domingo, 30 de janeiro de 2011

Dom Antonio celebra Missa de encerramento do Acampamento das Famílias


Bem-aventuranças: os traços do rosto humano de Deus
Essa missa de encerramento do acampamento das famílias cujo tema central do Acampamento foi “Jesus visita a minha família”, nós queremos ouvir o que Jesus tem a nos dizer. Primeiro ponto de reflexão é de ver como a gente lida com o ser e o ter, com o ser e o fazer.

As leituras de hoje nos levam a refletir sobre o que estou escolhendo em minha vida, estou escolhendo o ser ou o fazer. Na primeira leitura ouvimos o Espirito Santo nos falar que precisamos ser humildes, ser verdadeiros, sermos justos. Já na segunda leitura Ele nos diz que precisamos ser conscientes das escolhas divinas, e no Evangelho Jesus nos chama a ser como Ele foi. Nós temos que ver as bem aventurança como que o perfil de Deus na humanidade.

As bem-aventuranças são os traços do rosto humano de Deus . “Bem aventurados os pobres em espírito porque deles é o Reino dos Céus”. Jesus nasceu pobre e viveu desprendido de tudo, morreu sequer com a roupa do corpo.

“Bem-aventurado os mansos porque possuirão a terra”. E com que mansidão Jesus dizia e corrigia os discípulos e com que mansidão Ele ensinava o povo.

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia”. E com que misericórdia e compaixão Jesus olhava cada uma das pessoas que Ele encontrava.

“Bem-aventurados os pacíficos”. E esta era uma das palavra que Jesus mais se utilizava “A paz esteja convosco”.

A bem-aventurança é um perfil de Cristo. Cristo visita a nossa família quando cada um exerce o seu papel, quando sabemos ser o rosto de Cristo para o outro.

Como é agradável viver em uma família que é desprendida das coisas materiais, que sabe se entregar verdadeiramente e inteiramente um ao outro. Não por uma razão econômica, essa questão do desapego e do desprendimento material, não é apenas para se fazer um sacrifício. A verdadeira razão é para que se tenha o coração disposto e aberto para o amor.

“Bem-aventurados os pacíficos”. Cristo visita uma casa quando as pessoas são pacificadoras, pacificam os corações preocupados e as vidas agitadas, pessoas que pacificam os ambientes. Somos convidados a transformar os nossos lares em verdadeiros remansos de paz, um verdadeiro gerador de paz para o mundo. Somos convidados a sermos semeadores da paz.

“Bem-aventurados os perseguidos”. Cristo visita uma casa quando ela sofre perseguições por amor a Jesus Cristo. Temos que aprender como conviver e amar as pessoas que vivem conosco: nosso irmão, nosso pai, nosso esposo, nossa esposa e nossos filhos. Precisamos saber sofrer com os defeitos das pessoas do nosso lado. Precisamos aprender a amar o outro como ele é. É com amor e não com ardor que as pessoas mudam.O Bom Ladrão mudou ao ver o amor de Cristo na Cruz.

Temos que viver as bem-aventuranças porque são os traços do rosto humano de Deus no mundo. E se agente quiser ter o rosto divino estampado em nosso semblante, temos que viver as bem aventurança. Por isso precisamos ser bem aventurados e, por mais que o mundo queira retirar os símbolos religiosos desse mundo, não conseguirão retirar do nosso semblante o retrato de Cristo.

Por isso, as leituras de hoje nos convidam e escolhermos sempre o ser, e colocar o ter e o fazer em um patamar inferior. Então, temos aqui um belo programa de vida: Cristo visita a nossa casa se realmente as bem aventuranças passam as ser não apenas o que você tem que fazer mas sim aquilo que cada um de nós tem que ser.


Fonte: www.cancaonova.com

Nenhum comentário: