terça-feira, 29 de setembro de 2009

O PODER DA MÍDIA A NOSSO FAVOR


Uma rede de sandálias conhecida internacionalmente teve que se render à opinião pública. O comercial em que uma senhora estimulava sua jovem neta a vulgarizar seus relacionamentos – sob a desculpa de ter um comportamento “moderno” -- foi tirado da televisão.
Isso aconteceu porque várias pessoas ameaçaram boicotar o produto. Reclamar dá certo! Não podemos imaginar o poder que temos, enquanto consumidores, telespectadores e cidadãos, enfim. As empresas dependem mais de nós, que nós delas.
Se ficamos simplesmente comentando esses fatos nas nossas rodas de amigos, nada muda. Mas se usamos as próprias armas que a mídia nos dá, podemos reverter a situação. Toda vez em que não concordamos com valores passados nos comerciais e programas de TV temos não apenas o direito, mas o dever moral de reclamar. Passar um e-mail, por exemplo, expressando seu ponto de vista a todos os seus conhecidos, convocando-os para que reclamem com a empresa responsável, também por e-mail, ou mesmo carta ou telefone é uma arma poderosa. Não podemos nos calar!
Seria talvez ingênuo pensar que as mudanças se dão por uma repentina conscientização por parte dos grandes empresários. O medo de ver seus lucros diminuírem pode até ser maior do que a consciência... mas isso prova que ainda há esperança que vale a pena lutar pela valorização da vida e dos valores familiares. Sigamos em frente com esta sublime meta!

Nenhum comentário: