quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Festa da Sagrada Família


Dentro do clima de Natal, a Liturgia nos apresenta no dia 30 de dezembro a SAGRADA FAMILIA de Nazaré, como exemplo e modelo das todas famílias. Jesus menino precisou de uma família, que o acolhesse na condição humana, fraca e frágil. Precisou ser acolhido pelo amor de um coração materno e amparado pela presença solícita de um pai.
Depois da família de Nazaré, todas as famílias se tornaram sagradas,pois é o espaço da vida e do amor. Os tempos mudaram, mas o valor da família sempre será atual.O pouco tempo da convivência familiar no mundo de hoje, implica criatividade e determinação para reservar mais tempo para reunir e celebrar a vida em família.
A 1ª leitura apresenta, de forma muito prática, algumas atitudes que os filhos devem ter para com os pais (Sr 3, 3-7. 14-17). O texto repete cinco vezes a palavra "honrar": significa dar o devido valor e reconhecer a sua importância com certas atitudes concretas. Como recompensa, terá o perdão dos pecados, alegria, vida longa e a atenção de Deus.
A 2ª Leitura sugere sete tecidos a serem usados na família e na comunidade, para viver sempre em harmonia e assim conseguir a felicidade: "Revesti-vos de sentimentos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência, de tolerância, de perdão recíproco" (Cl 3, 12-21).
O Evangelho nos põe diante da Sagrada Família de Nazaré apresentando Jesus no Templo de Jerusalém. (Lc 2, 22-40) É uma catequese sobre a identidade de Jesus e a sua missão no mundo.
Mostra uma família fiel cumpridora da Lei do Senhor, que consagra a Deus a vida dos seus membros. Maria e José perceberam que quem escuta a Palavra de Deus, constrói a família sobre a rocha firme dos valores eternos.
A Palavra de Deus tem o seu lugar na vida de nossas famílias?
Em nossas famílias há a preocupação para a formação cristã dos filhos?
Os pais procuram transmitir aos filhos os valores do Evangelho, acompanhando a caminhada catequética, inserindo-os numa comunidade de fé, consagrando-os ao serviço de Deus?
(Adaptado de: www.buscandonovasagras.com.br)



Pedimos que a Sagrada Família de Nazaré abençoe nossas famílias neste ano de 2012 que se aproxima.
Jesus, Maria e José, nossa família vossa é!

Nenhum comentário: