segunda-feira, 28 de abril de 2014

Santa Gianna Beretta Molla, rogai por nós!

 
"Jesus, desejo viver sempre e morrer sempre no teu coração e não mais sair dele. Para te agradecer e para reparar as minhas infidelidades do passado, te doo meu pobre coração e o consagrou a Ti, oh meu Jesus, e tomo a decisão com a tua ajuda de não mais pecar."
(Santa Gianna)

terça-feira, 22 de abril de 2014

EPVM na Taquara

Recebemos fotos do Encontro de Preparação para Vida Matrimonial realizado nos dias 14 e 23/03, das 7h às 12h e no dia 31/03, das 7h às 17h, na Paróquia Nossa Senhora, Mãe da Divina Providência (vicariato Jacarepaguá). Esse ano, entre os pontos marcantes, podem ser destacados a palestra sobre paternidade/ maternidade responsável, ministrada pela Zezé do grupo Pró-Vida, e a palestra para os sogros e sogras, que no final, se reúnem com os noivos para um momento de confraternização. A palestra com Diácono Antônio sobre o sacramento do matrimônio foi também muito esclarecedora para um passo tão importante para a vida dos noivos. Acesse o link abaixo e confira todas as fotos!

https://www.flickr.com/photos/nsmaedivprovidencia/sets/72157644122867103/
  

Mensagem de Páscoa Urbi et Orbi do Papa Francisco 2014


«Christus surrexit, venite et videte».
Amados irmãos e irmãs, boa Páscoa!
Ressoa na Igreja espalhada por todo o mundo o anúncio do anjo às mulheres: «Não tenhais medo. Sei que buscais Jesus, o crucificado; não está aqui, pois ressuscitou (...). Vinde, vede o lugar onde jazia» (Mt 28, 5-6). Este é o ponto culminante do Evangelho, é a Boa Nova por excelência: Jesus, o crucificado, ressuscitou! Este acontecimento está na base da nossa fé e da nossa esperança: se Cristo não tivesse ressuscitado, o cristianismo perderia o seu valor; toda a missão da Igreja via esgotar-se o seu ímpeto, porque dali partiu e sempre parte de novo.
A mensagem que os cristãos levam ao mundo é esta: Jesus, o Amor encarnado, morreu na cruz pelos nossos pecados, mas Deus Pai ressuscitou-O e fê-Lo Senhor da vida e da morte. Em Jesus, o Amor triunfou sobre o ódio, a misericórdia sobre o pecado, o bem sobre o mal, a verdade sobre a mentira, a vida sobre a morte. Por isso, nós dizemos a todos: «Vinde e vede». Em cada situação humana, marcada pela fragilidade, o pecado e a morte, a Boa Nova não é apenas uma palavra, mas é um testemunho de amor gratuito e fiel: é sair de si mesmo para ir ao encontro do outro, é permanecer junto de quem a vida feriu, é partilhar com quem não tem o necessário, é ficar ao lado de quem está doente, é idoso ou excluído... «Vinde e vede»: o Amor é mais forte, o Amor dá vida, o Amor faz florescer a esperança no deserto.
Com esta jubilosa certeza no coração, hoje voltamo-nos para Vós, Senhor ressuscitado! Ajudai-nos a procurar-Vos para que todos possamos encontrar-Vos, saber que temos um Pai e não nos sentimos órfãos; que podemos amar-Vos e adorar-Vos. Ajudai-nos a vencer a chaga da fome, agravada pelos conflitos e por um desperdício imenso de que muitas vezes somos cúmplices. Tornai-nos capazes de proteger os indefesos, sobretudo as crianças, as mulheres e os idosos, por vezes objecto de exploração e de abandono.
Fazei que possamos cuidar dos irmãos atingidos pela epidemia de ébola na Guiné Conacri, Serra Leoa e Libéria, e daqueles que são afectados por tantas outras doenças, que se difundem também pela negligência e a pobreza extrema.
Consolai quantos hoje não podem celebrar a Páscoa com os seus entes queridos porque foram arrancados injustamente dos seus carinhos, como as numerosas pessoas, sacerdotes e leigos, que foram sequestradas em diferentes partes do mundo.
Confortai aqueles que deixaram as suas terras emigrando para lugares onde possam esperar um futuro melhor, viver a própria vida com dignidade e, não raro, professar livremente a sua fé. Pedimo-Vos, Jesus glorioso, que façais cessar toda a guerra, toda a hostilidade grande ou pequena, antiga ou recente! Suplicamo-Vos, em particular, pela Síria, para que quantos sofrem as consequências do conflito possam receber a ajuda humanitária necessária e as partes em causa cessem de usar a força para semear morte, sobretudo contra a população inerme, mas tenham a audácia de negociar a paz, há tanto tempo esperada. P
edimo-Vos que conforteis as vítimas das violências fratricidas no Iraque e sustenteis as esperanças suscitadas pela retomada das negociações entre israelitas e palestinianos.
Imploramo-Vos que se ponha fim aos combates na República Centro-Africana e que cessem os hediondos ataques terroristas em algumas zonas da Nigéria e as violências no Sudão do Sul. Pedimos-Vos que os ânimos se inclinem para a reconciliação e a concórdia fraterna na Venezuela.
Pela vossa Ressurreição, que este ano celebramos juntamente com as Igrejas que seguem o calendário juliano, vos pedimos que ilumine e inspire as iniciativas de pacificação na Ucrânia, para que todas as partes interessadas, apoiadas pela Comunidade internacional, possam empreender todo esforço para impedir a violência e construir, num espírito de unidade e diálogo, o futuro do País.
Pedimo-Vos, Senhor, por todos os povos da terra: Vós que vencestes a morte, dai-nos a vossa vida, dai-nos a vossa paz!

sábado, 19 de abril de 2014

Feliz Páscoa!


“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos.” (Jo 15,13)
Neste tempo de Páscoa, essa grande verdade grita ao nosso coração: só encontramos a verdadeira felicidade quando somos capazes de nos libertarmos do nosso próprio egoísmo e renascermos para uma vida de doação. Páscoa é a festa da vida nova, do perdão, da alegria e da esperança. Que todos esses bons sentimentos renovem o seu coração e os de todos os seus!
Feliz Páscoa!
São os votos da Pastoral Familiar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
 
 

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Programação intensa

Programação intensa da Pastoral Familiar em todas as comunidades da Arquidiocese. Registramos aqui apenas alguns exemplos que nos chegaram recentemente:

Palestra com o tema "Afetividade e Sexualidade" para o Grupo Jovem da Paróquia Santa Bernadete (vic. Leopoldina) e da Capela Sâo Daniel Profeta.




Reunião com a equipe de Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (vic. Leopoldina), na Ilha do Governador, para formação do recém-renovado Setor Pré-Matrimonial, que retomará suas atividades com nova coordenação e novos projetos neste ano de 2014.





Pregação de avivamento da Pastoral Familiar para a 2a Forania do vicariato Oeste, que aconteceu na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, em Santíssimo.






E o I Encontro para as Famílias, organizado pela equipe de Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (vic. Leopoldina), de Ramos.








domingo, 6 de abril de 2014

Curso Bíblico: Caridade e Família

 
No sábado dia 05 de abril pela manhã, aconteceu o segundo encontro do Curso Bíblico, unindo os temas "Caridade e Família". O professor é o biblista Pe. Leonardo Agostini, da Igreja do Divino Espírito Santo, no Estácio, onde o curso está acontecendo.
A propaganda com as datas e horários do curso está na barra lateral do nosso blog. Ele é promovido já há alguns anos por iniciativa da Iniciação Cristã, mas o tema deste ano diz muito, sem dúvida, aos agentes de Pastoral Familiar também, por isso, todos estamos convocados.
A Igreja estava lotada e todos, catequistas e agentes da PF, ficaram maravilhados com a profundidade da análise dos textos bíblicos feita de forma irretocável por Pe. Leonardo. Os trechos bíblios são interpretados a partir das seguintes visões: (1) histórica, (2) literária, (3) teológica e (4) pastoral. Vale muito a pena participar.
Mesmo se você perdeu os dois primeiros encontros, não faz mal. Comprareça nos próximos que serão nos dias 26 de julho e 25 de outubro. Devido à riqueza do conteúdo e ao pouco tempo disponível, é bem provável que Pe. Leonardo ainda marque um outro sábado extra para que todas as passagens bíblicas propostas na sua ementa sejam tratadas. Caso isso aconteça (e todos os participantes gritaram unânimes um sonoro "sim!") avisaremos de pronto em nosso blog.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

CATEQUESE SOBRE O MATRIMÔNIO


Confira a Catequese do papa Francisco na íntegra!
Praça Pedro, quarta-feira, 2 de abril de 2014
Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal

Hoje concluímos o ciclo de catequeses sobre os sacramentos falando do matrimônio. Este sacramento nos conduz ao coração do desígnio de Deus, que é um desígnio de aliança com o seu povo, com todos nós, um desígnio de comunhão. No início do Livro do Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, no ápice do relato da criação se diz: “Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e mulher… Por isto o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne” (Gen 1, 27; 2, 24). A imagem de Deus é o casal matrimonial: o homem e a mulher; não somente o homem, não somente a mulher, mas todos os dois. Esta é a imagem de Deus: o amor, a aliança de Deus conosco é representada naquela aliança entre o homem e a mulher. E isto é muito belo! Fomos criados para amar, como reflexo de Deus e do seu amor. E na união conjugal, o homem e a mulher realizam esta vocação no sinal da reciprocidade e da comunhão de vida plena e definitiva.

1. Quando um homem e uma mulher celebram o sacramento do matrimônio, Deus, por assim dizer, reflete-se neles, imprime neles seus próprios traços e o caráter indelével do seu amor. O matrimônio é o ícone do amor de Deus por nós. Também Deus, de fato, é comunhão: as três Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo vivem desde sempre e para sempre em perfeita unidade. E é justamente esse o mistério do matrimônio: Deus faz dois esposos uma só existência. A Bíblia usa uma expressão forte e diz “uma única carne”, tão íntima é a união entre o homem e a mulher no matrimônio. E é justamente esse o mistério do matrimônio: o amor de Deus que se reflete no casal que decide viver junto. Por isto, o homem deixa a sua casa, a casa dos seus pais e vai viver com sua esposa e se une tão fortemente a ela que os dois se tornam – diz a Bíblia – uma só carne. Mas vocês, esposos, lembra-se disso? Estão conscientes do grande presente que o Senhor vos deu? O verdadeiro “presente de casamento” é este! Na vossa união há o reflexo da Santíssima Trindade e com a graça de Cristo vocês são um ícone vivo e credível de Deus e do seu amor.

2. São Paulo, na Carta aos Efésios, coloca em destaque que nos esposos cristãos se reflete um mistério grande: a relação instituída por Cristo com a Igreja, uma relação nupcial (cfr Ef 5, 21-33). A Igreja é a esposa de Cristo. Esta é a relação. Isto significa que o matrimônio responde a uma vocação específica e deve ser considerada como uma consagração (cfr Gaudium et spes, 48; Familiaris consortio, 56). É uma consagração: o homem e a mulher são consagrados em seu amor. Os esposos, de fato, em força do Sacramento, são revestidos de uma verdadeira e própria missão, para que possam tornar visível, a partir de coisas simples, cotidianas, o amor com que Cristo ama a sua Igreja, continuando a doar a vida por ela, na fidelidade e no serviço.

3. É realmente um desígnio maravilhoso aquele que é inerente ao matrimônio! E acontece na simplicidade e também na fragilidade da condição humana. Sabemos bem quantas dificuldades e provações conhecem a vida de dois esposos… O importante é manter viva a ligação com Deus, que está na base da ligação conjugal. E a verdadeira ligação é sempre com o Senhor. Quando a família reza, a ligação se mantém. Quando o esposo reza pela esposa e a esposa reza pelo esposo, aquela ligação se torna forte; um reza pelo outro. É verdade que na vida matrimonial há tantas dificuldades, tantas; seja o trabalho, seja que o dinheiro não basta, seja que as crianças tenham problemas. Tantas dificuldades. E tantas vezes o marido e a mulher se tornam um pouco nervosos e brigam entre si. Brigam, é assim, sempre se briga no matrimônio, algumas vezes voam até os pratos. Mas não devemos ficar tristes por isto, a condição humana é assim. E o segredo é que o amor é mais forte que o momento no qual se briga e por isto eu aconselho aos esposos sempre: não terminem um dia no qual tenham brigado sem fazer as pazes. Sempre! E para fazer as pazes não é necessário chamar as Nações Unidas, que venham pra casa fazer a paz. É suficiente um pequeno gesto, um carinho, um olá! E amanhã! E amanhã se começa uma outra vez. E esta é a vida, levá-la adiante assim, levá-la adiante com a coragem de querer vivê-la juntos. E isto é grande, é belo! É algo belíssimo a vida matrimonial e devemos protegê-la sempre, proteger os filhos. Outras vezes eu disse nesta Praça uma coisa que ajuda tanto a vida matrimonial. São três palavras que devem ser ditas sempre, três palavras que devem estar em casa: com licença, obrigado e desculpa. As três palavras mágicas. “Com licença”: para não ser invasivo na vida dos cônjuges. Com licença, mas o que te parece? Com licença, permito-me. “Obrigado”: agradecer o cônjuge; agradecer por aquilo que fez por mim, agradecer por isto. Aquela beleza de dar graças! E como todos nós erramos, aquela outra palavra que é um pouco difícil de dizê-la, mas é preciso dizê-la: “desculpa”. Com licença, obrigado e desculpa. Com estas três palavras, com a oração do esposo pela esposa e vice-versa, com fazer as pazes sempre antes que termine o dia, o matrimônio seguirá adiante. As três palavras mágicas, a oração e fazer as pazes sempre. Que o Senhor vos abençoe e rezem por mim.