sábado, 20 de fevereiro de 2010

O QUE ESPERAMOS PARA A PASTORAL FAMILIAR EM 2010


A Igreja, como organismo vivo, espera de nós em 2010 uma criatividade maior, criando novas situações para nos chagrmos mais às pessoas, especialmente às afastadas. Esse é o espírito da MISSÃO CONTINENTAL: ir ao encontro. É preciso lançar as redes em águas mais profundas, criando atrativos que convidem e envolvam.
Isso vale para os ainda não casados, para os já casados e para os que se encontram em situações especiais. Não basta só convidar para ir a um encontro ou curso na Igreja. Os que estão afastados têm dificuldade em dar esse primeiro passo de reaproximação. Que tal começar, reunindo as famílias dos vizinhos para ver um filme com um tema interessante para a vida familiar e depois promover um debate? Numa segunda oportunidade, reuní-los para um lanche no qual haverá um momento de oração pelas famílias? Novena de Natal? Círculo bíblico? Comemoração de dia das mães, dos pais? Que outras oportunidades o Espírito Santo nos inspira para que essas famílias cheguem até a comunidade paroquial?
A rotina é o sepulcro da pastoral. A Igreja se renovará a partir da nossa criatividade. Favorecendo processos de socialização ajudaremos a combater o mal do individualismo que se espelha na sociedade, especialmente nas grandes cidades. E assim, começaremos a recriar estruturas que favoreçam educarmos nossos filhos nos autênticos valores!

(Artigo baseado na mensagem de Dom Antônio Augusto Dias Duarte na reunião da comissão arquidiocesana de Pastoral familiar de fev/2010)

Nenhum comentário: