quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

É PRECISO RENOVAÇÃO!




Na primeira reunião do ano de 2011 da Comissão Arquidiocesana de Pastoral Familiar, Dom Antônio Augusto, bispo animador, colocou como meta para nossos esforços a partir deste ano na Pastoral Familiar: rejuvenescimento. João Paulo II disse a tônica da Igreja para o Novo Milênio deve ser avançar para águas mais profundas. Para nós, uma das ações que isso implica é “garimpar” novos casais que renovem a Pastoral Familiar. Quantos novos casais ainda continuam nos grupos jovens... por que não trabalhar a favor de outras famílias? Muitos desses jovens recém-casados já nasceram num ambiente secularizado, sem exemplo familiar. Cresceram sem nunca terem vivido numa família “normal”.


Nunca podemos nos acostumar com o que já temos, com o que o mundo nos oferece. Somos batizados, crismados e temos a força para mudar o mundo.


Neste semana chegou a notícia de um casal que será beatificado. Ao se casarem, ela com 17 e ele com 21, ouviram de Padre Pio que teriam mais de vinte filhos. E tiveram: 21. Não viveram segundo a mentalidade do mundo, mas pela fé, viveram segundo a vontade de Deus para suas vidas. Não temos como o santo italiano o dom da profecia, mas temos todos a missão de mudar o mundo. Precisamos dar nossa colaboração para preparar bem as famílias para o casamento e que a Pastoral Familiar esteja muito próxima aos casais, especialmente nos dez primeiros anos. Do contrário, corremos o risco de ter uma rede cheia e acharmos que é o suficiente. Além de só pescar com redes, que tal a pesca submarina, perseguindo os peixes jovens para a nossa pastoral?

Uma sugestão são atividades rápidas e interessantes nos vicariatos e nas paróquias para atrair esses “novos peixes”. Um exemplo é reunir alguns casais para assistirem juntos e debaterem um filme que tenha alguma temática familiar. Promover uma baile para comemorar o aniversário de casamento dos casais da comunidade ou de quem casou naquela Paróquia é uma outra idéia. Além da coluna vertebral da nossa programação do ano, podemos pensar em outras iniciativas menores e mais personalizadas. Se não atrapalharmos, Jesus fará tudo. Desde já todas essas atividades sejam abençoadas por Nosso Senhor.


Nesta reunião também foram apresentados os novos casais coordenadores arquidiocesanos do ACC, ECC e dos vicariatos Norte e Jacarepaguá. Gustavo, uma dos organizadores da MULTICOM , o Mutirão da Comunicação que acontecenrá na PUC/ Rio de 17 a 22 de julho, firmou uma parceria de hospedagem aos participantes de todas as partes do Brasil, com a ajuda da Pastoral Familiar. E encerramos com a comemoração do aniversário da assessora Alda, do Setor Casos Especiais.

Nenhum comentário: