sexta-feira, 23 de outubro de 2009

NOVIDADES NO CALENDÁRIO DA PASTORAL FAMILIAR


Acabamos de atualizar o Calendário 2010 da Pastoral Familiar da Arquidiocese, trazendo uma grande novidade !! A realização da II PEREGRINAÇÃO NACIONAL DAS FAMÍLIAS EM APARECIDA, no último domingo do mês de maio.
O Calendário atulizado já está disponível na barra lateral para download. Convocamos a todos para que incluam esta data em suas programações e já comecem a se mobilizar para este belíssimo evento.
Trazemos também a carta do Pe. Luiz Bento que é o Assessor Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família - CNBB

"A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família propôs ao Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) e ao Conselho Permanente (CP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, a realização anual da “Peregrinação Nacional das Famílias”, a realizar-se no Santuário de Aparecida (SP), sempre no último domingo do mês de maio, data já assegurada com o Pe. Darcy, Reitor do Santuário e com o Pe. Rodrigo, prefeito da Igreja. Chegou-se a esta decisão após avaliação positiva (da I Peregrinação das Famílias) feita pelo CONSEP e CP, pelos mais de 50 Reitores de Santuários reunidos em Juazeiro do Norte, no Ceará, das muitas manifestações e pedidos vindos de todo Brasil.
O objetivo da II Peregrinação Nacional das Famílias é incentivar o anúncio do Evangelho da Família, para reafirmar o seu valor e a sua identidade baseados no casamento aberto ao serviço à vida. A peregrinação tem duas linhas gerais de trabalho: a) promover o respeito à vida humana; b) valorizar a família no seio da Igreja, da cultura e da sociedade civil.
O tema da II Peregrinação Nacional das Famílias será: “A família Formadora de Valores Humanos e Cristãos”, em continuidade com o VI Encontro Mundial das Famílias, realizado no México em janeiro de 2009. Queremos reafirmar que a família é o lugar onde se aprende a viver verdadeiramente, a valorizar a vida e a saúde, a liberdade e a paz, a justiça e a verdade, o trabalho, a concórdia e o respeito. Que família também é o espaço mais eficaz onde se pode forjar nos filhos os valores humanos e cristãos.
Quanto a programação, já no sábado, dia 29 de maio de 2010, às 18h, missa na Basílica Nacional e, em seguida, procissão luminosa até a Basílica antiga, onde haverá uma meditação e consagração à Nossa Senhora; no domingo, dia 30, véspera da Festa da Visitação de Nossa Senhora, às 8h, solene Celebração Eucarística pelas Famílias, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Já estamos elaborando o folder, que será disponibilizado no site da Pastoral Familiar e CNBB, bem como outras informações. O cartaz será impresso e distribuído para as mais de 10 mil paróquias no Brasil. Podemos, com muito fé e esperança, divulgar este grande evento nacional das famílias.
Conclamamos todas as arq/dioceses, paróquias, pequenas e grandes comunidades, pastorais, movimentos, serviços e institutos familiares, mas também, todas as outras formas de organizações religiosas, sociais, civis e políticas que acreditam na família nascida do coração de Deus, constituída por um homem e uma mulher, para que, como em maio de 2009, valorizem esse dia, participem preparando camisetas, faixas, cartazes, outdoor e utilizem jornais, revistas, rádios, TVs católicos ou não, para a divulgação da importância desse evento nacional das famílias.
Vamos intensificar nossas preces à Santíssima Trindade e a Nossa Senhora Aparecida, Padroeiro do Brasil, para que nos ajude nesta preparação rumo à Sua casa, a nossa casa, a casa da nossa Mãe.
Abençoa, Senhor, as nossas famílias!"

Nenhum comentário: