sexta-feira, 26 de novembro de 2010

VIGÍLIA EM UNIÃO COM O SANTO PADRE


Conforme já havíamos noticiado em nosso blog, o Papa Bento XVI celebrará no dia 27, véspera do primeiro domingo do Advento, a VIGÍLIA PELA VIDA NASCENTE. Oa cardeais Antonio Cardeal Cañizares Llovera, Prefeito da Congregação, para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, e Ennio Cardeal Antonelli, Presidente do Pontifício Conselho para a Família, enviaram à CNBB a seguinte carta


Eminência/Excelência,
No próximo sábado 27 de novembro, o Santo Padre celebrará na Basílica de São Pedro em Roma uma solene “Vigília pela vida nascente” em coincidência com as Primeiras Vésperas do primeiro Domingo de Advento e na perspectiva da solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Vigília incluirá também, além das Vésperas, a adoração eucarística, para agradecer o Senhor que, através da entrega total si próprio, deu sentido e valor a toda vida humana, e também para invocar a sua proteção sobre cada ser humano.
O Santo Padre deseja que os Bispos presidam nas Igrejas particulares celebrações análogas e envolvam as paróquias, as comunidades religiosas, as associações e os movimentos. Por esse motivo, nos pede que façamos em seu nome este convite.
Todos nós estamos conscientes dos perigos que hoje ameaçam a vida humana por causa da cultura relativista e utilitarista que obscurece a percepção da dignidade de cada pessoa humana, em qualquer estádio do seu desenvolvimento. Somos chamados mais do que nunca a ser o “povo da vida” (João Paulo II, Evangelium Vitae, 79) com a oração e o empenho. Nessa Vigília, celebrada por todas as Igrejas particulares unidas ao Santo Padre, Pastor universal, pediremos a graça e a luz do Senhor para a conversão dos corações e daremos um testemunho eclesial comum para uma cultura da vida e do amor.
Confiamos que Vossa Excelência, como Presidente da Conferência Episcopal, saberá envolver, a seu tempo e da maneira mais oportuna, todos os Bispos do seu País, para que possam incluir essa iniciativa na agenda da Diocese.

Segue, então uma sugestão para auxiliar nesta bonita iniciativa. Que tal reunir sua equipe de agentes de Pastoral Familiar, as famílias conhecidas, em sua casa ou na Igreja e rezar em união com toda a Igreja pela vida tão ameaçada?!


VIGÍLIA DE ORAÇÃO PELA VIDA
Início do ano litúrgico 2010/2011
Sábado 27 de novembro




(Estando o povo reunido na igreja e tendo recebido velas, os diversos ministros se reúnem à porta principal. O presidente da celebração, tendo o círio pascal aceso, entra solenemente na igreja, enquanto é entoado um cântico. No lado oposto à mesa da Palavra, colocar um ícone da Sagrada Família ou uma imagem de Nossa Senhora. No meio da igreja, os ministros acendem suas velas no círio e dispõem a luz para a assembléia.)


Com.: Irmãos e irmãs, a pedido do Papa Bento XVI, que também está em vigília, e unidos a toda a Igreja, nos preparamos para celebrar o Natal do Senhor – o Deus-conosco. Em Jesus Cristo, acreditamos que a vida é o dom supremo do Criador, e, por isso, “defender e promover, venerar e amar a vida é tarefa que Deus confia a cada pessoa humana” (EV 42). Celebremos este inviolável dom, no dom que Deus nos fará com a Encarnação do seu Filho amado.

Pres.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém!

Pres.: Irmãos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito para obedecer a Jesus Cristo e participar da bênção da aspersão do seu sangue, graça e paz vos sejam concedidas abundantemente.
Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Pres.: Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
Todos: Socorrei-me sem demora.

Pres.: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Todos: Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Pres.: Oremos! Senhor nosso Deus, dai-nos esperar solícitos a vinda do Cristo, vosso Filho amado. Que ele, ao chegar, nos encontre vigilantes na oração e proclamando o seu louvor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitor 1: Is 29,17-24 (cf. Lecionário Semanal, segunda-feira da 2ª. semana do advento, p. 65)


Leitor 2 (ou salmista) Salmo 85(84)

Das alturas orvalhem os céus / e as nuvens que chovam justiça, / que a terra se abra ao amor / e germine o Deus Salvador.

1. Foste amigo, antigamente, / desta terra que amaste, / deste povo que escolheste; / sua sorte melhoraste, / perdoaste seus pecados, / tua raiva acalmaste.

2. Vem, de novo, restaurar-nos! / Sempre irado estarás, / indignado contra nós?/ E a vida não darás? / Salvação e alegria, / outra vez, não nos trarás? /

3. Escutemos suas palavras, / é de paz que vai falar; / paz ao povo, a seus fiéis,/ a quem dele se achegar. / Está perto a salvação / e a glória vai voltar.

4. Eis: Amor, Fidelidade / vão unidos se encontrar, / bem assim, Justiça e Paz / vão beijar-se e se abraçar. / Vai brotar Fidelidade / e Justiça se mostrar.

5. E virão os benefícios / do Senhor a abençoar; / e os frutos do amor / desta terra vão brotar, / a justiça diante dele / e a Paz o seguirá.

Leitor 3: Dt 30,15-20 (cf. Lecionário Semanal, quinta-feira depois das Cinzas, p. 156)

Leitor 4 (ou salmista): Salmo 126(125)

Todo povo sofredor / o seu pranto esquecerá / pois o que plantar na dor / na alegria colherá. (bis)

1. Retornar do cativeiro, / fez-se sonho verdadeiro, / sonho de libertação. / Ao voltarem os exilados, / Deus trazendo os deportados, / libertados pra Sião!

2. Nós ficamos tão felizes, / nossa boca foi sorrisos, / nossos lábios só canções! / Nós vibramos de alegria: / “O senhor fez maravilhas”, / publicaram as nações!

3. Ó Senhor, Deus poderoso, / não esqueçais o vosso povo / a sofrer na escravidão. / Nos livrai do cativeiro, / qual chuvada de janeiro / alagando o sertão.

4. Semeando na agonia, / espalhando cada dia / a semente do amanhã, / a colheita é uma alegria, / muito canto e euforia: / é fartura, é Canaã.

Canto de Aclamação ao Evangelho (à escolha)


Proclamção do Evangelho:

Lc 1,67-79 (cf. Lecionário Semanal, 24 de dezembro, p. 108) Ou:
Jo 10,9-10 (cf. Lecionário Semanal, 4ª. semana da páscoa, p. 330)

Homilia

Cântico de Maria (Magnificat - cantado ou rezado)

Preces
Pres.: Irmãos e irmãs, invoquemos a Cristo Senhor que veio, vem e virá, para que nos conceda a vida em abundância prometida, e clamemos:

Todos: Vem, Senhor, vem, Senhor, vem libertar vosso povo!

Senhor Jesus, que fortalecestes os fracos e firmastes os joelhos debilitados,
- revigorai os que esperam em vós, e vinde logo em nosso auxílio.

Senhor Jesus, Filho do Deus que nos recomendou a vida em lugar da morte como opção dos que crêem em vós,
- fortalecei em nós a escolha da vida, e vinde logo em nosso auxílio.

Senhor Jesus, que escolhestes a vida e vos tornastes modelo para a humanidade,
- iluminai as ações da vossa Igreja, para que gere e promova a vida, e vinde logo em nosso auxílio.

Senhor Jesus, Messias esperado desde o povo da primeira Aliança,
- que a vossa encarnação devolva o nosso ânimo, e a vossa vitória sobre a morte destrua o nosso medo, e vinde logo em nosso auxílio.

