quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Carta Final do Congresso Latino Americano de Pastoral Familiar



Mensagem final do I Congresso Latino-americano de agentes de Pastoral Familiar 

Queridas famílias latino-americanas e caribenhas: 
“Eu e minha família serviremos ao Senhor” (cf. Js 24, 15). 
Convocados pelo Departamento de Família, Vida e Juventude do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), reunimo-nos na Arquidiocese da Cidade de Panamá, as delegações das Conferências Episcopais da América Latina e Caribe com a presença do Pontifício Conselho para a Família (Roma), para vivenciar o I Congresso Latino-americano de Agentes de Pastoral Familiar, de 4 a 9 de agosto de 2014, com o tema “Família e desenvolvimento social para a vida plena e a comunhão missionária”. 

Vivemos dias de experiência fraterna, intenso ambiente de trabalho, alegria e profunda reflexão que nos permitiram reavivar em nós a certeza de ser uma única família congregada no amor e na ternura de um mesmo Deus e Pai. Assim, guiados pelo Espírito Santo, revisamos nosso caminhar pastoral e buscamos juntos novos horizontes para enfrentar os desafios que hoje nos apresenta a realidade das famílias latino-americanas e caribenhas. 

Estamos muito unidos às famílias católicas e cristãs do Iraque, que sofrem nestes momentos de violência, e rezamos para que a paz e a justiça vençam o ódio e o rancor. 

Cremos que estamos dando passos seguros no caminho que o Papa Francisco inaugurou com a convocatória do III Sínodo Extraordinário da Família em outubro próximo. Um ano depois, acontecerá a Assembleia ordinária, que tratará o mesmo tema da família. E, nesse contexto, em setembro de 2015, terá lugar o Encontro Mundial das Famílias na Filadélfia. Percorramos este caminho unidos na oração, a fim de haver bons frutos para a Igreja e para o mundo. 

Iluminados pelo Espírito Santo e inspirados nos valores da Sagrada Família de Nazaré, queremos enviar a todas as famílias da América Latina, Caribe e do mundo inteiro esta mensagem de esperança que as anime a formar-se mais, a viver os valores do Evangelho, a ter a certeza de que não estamos sós e que juntos podemos enfrentar as tormentas que ameaçam a identidade e a missão do matrimônio, da família e da vida. 

Desde o início deste Congresso contamos com a materna presença de Maria. Em suas diferentes invocações na América Latina e Caribe, ela nos convida a fazer “o que ele nos disser”, com a certeza de que nos acompanha em cada momento. “Sim, queridas famílias, é possível ser um bem para a humanidade, já que a família é o coração da pessoa humana, o verdadeiro tesouro da humanidade. Hoje e sempre “eu e minha família serviremos ao Senhor”! 

Departamento de Família, Vida e Juventude do CELAM e os Congressistas

Nenhum comentário: