domingo, 26 de setembro de 2010

SEMANA DA VIDA


De 01 a 07 de outubro, a Igreja celebra a Semana Nacional da Vida, culminando no dia 08 com o Dia do Nascituro. O nascituro é a criança ainda por nascer, no ventre de sua mãe. Em meio aos tempos em que vivemos em que parece imperar a chamada “cultura da morte”, a Igreja se posiciona a favor da vida, da vida plena que Cristo veio trazer, vida que começa desde o momento da concepção até sua morte natural.

Um destaque nas iniciativas da Semana da Vida acontecerá no Vicariato Suburbano. A Paróquia Divino Salvador sediará os diversos eventos que visam conscientizar os cristãos sobre a importância de trabalharmos em defesa da vida. Gleidson Machado, coordenador da Pastoral Familiar da 5ª forania, explica: “Convocamos para participarem conosco todos aqueles que querem dizer “sim” à dignidade da vida. Um dos pontos altos da nossa programação será a Marcha pela Vida, no sábado dia 02 de outubro, além, claro, da Missa pelo Dia do Nascituro, no próprio dia 08, com nosso Arcebispo Dom Orani. Não podemos deixar esta semana passar em branco, temos que nos posicionar em favor da vida!”, conclui.

Confira todos os detalhes da programação:

02/10 (sáb, a partir das 15h) – Marcha pela Vida (partindo da Paróquia Divino Salvador e indo em caminhada até a Paróquia Nossa Senhora do Amparo em Cascadura)

05/10 (ter, a partir das 20h) – Debate “A Criação Geme em Dores de Parto” (Instituto Eu Defendo)

07/10 (qui, a parti das 20h) – Painel “” A Re-invenção da Humanidade”(Dom Antonio Augusto Dias Duarte e Dr. Paulo Leão)

08/10 (sex, a partir das 20h) – Missa pelo Dia do Nascituro (presidida por Dom Orani João Tempesta)

09/10 (sáb, a partir das 15h) – Show pela Vida (várias bandas católicas, animação para as crianças, oficinas, exposições e Adoração ao Santíssimo Sacramento)

A Paróquia Divino Salvador fica na Rua Divino Salvador, 153, Piedade e seu telefone é 2596-5138.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Nota de falecimento


A Pastoral Familiar do Rio de Janeiro apresenta seus sentimentos por Wanderley Pinto, que foi ao encontro do Pai na madrugada do dia 12 de setembro, em Guarulhos, São Paulo. Ele estava em casa, com sua esposa Célia e um dos três filhos, deixando-os após sua luta contra um câncer.

Desejamos a fortaleza do Alto para consolo da família e agradecemos a Deus por sua missão como ex-coordenador nacional da Pastoral Familiar. Que o Senhor nossa luz e salvação o receba em seu Reino de Amor e continue conduzindo sua família na caminhada cristã.

domingo, 12 de setembro de 2010

Acolhendo os casos especiais

A Pastoral Familiar da Paróquia São José Operário, na Ilha do Governador, convida a todos para participar da Palestra ministrada pelo Bispo animador da Pastoral Familiar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, no dia 16 de setembro, às 20 horas.

Dom Antônio falará sobre os casais em segunda união e da urgência do acolhimento na vida da comunidade eclesial. O tema da palestra será: "A Igreja na Nova Família" e o lema: "Acolhendo os Casos Especiais".

A Comissão Paroquial de Pastoral Familiar destaca a importância deste tema, dentro da prioridade estabelecida pelo Setor Vida e Família da CNBB - Casos Especiais. A ênfase está nos casais em segunda união e conta com a participação de todos os movimentos eclesiais.

A Igreja São José Operário fica na Rua Gregório de Castro Moraes, 1.058, Jardim Guanabara, na Ilha do Governador.

sábado, 4 de setembro de 2010

Mais da Semana Nacional da Família

A Pastoral Familiar da Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião, 5a. forania do Vicariato Norte, junto com Pe. Eli e a Pastoral Artística Cativarte, promoveram uma reflexão sobre como ser uma família cristã nos dias atuais.
Os coordenadores da Pastoral Familiar, Jorge Luiz e Regina Gonçalves, iniciam a noite convidando o Padre Eli para a oração inicial. O Cativarte apresenta uma família como qualquer outra, com problemas financeiros e filhos que dão trabalho.

Pela oração encontram junto à comunidade paroquial subsídios para refletirem sobre suas dificuldades e buscam soluções a partir da oração em família. Ao final, Pe. Eli refletiu sobre um trecho da obra de Maria Valtorta sobre as dificuldades da Sagrada Família no Egito, e como ela abre mão de tudo por amor a Jesus. Todos saímos do encontro na certeza de que nossas famílias serão sempre unidas enquanto uma família de oração e participante da comunidade.

Jorge Luiz e Regina Gonçalves, casal responsável pela Pastoral Familiar.





Momentos de testemunho, oração e louvor marcaram os dias 09 e 10 da Semana Nacional da Família na Paróquia Nossa Senhora da Luz – Rocha (6ª Forania – Vicariato Norte).

A Paz de Jesus!
Eunice e Marco






Fotos do terço vivo e Santa Missa que fizeram parte da programação da Semana Nacional da Família, na Paróquia de Nossa Senhora do Sagrado Coração, da 7ª forania do vicariato suburbano. Tivemos a participação da catequese infantil, apostolado da oração, grupo de oração, Legião de Maria e Ministros extraordinários da comunhão eucarística, cada um representando um mistério.

Montamos um mural no altar, onde as famílias traziam fotos de sua família qu ficou em oração durante toda a semana.

O mais gratificante foi ter toda a comunidade integrada e ajudando na Semana Nacional da Família. Com muita perseverança neste anos todos a igreja se conscientizou que a Semana não é da Pastoral Familiar e sim de toda a família.
Alguém falou que a nossa responsabilidade aumentou, pois temos o compromisso de ano que vem fazer igual ou melhor, pois seremos cobrados pela comunidade, que já está contando com este evento para o próximo ano.






O QUE SUA PARÓQUIA FEZ NA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA?

Quer publicar suas fotos no blog da Pastoral Familiar do Rio e divulgar suas iniciativas?

É fácil:

1) Selecione até 3 fotos significativas do que sua comunidade fez para celebrar a Semana Nacional da Família
2) Escreva um pequeno resumo que diga respeito às fotos escolhidas (tipo de atividade, tema, etc.)
3) Envie-nos este material pelo e-mail pastoralfrj@gmail.com
4) Não se esqueça de colocar seu nome, vicariato, forania e paróquia

Aguardamos seu retorno!