Pres.: Ó Senhor, vós que sois a vida do mundo, ouvi bondoso os nossos pedidos enquanto esperamos a vossa volta. Vós que sois Deus, com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
Todos: Amém.

Pres.: Lembrai-vos de nós, Senhor, quando vierdes em vosso Reino e ensinai-nos a dizer:

Todos: Pai nosso...

Pres.: Oremos! Despertai, ó Deus, o vosso poder e socorrei-nos com a vossa força, para que vossa misericórdia apresse a salvação que nossos pecados retardam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Bênção
Pres.: Que o Deus onipotente e misericordioso vos ilumine com o advento do seu Filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperais, e derrame sobre vós as suas bênçãos.
Todos: Amém.
Pres.:
Que durante esta vida ele vos torne firmes na fé, alegres na esperança, solícitos na caridade.
Todos: Amém.
Pres.:
Alegrando-vos agora pela vinda do Salvador feito homem, sejais recompensados com a vida eterna, quando vier de novo em sua glória.
Todos: Amém.
Pres.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.
Todos: Amém.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

CALENDÁRIO PARA 2011 E CONCLUSÕES DO CONGRESSO


Já está disponível na coluna "DOWNLOADS" na lateral do nosso blog você encontrará a CARTA de conclusão do XIX Congresso Arquidiocesano de Pastoral Familiar, realizado em outubro e o CALEDNÁRIO 2011 da Pastoral Familiar da Arquidiocese. A carta está sendo encaminhada aos vigários episcopais e demais sacerdotes das paróquias. Ela está em formato PDF e pode ser impressa para que cada equipe de Pastoral Familiar tenha pleno conhecimento do seu conteúdo. O calendário está em formato Microsoft Word e pode ser salvo, editado (você pode aproveitar o formato e incluir as atividades da sua paróquia) e impresso.

Além das atividades de formação promovidas pela Arquidiocese, entre os destaques estão a III Peregrinação Nacional das Famílias ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida (SP), nos dias 28 e 29 de maio. Além das Missas na Basílica no domingo pela manhã, acontecerá durante todo o dia de sábado o I Simpósio da Família. Destacamos também, para o ano que vem, a realização do XIII Congresso Nacional, encerrando a Semana Nacional da Família, em Belo Horizonte. Em breve, já daremos maiores informações sobre os dois eventos.

Não deixe sua comunidade ficar de fora! Juntos somos mais, separados somos menos, sozinhos somos nada, com Deus somos tudo!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

FAMÍLIA, ESPERANÇA DA HUMANIDADE


A Igreja é a “família de Deus”



"Hoje, tive o enorme prazer de dedicar este templo a quem, sendo Filho do Altíssimo, despojou-se, fazendo-se Homem e, ao amparo de José e Maria, no silêncio do lar de Nazaré, ensinou-nos, sem palavras, a dignidade e o valor primordial do matrimônio e da família."
Da porta da Natividade da Basílica da Sagrada Família de Barcelona, diante de milhares de pessoas, o Papa Bento XVI quis introduzir a oração do Ângelus afirmando a importância da família, como já o havia feito alguns momentos antes, na homilia.
A família, segundo o Papa, é a "esperança da humanidade", pois nela "a vida encontra acolhida, desde o momento da sua concepção até seu declínio natural".
Jesus Cristo, acrescentou o Papa, "ensinou-nos também que toda a Igreja, escutando e cumprindo sua Palavra, converte-se em sua família. E mais ainda: confiou-nos a tarefa de ser sementes de fraternidade que, plantadas em todos os corações, incentivam a esperança".
Gaudí, grande devoto da Sagrada Família e "inspirado pelo ardor da sua fé cristã, conseguiu transformar este templo em um louvor a Deus esculpido em pedra. Um louvor a Deus que, como no nascimento de Cristo, teria como protagonistas as pessoas mais humildes e simples".
De fato, afirmou o Pontífice, "Gaudí, com sua obra, pretendia levar o Evangelho a todo o povo. Por isso, concebeu os três pórticos do exterior do templo como uma catequese sobre Jesus Cristo, como um grande rosário, que é a oração dos simples, no qual se podem contemplar os mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos do nosso Senhor".
Mas também o fez com sua vida, pois "planejou e financiou, com suas próprias economias, a criação de uma escola para os filhos dos pedreiros e para as crianças das famílias mais humildes do bairro, que era naquele então um subúrbio marginalizado de Barcelona".
"Ele torna realidade, assim, a convicção que exprimia com estas palavras: ‘Os pobres sempre devem encontrar acolhimento no templo, que é a caridade cristã'", sublinhou.
Posteriormente, em catalão, o Papa mostrou seu desejo de que "homens e mulheres de todos os continentes admirem a fachada da Natividade".



(Fonte: zenit.org, 07 de novembro de 2010)



domingo, 14 de novembro de 2010

Congresso "Família, Sujeito da Evangelização", em Roma


O casal Fernando Cesar e Cláudia, da Comissão da Pastoral Familiar do Regional Leste 1 da CNBB (que abrange todas as dez dioceses do estado do Rio de Janeiro), estará representando a Pastoral Familiar do Regional no Congresso Internacional “ Família Sujeito de Evangelização”, organizado pelo Pontifício Conselho para a Família -PCF. O Congresso será realizado em Roma, nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2010.

Em julho, deste ano, Dom João Carlos Petrini, Bispo Auxiliar de Salvador/BA e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, levou para o Cardeal Antonelli, Presidente do Pontifício Conselho para Família em Roma, experiências de Evangelização da Família feitas por Movimentos e Serviços que tinham sido preparadas pela Comissão, para que fosse escolhida uma e apresentada nesse Congresso . A escolhida foi a experiência do ECC (Encontro de Casais com Cristo), ficando, assim, reconhecido a nível internacional o trabalho do saudoso Padre Afonso Pastore.

Pedimos orações para o casal, Fernando Cesar e Cláudia, e pelo êxito desse importante Congresso da Família.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Jubileu de Prata de Padre Ademar


"Como retribuirei ao Senhor por todo o bem que Ele me fez?Erguerei o cálice da salvação invocando o nome do Senhor" (Sl 115,12-13)


Estão todos convidados para a celebração dos 25 anos de Sacerdócio do Padre Ademar, Assessor Eclesiástico da Pastoral Familiar e do ECC no Regional Leste 1 com MISSA CAMPAL, NO PÁTIO DA MATRIZ SÃO GONÇALO DE AMARANTE. A Comunidade de São Gonçalo, convida a todos(as) a celebrarem este momentode graça na vida de nosso Sacerdote, Pe Ademar Ermilindo Pimenta.

Dia 15.11.2010 (2ª feira-feriado), às 17 horas. O endereço é Alameda Pio XII, 86- Centro, São Gonçalo/ RJ.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Bento XVI vai presidir a vigília pela vida nascente


Iniciativa mundial marcada para 27 de Novembro



A sala de imprensa da Santa Sé revelou esta Sexta-feira que Bento XVI vai presidir pessoalmente a uma vigília de oração pela “vida nascente”, que terá lugar a 27 de Novembro, na Basílica de São Pedro.
A iniciativa terá uma dimensão mundial e acontece no início do Advento, tempo litúrgico que antecede o Natal.
O prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Antonio Canizares Llovera, e o presidente do Conselho Pontifício para a Família, Cardeal Ennio Antonelli, enviaram uma carta aos presidentes das Conferências Episcopais de todo o mundo, convidando os bispos a promoverem celebrações e iniciativas de oração análogas na suas Igrejas.
A intenção é “promover o compromisso e o testemunho eclesial por uma cultura da vida e do amor”.
(fonte: Agência Ecclesia)