sábado, 19 de fevereiro de 2011

Parceria: PF e PASCOM


A Pastoral Familiar acaba de firmar uma parceira com a Pastoral da Comunicação arquidiocesana. É para o Mutirão de Comunicação MULTICOM, que acontecerá na PUC/ RJ (Gávea), em julho.
Como o encontro é em nível nacional, a Pastoral Familiar vai contactar famílias do seu cadastro para que possam hospedar os participantes do MULTICOM que virão de diversas partes do país.
Começaremos entrando em contato com as famílias que tenham essa disponibilidade no Vicariato Sul para facilitar o deslocamento até a Gávea e, se necessário, iremos abrindo o raio de abrangência.
Esta integração é fruto da experiência de hospedagem bem-sucedida no XXII Congresso Nacional de Pastoral Familiar, realizado no Rio em 2008.
Quer saber mais sobre o MULTICOM que trará nomes de peso da comunicação? Acesse o site www.muticom.com e o blog é www.muticomrio2011.blogspot.com.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

É PRECISO RENOVAÇÃO!




Na primeira reunião do ano de 2011 da Comissão Arquidiocesana de Pastoral Familiar, Dom Antônio Augusto, bispo animador, colocou como meta para nossos esforços a partir deste ano na Pastoral Familiar: rejuvenescimento. João Paulo II disse a tônica da Igreja para o Novo Milênio deve ser avançar para águas mais profundas. Para nós, uma das ações que isso implica é “garimpar” novos casais que renovem a Pastoral Familiar. Quantos novos casais ainda continuam nos grupos jovens... por que não trabalhar a favor de outras famílias? Muitos desses jovens recém-casados já nasceram num ambiente secularizado, sem exemplo familiar. Cresceram sem nunca terem vivido numa família “normal”.


Nunca podemos nos acostumar com o que já temos, com o que o mundo nos oferece. Somos batizados, crismados e temos a força para mudar o mundo.


Neste semana chegou a notícia de um casal que será beatificado. Ao se casarem, ela com 17 e ele com 21, ouviram de Padre Pio que teriam mais de vinte filhos. E tiveram: 21. Não viveram segundo a mentalidade do mundo, mas pela fé, viveram segundo a vontade de Deus para suas vidas. Não temos como o santo italiano o dom da profecia, mas temos todos a missão de mudar o mundo. Precisamos dar nossa colaboração para preparar bem as famílias para o casamento e que a Pastoral Familiar esteja muito próxima aos casais, especialmente nos dez primeiros anos. Do contrário, corremos o risco de ter uma rede cheia e acharmos que é o suficiente. Além de só pescar com redes, que tal a pesca submarina, perseguindo os peixes jovens para a nossa pastoral?

Uma sugestão são atividades rápidas e interessantes nos vicariatos e nas paróquias para atrair esses “novos peixes”. Um exemplo é reunir alguns casais para assistirem juntos e debaterem um filme que tenha alguma temática familiar. Promover uma baile para comemorar o aniversário de casamento dos casais da comunidade ou de quem casou naquela Paróquia é uma outra idéia. Além da coluna vertebral da nossa programação do ano, podemos pensar em outras iniciativas menores e mais personalizadas. Se não atrapalharmos, Jesus fará tudo. Desde já todas essas atividades sejam abençoadas por Nosso Senhor.


Nesta reunião também foram apresentados os novos casais coordenadores arquidiocesanos do ACC, ECC e dos vicariatos Norte e Jacarepaguá. Gustavo, uma dos organizadores da MULTICOM , o Mutirão da Comunicação que acontecenrá na PUC/ Rio de 17 a 22 de julho, firmou uma parceria de hospedagem aos participantes de todas as partes do Brasil, com a ajuda da Pastoral Familiar. E encerramos com a comemoração do aniversário da assessora Alda, do Setor Casos Especiais.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ANOTE NA AGENDA


Atenção! Vamos participar das primeiras reuniões para dinamização e estruturação do Setor PÓS-MATRIMONIAL (prioridade de 2011):

- 19 de fevereiro (Vicariato Leopoldina) - Salão da Igreja Bom Jesus da Penha, das 9h00 às 12h00

- 26 de fevereiro (Vicariato Oeste) - Salão da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Realengo, das 14h30 às 17h30

- 12 de março (Vicariato Norte) - Local a definir, das 9h00 às 12h00

- 19 de março (Vicariato Suburbano) - Local a definir, das 9h00 às 12h00


Local definido para a primeira reunião dos agentes do Setor CASOS ESPECIAIS da Pastoral Familiar:

FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE OS CASAIS EM SEGUNDA UNIÃO
- sáb. 12/02, das 08h30 às 13h00
Santuário de Nossa Senhora da Penha
Lanche partilhado

E para os agentes do PRÉ-MATRIMONIAL um novo curso de formação será oferecido (trazendo este ano temáticas como: encontro de namoro cristão, sexualidade, afetividade, como utilizar eficazmente a Bíblia, etc). Áberto também aos jovens e demais interessados. Escolha uma das três opções e inscreva-se pelo pastoralfrj@gmail.com:
- 26 e 27 de fev (Piedade)
- 19 e 20 de mar (Jacarepaguá)
- 09 e 10 de abr (Campo Grande)

PARTICIPE!