Boas-vindas
Depois das boas-vindas de Padre Rafael Fornasier, assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, a mesa de abertura do Simpósio foi composta por Dom Raymundo Damsceno, Dom Petrini e o novo casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Roque e Verônica.
Dom Raymundo Damasceno afirmou que este dois eventos – o 4º simpósio e a 6ª peregrinação nacional da família -- que vêm ganhando cada vez mais força, ressaltam nossa fé no valor da família e se inserem também no contexto da preparação para os dois Sínodos – o extraordinário , em out. 2014 e o ordinário, em out 2015 – que terão como temas as ações pastorais da Igreja para com a Família. Lembrou, ainda, São João Paulo II que afirmou que o futuro da humanidade e da Igreja passam pela família, pois ela é a fronteira da Nova Evangelização. Aproveitando o tema do simpósio “Família: Caminhar com a Luz de Cristo e a Sabedoria do Evangelho”, Dom Raymundo ressaltou que pela vida e pela palavra, a família é a educadora fundamental da sociedade. E finalmente, rezou para que Sagrada Família nos acompanhe, especialmente nesta caminhada para os Sínodos e que este dê muitos frutos.
Dom Petrini invocou a proteção da Virgem Maria sobre todas as famílias que são tão agredidas pelas forças que tentam destruí-la. Rogou que sempre mais saibamos encontrar as razões pelas quais amamos e defendemos a família: “Vemos um mundo cada vez mais desumano, uma desumanidade que atinge a família com violências e brutalidades, até manifestações de protestos na humanidade em que depredações se tornam válidas para defender interesses de certos grupos. Vale tudo e Deus acaba sendo ignorado. Queremos pregar o caminho da paz. Da verdadeira sabedoria que vem do Evangelho, para que possamos propagar o amor, o amor que chega ao sacrifício, que se doa para o bem do outro.”, proclamou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário