terça-feira, 28 de outubro de 2014

Oração de Consagração do Matrimônio


Meu Deus, animado pelo poder e pela força do Sacramento do Matrimônio, encontro-me hoje aqui, para consagrar totalmente e mais uma vez nosso relacionamento. 
Consagro e relembro agora, com alegria, o dia em que pronunciamos no altar, perante o sacerdote, nossos parentes e amigos, o compromisso de nos tornarmos uma só carne através de um Sim, selado, confirmado e abençoado pelo Senhor. 
Consagro nosso passado… Cada dia do nosso casamento em que pensei que não fosse capaz de sustentar e levar adiante o meu Sim. Entrego tudo ao Seu Amor, pedindo que cure em nosso coração as feridas que causaram dor e ressentimento. 
Consagro nosso presente… Todas as situações que estamos vivendo agora coloco em Suas mãos. As dificuldades e as alegrias de nossa vida em comum. Peço a graça para dizer meu Sim no dia de hoje, pedindo perdão e perdoando profundamente (meu esposo/minha esposa). 
Consagro nosso futuro… Consagro o Sim de cada dia que há de vir, vivendo cada um destes dias com o mesmo amor e entusiasmo do dia de nosso casamento. 
Comprometo-me, deste momento em diante, a ser um instrumento de santificação e salvação eterna para (meu marido/minha esposa). 
Amém. 
(Autor: Pe. Eduardo Dougherty, scj)

terça-feira, 21 de outubro de 2014

21 de OUTUBRO

Hoje é Dia Nacional de Valorização da Família!

Oremos e trabalhemos por todas as famílias e pelos bons frutos do Sínodo dos bispos que debateu e continuará debatendo o desafio da evangelização das famílias no mundo de hoje!



segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Congresso da Pastoral Familiar 2014



Neste sábado, dia 18 de outubro, aconteceu o Congresso Arquidiocesano de Pastoral Familiar do Rio de Janeiro. A abertura foi com uma celebração da Palavra presidida pelo diácono Antonio Alfredo, seguida das palavras de Dom Antonio Augusto Dias Duarte, bispo animador da Pastoral.
A programação teve apresentações de várias propostas interessantes:

- O caminho de santificação do casal fluminense, Zélia e Jerônimo de Castro
- Métodos naturais de Planejamento Familiar trazidos pelas equipes do Creighton Model System e do Instituto Pró-Família
- Os cursos do INAPAF para formação à distância de agentes de Pastoral Familiar
- O Curso do Casamento e o Projeto Alpha: projetos de âmbito internacional para casais, famílias e jovens

O encerramento foi com a Santa Missa, presidida por Dom Antonio Augusto. Um dia abençoado! Para quem se entregou sem medo e com ousadia à ação do Espírito Santo, o coração saiu, sem dúvida, abrasado!







terça-feira, 14 de outubro de 2014

Contagem regressiva! (3)

Temos nosso encontro marcado neste sábado, dia 18/10, das 08h30 às 16h, no 2o andar do Edifício João Paulo II. É o CONGRESSO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL FAMILIAR.
Temos muito o que refletir e celebrar!
E segue nossa retrospectiva!

CURSO DO SETOR PRÉ-MATRIMONIAL (setembro)






SEMANA NACIONAL DA VIDA (outubro)






Contagem regressiva! (2)

Sábado, dia 18! É o nosso grande encontro: o CONGRESSO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL FAMILIAR. Para todos os agentes de Pastoral Familiar e também todos os que trabalham em movimentos, grupos e associações em prol da defesa da vida e da promoção das famílias: Equipes de Nossa Senhora, Instituto Pró-Família, Movimento familiar Cristão, Encontro de Casais com Cristo, Aliança de Casais com Cristo, Encontro Matrimonial Mundial, Secretaria das Famílias da Renovação Carismática, etc... Esperamos ver a família toda unida!
Vamos a mais uns momentos marcantes deste nosso segundo semestre?!

TERÇO DA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (Agosto)






ENCERRAMENTO DA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (agosto)



CURSO DO SETOR CASOS ESPECIAIS (agosto)







segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Contagem regressiva!

Na contagem regressiva para o nosso CONGRESSO ARQUIDIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR, que será neste sábado, dia 18/10, temos muito o que reviver deste ano de 2014. Vamos recordar este segundo semestre?

CURSO DO SETOR PÓS-MATRIMONIAL (jul)





ABERTURAS DA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (agosto)