quarta-feira, 21 de setembro de 2011

E+blog (4)

1º Encontro de blogueiros Católicos da Arquidiocese do Rio de Janeiro
Diversidade, testemunho e fé na blosfera
Hashtag: #eblogrio



A jornalista e historiadora Flor Martha, do Opus Dei, apresentou seu testemunho do blog “Vida em Sociedade” e passou algumas dicas baseadas em seus estudos e sua experiências para os participantes do 1o Encontro de Blogueiros Católicos:

Pensar no seu blog como um serviço (I Tes 1,9). Concebido como serviço, o blog...
- Direciona muito o público-alvo, fontes afins a serem buscadas.
- Evita que falemos de nós mesmos, de usarmos o “nosso” (nosso grupo, nosso pároco, etc...) como único tema.
- Evita encher o blog de “brinquedinhos eletrônicos” e “links”
- Evita perder tempo, navegando sem critério.
- Desenvolver dentro do seu escopo principal qualidade e conteúdo.
- Evitar reafirmar uma dieia ou conceito de quem doutrina ou corrige os outros
- Cresce como projeto, negócio, repercussão e, se for o caso, até como renda.
- Facilita o estabelecimento de uma agenda coesa e interação outros públicos
- Nós e os outros podem ser transfigurados pela graça

Evolução dos 4 “p”s do marketing
Do foco no produto:
- Product
- Price
- Place
- Promotion

Para o foco no consumidor:
- Passion
- Purpose
- Positioning
(ocupar seu espaóc e tornar-se uma referência)
- Personality

Fazendo uma analogia, do um blog como serviço poderia ajudar na evolução cristã dos 4 “P”s do marketing?
- Serviço (ligado com a virtude da Prudência)
- Valorização da vida cotidiana (ligado com a virtude da Justiça)
- Fazer o que é preciso (ligado com a virtude da Fortaleza)
- Não perder tempo com o que não é relevante (ligado com a virtude da Temperança)

Há três idéias de São Josemaria Escrivá que podem nos ajudar:

1) “... cada homem, cada mulher tem que se santificar em sua vida ordinária, nas condições concretas da sua existência cotidiana.”
Através de quem nós somos, das nossas qualidades (e não apenas do que fazemos) evangelizamos. Podemos com a personalidade do nosso blog ajudar a santificar os outros.

2) "É preciso fugir – como que da peste – dessa maneira de coceber a pastoral e, em geral, o apostolado, que não parece senão uma nova edição, corrigida e aumentada, do partido único na vida religiosa.”
Não usar o blog para, de forma arrogante, darmos “sermões” aos outros.

3) “...que todo trabalho humano deve ser realizado pelo Cristão com a maior perfeição possível: com perfeição humana (competência profissional) e com perfeição cristã (por amor à vontade de Deus e a serviço dos homens): eleva-se assim o trabalho à ordem da graça, santificando-se, converte-se em obra de Deus...”
É preciso esmero e profissionalismo. E isso dá trabalho, exige tempo, formação, mas como conseqüência, se expande pela sua qualidade e atinge muito mais do que poderíamos imaginar.

Você pode saber se o seu blog está sendo verdadeiramente um serviço, se:
01- Dá trabalho
02- É mais focado
03- Da resultados
04- Tem horizontes ilimitados
05- Claramente sabemos do que se trata
06- Tem relevância nas redes e influencia
07- Pode crescer como um projeto, um livro...
08- Evita trabalho inútil
09- Nos faz crescer, exige o melhor de nós
10- Evita erros
11- Faz pensar criativamente
12- É útil para pessoas e não serve só para deleite

Logo, seu blog pode:
- Ajudar na santificação dos irmãos na vida cotidiana
- Servir para a nossa santificação pessoal ao blogarmos com a qualidade com a qualidade que nos exige um trabalho feito com a oração de Deus.
- Não precisa falar apenas de temas religiosos, mas todo tema honesto da vida cotidiana pode ser usado como meio para a santificação.

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