quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

UM CONVITE TODO ESPECIAL

O Pe. Leonardo Agostini oferecerá uma formação Bíblico-Teológica para catequistas e agentes de pastoral da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, com o tema: “ANO DA caridade rumo ao sínodo dos bispos sobre a família e a evangelização”. Não é necessário prévia inscrição. Leve sua Bíblia, bloco de anotações e um lanche para ser partilhado.
Não perca esta oportunidade!

Local:
Igreja do Divino Espírito Santo do Estácio de Sá
Rua Estácio de Sá, 167 – próximo à Estação do Metrô do Estácio

Justificativa:
Ano da Caridade, proposto em nossa Arquidiocese para o ano de 2014, é um grande momento de graça, pois nos impulsiona a ser e a viver de acordo com a Caridade do próprio Deus, que “tanto amou o mundo, que entregou o seu único Filho, a fim de que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). Este mundo, tanto amado por Deus, encontra-se marcado por uma profunda mudança de época, na qual antigos e preciosos valores passam por crises e fortes questionamentos, dentre eles a Família, fonte e agente de caridade. Por isso, o Papa Francisco empenhou toda a Igreja, propondo o Sínodo dos Bispos de 2015, a refletir sobre a Evangelização e a Família. Para dar início aos trabalhos, um Documento Preparatório foi elaborado, contendo: uma breve análise da situação, motivações bíblicas, teológicas e um questionário, a fim de se obter de diversos setores da Igreja, inclusive com abertura para outros setores da sociedade, respostas que possam orientar os trabalhos dos Bispos, com o Papa, no referido Sínodo de 2015. Quanto à fundamentação bíblica e teológica, assim está expresso no Documento: “A propósito das fontes bíblicas sobre o matrimônio e a família, nesta circunstância apresentamos somente as referências essenciais. Também no que se refere aos documentos do Magistério, parece oportuno limitar-se aos documentos do Magistério universal da Igreja, integrando-os com alguns textos emanados pelo Pontifício Conselho para a Família e atribuindo aos Bispos participantes no Sínodo a tarefa de dar voz aos documentos dos seus respectivos organismos episcopais.” É vital, portanto, analisar essas referências essenciais.

Objetivo:
Ler e estudar os textos bíblicos citados no Documento para perceber e compreender o porquê são considerados referências essenciais na doutrina do Magistério da Igreja sobre o sacramento do Matrimônio, pelo qual as novas famílias cristãs são estabelecidas como sinais de Deus no mundo.

Metodologia:
O estudo seguirá uma metodologia que ajude a ler, a compreender e a interpretar os textos bíblicos em um nível histórico, teológico e de acordo com a fé da Igreja. Em cada encontro será proposto um exemplo de Leitura Orante. Com isso, espera-se que os resultados obtidos possam ajudar os agentes evangelizadores a transmitir os conhecimentos recebidos em suas comunidades e atividades pastorais, favorecendo a Animação Bíblica das Pastorais, em particular da Iniciação Cristã e Pastoral Familiar.

Programação:
1º Encontro – 15 de março de 2014 (Estudo de Gn 1,1–2,4a; 4b-25; 3,1-24)
2º Encontro – 05 de abril de 2014 (Estudo de Os 1,2–3,3; Ml 2,13-16)
3º Encontro – 26 de julho de 2014 (Estudo de Jo 2,1-11; Mt 5,31-32; 19,3-12)
4º Encontro – 25 de outubro de 2014 (Estudo de Ef 5,21–6,9; Cl 3,18–4,1; 1Pd 2,13–3,7)

Horário:
08h00m – início com a Santa Missa
08h30m – cafezinho partilhado
09h00m – 1º momento do estudo
10h15m – intervalo e cafezinho partilhado
10h30m – 2º momento do estudo
11h30m – perguntas
12h00m – encerramento

Observação:
Será conferido um certificado para quem, no mínimo, participar de três encontros

Nenhum comentário: