quarta-feira, 7 de outubro de 2009

FORMAÇÃO PARA A DEFESA DA VIDA


Bem inseridos na mobilização desta SEMANA NACIONAL EM DEFESA DA VIDA, sugerimos algumas dentre as diversas publicações que a Comissão Nacional da Pastoral Familiar tem disponíveis para venda diretamente pelo site: www.cnpf.org.br. São elas:

VIDA: O PRIMEIRO DIREITO DA CIDADANIA
Conheça que equipe interdisciplinar primorosa se uniu para publicar esta importante obra:
- Dra. Alice Teixeira Ferreira (professora, associada de Biofísica da UNIFESP)
- Dr. André Marcelo Machado Soares (professor de Filosofia e especialista em Bioética)
- Dra. Claudia Maria de Castro Batista (professora adjunta do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, doutorada em células-tronco)
- Dr. Dalton Luiz de Paula Ramos (professor de Bioética da USP e membro do Núcleo Interdisciplinar de Bioética da UNIFESP)
- Dr. Dernival da Silva Brandão (ginecologista e membro emérito da Academia Fluminense de Medicina)
- Dra. Elizabeth Kipman Cerqueira (médica, psicóloga e perita em Sexualidade Humana.
- Dr. Herbert Praxedes (médico e professor titular do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da UFF)
- Dr. Ives Gandra da Silva Martins (advogado, professor e presidente do Conselho de Estudos Jurídicos da FECOMER/SP)
- Dr. Paulo Silveira Martins Leão Junior (advogado)
Uma publicação sintética e clara , elaborada por este grupo de especialistas - de diferentes orientações e ideologias – que vêm esclarecer, de forma científica, matérias ligadas à Bioética, como as seguintes: “Há vida humana desde a concepção? O embrião e o feto podem considerar-se seres humanos? O feto humano pode ser sacrificado para beneficiar uma outra pessoa? Qual é a verdade científica a respeito das células-tronco embrionais e adultas? Que posição tomar diante de um feto anencéfalo? O que se poderia dizer a respeito do congelamento de embriões humanos?” Estas e outras respostas aparecem com nítida integridade sem comentários e acréscimos. A força intelectual brota, por ela mesma, da verdade científica transmitida com transparência e sinceridade. Verdade fácil ser entendida por todos aqueles que diante dela se debrucem com plena isenção e honestidade.
Aproveite a promoção e leve este subsídio grátis comprando o pacote com a Revista “Vida e Família” e o livro a “Dignidade da Vida Humana e as Biotecnologias”.

GUIA DE ACOMPANHAMENTO À GESTAÇÃO
Um subsídio bastante prático e útil na preparação remota ao matrimônio, que deve começar com a nova vida ainda em gestação. Ele oferecer roteiros de encontros para os agentes da Pastoral Familiar realizarem com a gestante e sua família para os nove meses da gravidez, e, após o nascimento, uma “Celebração da Vida”. Esses roteiros incluem reflexões, orações, estudo e debates. Mas não é só: o guia também contem formação para preparar melhor os agentes que se dispõem a realizar esta missão junto às gestantes. Vale a pena conferir.

BIOÉTICA: DESAFIOS ÉTICOS NO DEBATE CONTEMPORÂNEO
A obra do Padre Luiz Antônio Bento resume a história das preocupações éticas, que sempre acompanharam a medicina, desde suas origens, mas que adquiriram hoje uma certa autonomia em virtude dos enormes progressos científicos e tecnológicos das ciências da vida e, por outro lado, da crescente consciência da dignidade da pessoa humana, em particular na tradição cristã e no ensino da Igreja. Em virtude dessa autonomia, pode-se considerar a bioética como um setor da moral, cujos os fundamentos se aplicam sistematicamente aos mais variados problemas que surgem em torno da vida.
Trata, então, nessa perspectiva, de temas hoje considerados dos mais importantes, como eutanásia, suicídio, legítima defesa, tortura física e moral, aborto, respeito à vida, em particular no que diz respeito à dignidade da procriação, direito à saúde, transplante e implante de órgãos, finalmente a questão da homossexualidade.
Enriquecendo o texto em apreço, depois de cuidadosa e rica bibliografia, encontramos, no final da obra, uma série de documentos importantes que balizam a reflexão ética da humanidade nas questões hoje debatidas.

Nenhum comentário: