quarta-feira, 26 de março de 2014

DIA EM DEFESA DA VIDA

No dia 25 de março, em que a Igreja celebra a festa da Anunciação do Senhor, a Igreja Nossa Senhora do Parto, no Centro da Cidade estava em festa. Além da Missa solene, às 13h30 presidida por Dom Antonio Augusto, aconteceu a inauguração do Centro Social Nossa Senhora do parto. A iniciativa contará com voluntários de diversas áreas que vão dar assistência a gestantes carentes. O Centro começa com uma sala de atendimento multidisciplinar para mulheres em risco social.
O espaço é modesto, mas é inteiramente consagrado à defesa da vida. Ele funcionará de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h e oferecerá atendimento psicoterapêutico para as gestantes, atendimento jurídico e de defesa da mulher, terapia de família e o “Projeto Maternidade Responsável” que dará formação para as gestantes na área de puericultura, amamentação, etc.

sábado, 22 de março de 2014

Encontro para agentes - 2014

 
O auditório do Edifício João Paulo II ficou cheio ao receber os agentes de Pastoral Familiar e movimentos familiares para o 15º Encontro de Agentes de Pastoral Familiar da Arquidiocese do Rio de Janeiro. O evento aconteceu no sábado, dia 22 de março, começando com uma celebração da palavra presidida pelo diácono Joaquim. A primeira palestra foi feita por Dom Antonio Augusto, nosso bispo animador. O tema foi “A Alegria do Evangelho”, toda inspirada no texto do Papa Francisco. O segundo momento de formação – “A Alegria do Evangelho em Família” – foi conduzido pelo casal Jorge e Neíte, do Setor Pós-Matrimonial.

quarta-feira, 19 de março de 2014

São José, rogai por nós!

Rezemos a São José, patrono da Igreja e proteror da Sagrada Família e também das nossas famílias para que interceda por nós, por este momento em que vivemos tantas ameaças à preservação da dignidade humana e da própria instituição familiar. Assim como em seu tempo aui na terra, hoje nos ronadam muitas ameaças de morte... Glorioso São José, rogai por nós!

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ
A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de Vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança solicitamos o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade, que os uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus conquistou com seu sangue,e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder. Protegei, ó Guarda providente da Divina Família, a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas; assim como outrora salvastes da morte a vida do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas de seus inimigos e contra toda adversidade. Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo, e sustentados com vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no céu a eterna bem-aventurança. Assim seja.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Parabéns, mulher!

Neste dia 08 de março, dia Internacional da Mulher, queremos rogar a intercessão daquela que é a Mulher por excelência, Maria, sobre todas as mulheres. Filhas, esposas, mães, avós, profissionais, consagradas e guerreiras nas lutas do dia-a-dia.
Pedimos sobre cada uma delas -- especialmente as mais sofredoras -- a proteção maternal de Nossa Senhora!
 
 

quarta-feira, 5 de março de 2014

CF/2014 em família


Começamos o tempo litúrgico da Quaresma. Tempo em que a Igreja, como mãe e mestra, a nos prepararmos bem para vivenciarmos o tempo pascal purificando o coração. Práticas recomendáveis para este fim são o jejum, a esmola e a oração.
Neste tempo também, a Igreja no Brasil nos convida a refletirmos, rezarmos e agirmos sobre um aspecto bem concreto que fere nossa realidade, através da Campanha da Fraternidade. O tema de 2014 é o Tráfico de Pessoas, realidade triste, envolvida pela miséria e escravidão, que está muito mais perto de nós do que possamos imaginar.
Somos todos convidados a dispor do nosso tempo de oração e reflexão através do livreto "Campanha da Fraternidade em Família", que pode ser adquirido nas paróquias ou nas sedes dos vicariatos. Além de encontros de reflexão que podemos fazer com familiares, amigos e vizinhos, a publicação também traz o roteiro da Via Sacra. Adquira logo o seu e viva uma santa quaresma, em família!

segunda-feira, 3 de março de 2014

Ataques por todos os lados

Os ataques à Igreja Católica continuam por todos os lados. A Comissão da ONU que defende os direitos das crianças -- vejam só! -- escreveram um artigo solicitando à Igreja que mude seus ensinamentos sobre o aborto e a homossexualidade. Entre outras coisas, o artigo pede a Igreja que não excomungue mais quem participa do aborto.
E tem mais: o grupo "Católicas" pelo Direito de Decidir estão fazendo um manifesto para que o Estado do Vaticano não participe mais da ONU. Mas todos não podemos ajudar, não fiquem de braços cruzados. Acesse o site www.defendtheholysee.com/pt/ e assine em favor da permanência da Santa Sé.
 

domingo, 2 de março de 2014

Palestras sobre sexualidade e matrimônio

 
Mais uma bonita parceria: Pastoral Familiar e Iniciação Cristã. A Paróquia São Tiago de Inhaúma (Vicariato Suburbano) reuniu seus catequizandos e catecúmenos jovens e adultos para duas palestras, contando com a ajuda da Pastoral Familiar. Os temas foram "O Sacramento do Matrimônio" para o grupo do catecumenato, que já está para receber os sacramentos da Iniciação Cristã no próximo Sábado Santo e a outra palestra sobre "Sexualidade e Afetividade" reunindo os grupos do pré-catecumenato e pós-catecumenato.
Como é bonito ver a pastoral orgânica acontecendo, quando todos trabalham juntos em coordenação de esforços para edificar cada vez mais e melhor o Corpo Místico de Cristo.