sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ENCONTRO SOBRE A ADOÇÃO


Em abril de 2010, acontecerá o I ENCONTRO NACIONAL SOBRE A ESPIRITUALIDADE DO ACOLHIMENTO E DA ADOÇÃO. O tema do encontro será: “Acolher em Nome de Jesus”, fundamentado na passagem bíblica de Mc 9,37 : “Aquele que receber uma destas crianças em meu nome, a mim recebe.”.
Acolher em nome de Jesus, descobrindo o sentido próprio e suas coerentes condições, torna-se o empenho de todos os cristãos atentos e sensíveis ao drama vivido por milhões de crianças abandonadas. A adoção de crianças é prática idônea e uma das formas mais eloqüentes da caridade cristã.
O momento de oração e espiritualidade aliado ao estudo da realidade da infância brasileira encontram solo fértil dentre os coordenadores, bispos e assessores da CNPF, ao sentirem a necessidade de colocar em prática os ensinamentos e as orientações da Igreja que versam sobre o abandono infantil.
O encontro tem como objetivo apresentar, pela ótica da espiritualidade do acolhimento, os temas sociais, psicológicos e jurídicos que giram em torno do abandono de crianças no Brasil e demonstrar aos agentes de pastoral que, acolher em nome de Jesus precisa tornar-se o empenho de todo o cristão, especialmente das famílias católicas.
Com iniciativa da Pastoral Familiar e da Associação “Amici dei Bambini” e fundamentado pelo estudo e pela oração, o Encontro espera firmar um compromisso da Igreja com a infância abandonada, promovendo perspectivas pastorais para o seu acolhimento nas famílias católicas.


I ENCONTRO NACIONAL SOBRE A ESPIRITUALIDADE DO ACOLHIMENTO E DA ADOÇÃO
09, 10 e 11 de abril de 2010
Centro de Formaç4ao sagrada Família
Rua Padre Marchetti, 237, Ipiranga, São Paulo, SP


Em breve, estaremos disponibilizando maiores informações pelo nosso blog. Aguardem, rezem e propaguem esse lindo projeto de acolhimento!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

É TEMPO DE AGRADECER...


Hoje, dia 26 de novembro, é Dia Nacional de Ação de Graças!

"Aclamai o Senhor, terra inteira! Servi ao Senhor com alegria, entrai com júbilo em sua presença! Sabei que o Senhor só ele é Deus! Ele mesmo nos fez, e somos seus: somos o seu povo, as ovelhas de suas pastagens. Entrai pelos portais com ação de graças, e pelos átrios, com hinos! Dai-lhe graças, bendizei seu nome! Porque o Senhor é bom: sua lealdade é para sempre, sua fidelidade de geração em geração." (Salmo 100)

Todos os dias e em todos os momentos deveríamos agradecer a Deus, por seu amor, seu carinho, sua misericórdia, sua proteção. Hoje, Dia Nacional de Ação de Graças (comemorado na quarta Quinta-feira de novembro), coloquemo-nos diante do Pai com o coração agradecido, mesmo que seja por apenas alguns minutos, neste dia especialmente dedicado à gratidão.
Que o Senhor nos abençoe sempre.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

NOVENA DE NATAL EM FAMÍLIA


Novena é um encontro para orações, realizado durante nove dias. Entre a ascensão de Jesus ao céu e a descida do Espírito Santo, passaram-se nove dias. A comunidade cristã ficou reunida em torno de Maria, de algumas mulheres e dos apóstolos. Foi a primeira novena cristã. É repetida todos os anos, orando, de modo especial, pela unidade dos cristãos. É o padrão de todas as outras novenas.
Alegoricamente, a novena é antes de tudo um ato de louvor ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, Deus três vezes Santo. Três é número da perfeição. Três vezes três é igual a nove. A novena é louvor perfeito à Trindade. A prática de nove dias de oração, louvor e súplica deve confirmar de maneira extraordinária a fé em Deus que nos salva, por intermédio de Jesus, de Maria e dos Santos.
É dessa tradição que nasce também a prática da NOVENA DE NATAL.
Os encontro da Novena de Natal em família são fortes momentos para fortalecermos nossa fé, revisarmos nossas atitudes e propormos gestos concretos de conversão.
Não deixe passar em branco o tempo do Advento que se aproxima. Adquira seu livreto da Novena, junte-se com os vizinhos, amigos e nos preparemos para um Santo Natal.

sábado, 14 de novembro de 2009

SEMANA PÓS-MATRIMONIAL NO BLOG


Durante esta semana faremos postagens especiais de formação para os agentes do Setor Pós-Matrimonial, que são de interesse também a todos nós, que somos família.
Basta clicar no link do setor na barra lateral do blog para ter acesso a diversas dicas e artigos que nos ajudarão a entender melhor o papel da família na sociedade de hoje, harmonia conjugal e educação dos filhos.
Excelente fonte de formação para pais e filhos e para nossas equipes paroquiais. Confira! Divulgue!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

FORMAÇÃO DE AGENTES PARA O SETOR PRÉ-MATRIMONIAL


Continuando a implementação do PROJETO PARA O SETOR PRÉ-MATRIMONIAL, a Comissão Arquidiocesana realizará um curso específico para os agentes que trabalham nesse setor.
O Curso será oferecido em duas oportunidades, ficando a critério dos agentes escolher o que for melhor dentro da sua disponibilidade:


27 e 28 de fevereiro de 2010
Paróquia Bom Jesus (Penha)

ou

06 e 07 de março de 2010
Paróquia S. João Batista (Botafogo)


O curso procurará abranger vários aspectos importantes para a formação dos agentes da Pastoral Familiar nas dimensões do SER (formação pessoal), SABER (formação doutrinária) e SABER FAZER (formação pastoral).
Para participar é necessário inscrição prévia até o dia 13 de fevereiro, pois as vagas são limitadas.
Se desejar, faça o download do folheto explicativo que contém a ficha de inscrição e siga as instruções, enviando seus dados pelo e-mail pastoralfrj@gmail.com, por correio ou por seu coordenador forâneo ou vicarial.
Não perca essa oportunidade!

domingo, 8 de novembro de 2009

UM FINAL DE SEMANA ESPECIAL


A 1ª reunião do SETOR CASOS ESPECIAIS aconteceu no sábado, 07 de novembro no Ed. João Paulo II. Reunindo diversos representantes paroquiais, foi discutida a questão dos casais em segunda união, que será a prioridade do Setor. O debate já apontou vários pontos que precisam ser trabalhados e o próximo encontro já foi marcado:

06 de fevereiro de 2010
8h às 12h
Paróquia S. João Batista da Lagoa
(R. Voluntários da Pátria - Botafogo)

Neste sábado o INSTITUTO PRÓ-FAMÍLIA ofereceu mais um curso de Planejamento Familiar e Paternidade e Maternidade Responsáveis, também no Edifício João Paulo II. Em breve, já teremos a agenda dos cursos para o ano que vem, de modo que possamos divulgá-los em nossas comunidades.

E para coroar as atividades da Pastoral Familiar, tivemos a graça de celebrarmos o dom da vida do nosso bispo animador, DOM ANTONIO AUGUSTO DIAS DUARTE que fez aniversário também no sábado, 07 de novembro. Rogamos a Deus que o conserve com saúde e firmeza em sua missão de pastor. Parabéns!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

REUNIÃO DO SETOR CASOS ESPECIAIS

Convocamos às paróquias a enviarem seus representantes à reunião de planejamento e organização so SETOR CASOS ESPECIAIS, que será o prioritário para a Pastoral Familiar no ano de 2010. A convocação é para aqueles que já possuem algum trabalho nesse sentido e também para aquelas comunidades e equipes que ainda não o possuem, mas desejam implantar o acolhimento às famílias em situações especiais. Será uma oportunidade única para nos mobilizarmos e darmos a nossa colaboração concreta para fazer crescer esse setor tão importante da Pastoral Familiar. Participe!

REUNIÃO DO SETOR CASOS ESPECIAIS
Sáb. 07 de novembro
08h às 12h00
Ed. João Paulo II - 2º andar (Glória)
(Favor levar uma colaboração para o lanche partilhado.)
Caso sua comunidade ainda não tenha preenchido e devolvido a pesquisa de reconhecimento da realidade do Setor Casos Especiais você pode fazer o download do questionário e levá-lo com suas respostas no próprio dia 07. Acesse o link do Setor Casos Especiais na barra lateral do blog e baixe a ficha. Queremos ouvir sua voz!