparação Imediata. Além de ser uma revisão da etapa anterior de modo intensivo, é também oportunidade para que se promova para os noivos momentos de oração “em que o encontro com o Senhor possa fazer descobrir a profundidade e a beleza da vida sobrenatural” (PSM-50). Além disso, é tempo de realizar a preparação litúrgica de modo adequado e promover os “colóquios” com o pároco, ou seja, as conversas de conhecimento e preparação.
Não pense muito para responder: temos visto a Preparação Imediata acontecer em nossas paróquias?
O que vejo acontecer em várias paróquias é a Preparação Próxima sendo realizada de modo resumido e às vésperas do casamento, não sobrando espaço para a Preparação Imediata. Contudo, a separação em três momentos ocorre de forma pedagógica, pois um é continuidade do outro enquanto constituem os cursos de preparação para o Matrimônio. Se os noivos tiverem oportunidade de serem preparados desde crianças em suas famílias e em suas vidas paroquiais, quando pensarem em casamento, buscarão conhecimento e discernimento em um momento de preparação prolongado e aprofundado. E, com a proximidade da celebração, encontrarão a Preparação Imediata, um momento como "o remate de uma catequese que ajude os noivos cristãos a percorrer de novo, conscientemente, o seu itinerário sacramental." (PSM53)
O PSM ainda nos alerta para que somente sejam dispensados deste momento os casais com "causas proporcionalmente graves"(PSM51) onde haja urgência para o Matrimônio. Mas, ainda assim, pede-se que o pároco e a equipe de preparação procurem proporcionar a estes casais "algumas ocasiões para recuperar o conhecimento conveniente dos aspectos doutrinais, morais e sacramentais que foram expostos como próprios da preparação próxima e, por fim, inseri-los-ão na fase de preparação imediata". (PSM51)
Note como a Igreja considera que um casal que se aproxima do altar já deva ter passado pela preparação próxima. Mas temos visto justamente o contrário, temos visto a oferta desta etapa no momento em que os noivos procuram a secretaria paroquial para marcarem o casamento ou solicitarem alguma documentação. Muitos, talvez a maioria daqueles que buscam se casar na Igreja, se assustam ao saberem da exigência de se realizar o encontro/curso de noivos. A preparação imediata como é sugerida pela Igreja, só poderia acontecer se os encontros/cursos de noivos já tivessem ocorridos com a antecedência mínima de seis meses ao casamento e de forma aprofundada, tal qual já comentamos em artigos anteriores, dando destaque à preparação feita em vários encontros. Assim, alguns meses após sua conclusão e com maior proximidade do casamento, o casal poderia ter mais um momento formativo "para iniciar os noivos no rito matrimonial.
Nesta preparação, além de se aprofundar a doutrina cristã sobre o Matrimônio e a família, com particular referência aos deveres morais, os nubentes devem ser ajudados a tomar parte consciente e ativa na celebração nupcial, entendendo também o significado dos gestos e dos textos litúrgicos."(PSM52).
Se já não era fácil organizar um momento, o que diremos de dois? Como administrar a Preparação Próxima e a Imediata?
O caminho é o planejamento e a promoção de tais momentos. A preparação próxima poderia ser divulgada nas paróquias assim como se divulgam encontros e retiros, mostrando que todos aqueles que namoram e já pensam em casamento, mesmo sem data marcada, podem participar de um momento de reflexão oferecido pela paróquia. Para isso temos os avisos nas missas, entrega de folhetos, utilização dos programas de rádio e divulgação dentro dos vários movimentos e pastorais. Uma vez que estamos seguros que o "futuro da humanidade passa pela família"(João Paulo II), não podemos poupar esforços para bem prepará-la. Devemos motivar os noivos a buscarem espontaneamente a formação. Sabemos que os "operários são poucos" e nem sempre há colaboradores disponíveis para a oferta dos momentos de preparação em várias datas. Nas paróquias onde a Pastoral Familiar existe de forma estruturada, tais momentos conseguem ambiente mais favorável para se estabelecerem. Se não há tal pastoral, deve-se recorrer ao apoio de outras pastorais, pois todos estão relacionados com a urgência de se apoiar as famílias. Contudo, nunca se pode esquecer da responsabilidade dos agentes que trabalham com noivos, que devem estar em constante formação e serem fiéis ao Magistério da Igreja, como já temos comentado em vários outros momentos e em especial na Edição do Zenit de 04 de Outubro de 2013 (A segurança do conteúdo deve ser o centro e o objetivo essencial dos cursos).
 
Pensando em nossa paróquia: Quantas vezes você escutou, no último ano, um aviso na missa sobre um encontro, retiro ou reunião para namorados e noivos? E quantas vezes recebeu alguma propaganda sobre a preparação para o Matrimônio?
Se oferecermos os encontros/cursos de noivos como este momento privilegiado de reflexão, a preparação imediata será realmente uma revisão e pode até ser um reencontro dos casais que já fizeram a preparação próxima. Nela, haverá tempo para tratar de aspectos litúrgicos e canônicos da celebração, também bastante esquecido ou atropelados por alguns noivos. Em nossos próximos artigos, vamos comentar alguns destes aspectos que tem feito da celebração do casamento uma grande indústria que esvazia de sentido o momento religioso.