sábado, 31 de outubro de 2009

REZANDO EM FAMÍLIA


No próximo dia 02 de novembro, a Igreja celebra os fiéis defuntos. Propomos que a família reunida possa lembrar com esperança e alegria cristãs dos seus entes queridos que já estão junto do Pai. Para ajudar neste momento próprio para a oração, sugerimos este roteiro, baseado no Ofício Divino para este dia.

Salmo 145(146)
Antífona - Bendirei ao Senhor toda vida.

-Bendize, minh´alma, ao SEnhor!
Bendirei ao Senhor toda vida,
cantarei ao meu Deus sem cessar!

-Não ponhais vossa fé nos que mandam,
não há homem que possa salvar.
Ao faltar-lhe o respiro ele volta
para a terra de onde saiu;
nesse dia seus planos perecem.

-É feliz todo homem que busca
seu auxílio no Deus de Jacó,
e que põe no Senhor a esperança.
O Senhor fez o céu e a terra,
fez o mar e o que neles existe.

-O Senhor é fiel para sempre,
faz justiça aos que são oprimidos;
ele dá alimento aos famintos,
é o Senhor quem liberta os cativos.

-O Senhor abre os olhos aos cegos,
o Senhor faz erguer-se o caído,
o Senhor ama aquele que é justo.

-É o Senhor quem protege o estrangeiro,
quem ampara a viúva e o órfão,
mas confunde os caminhos dos maus.

-O Senhor reinará para sempre,
ó Sião, o teu Deus reinará
para sempre e pr todos os séculos!
Antífona- Bendirei ao Senhor toda vida.

Preces:
Oremos a Deus Pai todo-poderoso, que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos e dará vida também aos nossos corpos mortais, e aclamemos:
T. Dai-nos, Senhor a vida em Cristo!
1. Pai santo, fazei que nós, sepultados pelo Batismo na morte com vosso Filho e com ele ressuscitados, vivamos uma vida nova, para que, depois da nossa morte, vivamos sempre em Cristo.
(T.)
2.
Senhor, que enviastes um anjo para confortar vosso Filho em sua agonia, fazei-nos sentir o conforto da esperança na hora de nossa morte. (T.)
3. Deus dos vivos e dos mortos, que ressuscitastes Jesus Cristo do sepulcro, ressuscitai também os defuntos e dai-nos um lugar junto deles na vossa glória. (T.)

Pai Nosso...

Oração:
Ó Deus, escutai com bondade as nossas preces e aumentai a nossa fé no Cristo ressuscitado, para que seja mais viva a nossa esperança na ressurreição dos vossos filhos e filhas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

domingo, 25 de outubro de 2009

MISSAS DO RJ SERÃO TRANSMITIDAS NA TV


A partir do sábado dia 24 de outubro, às 9 horas da manhã todo Brasil conhecerá um pouco mais da fé do povo carioca. Com transmissão ao vivo pela Rede Vida de Televisão, uma missa será celebrada nas paróquias do Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte de um acordo firmado entre a Arquidiocese do Rio e a Rede Vida. A ideia é que, de início, uma paróquia de cada vicariato seja contemplada até que depois todas as paróquias da cidade tenham pelo menos uma missa transmitida, tentando conciliar com o dia do padroeiro.
O diretor da Rede Vida, João Monteiro de Barros Neto, explicou que o Rio de Janeiro é prioridade para emissora em 2009 e 2010. Ele percebeu uma necessidade de ressaltar as características boas do carioca, um povo religioso e trabalhador que tem uma Igreja solidária, já que a violência é explorada pelos veículos de comunicação. A ideia da emissora é que todo país possa rezar junto com o Rio. O Arcebispo da cidade, Dom Orani João Tempesta, que sugeriu a parceria, acredita que a transmissão televisiva poderá valorizar a presença da Igreja na cidade.
- Desde o inicio do meu ministério como Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro notei que falta ao Brasil conhecer a realidade e a beleza da Igreja que caminha nesta grande cidade, principalmente em suas comunidades, paróquias e regiões, disse o arcebispo.
Toda a missa será uma concelebração de Dom Orani com o pároco local. Antes das celebrações será apresentado um vídeo de cinco minutos mostrando a vida da Paróquia acentuando os trabalhos da comunidade.
- O bem atrai o bem, os variados e diversificados exemplos dos trabalhos pastorais e sociais das diversas paróquias poderão animar outras comunidades a fazer o mesmo, ou parecido, disse o arcebispo.
De acordo com João Monteiro Neto, outros projetos serão trabalhados pra 2010, como projetos musicais e de bairro. O diretor pretende ainda fazer um maior entrosamento entre os veículos que a Arquidiocese já possui e a Rede Vida.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

NOVIDADES NO CALENDÁRIO DA PASTORAL FAMILIAR


Acabamos de atualizar o Calendário 2010 da Pastoral Familiar da Arquidiocese, trazendo uma grande novidade !! A realização da II PEREGRINAÇÃO NACIONAL DAS FAMÍLIAS EM APARECIDA, no último domingo do mês de maio.
O Calendário atulizado já está disponível na barra lateral para download. Convocamos a todos para que incluam esta data em suas programações e já comecem a se mobilizar para este belíssimo evento.
Trazemos também a carta do Pe. Luiz Bento que é o Assessor Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família - CNBB

"A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família propôs ao Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) e ao Conselho Permanente (CP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, a realização anual da “Peregrinação Nacional das Famílias”, a realizar-se no Santuário de Aparecida (SP), sempre no último domingo do mês de maio, data já assegurada com o Pe. Darcy, Reitor do Santuário e com o Pe. Rodrigo, prefeito da Igreja. Chegou-se a esta decisão após avaliação positiva (da I Peregrinação das Famílias) feita pelo CONSEP e CP, pelos mais de 50 Reitores de Santuários reunidos em Juazeiro do Norte, no Ceará, das muitas manifestações e pedidos vindos de todo Brasil.
O objetivo da II Peregrinação Nacional das Famílias é incentivar o anúncio do Evangelho da Família, para reafirmar o seu valor e a sua identidade baseados no casamento aberto ao serviço à vida. A peregrinação tem duas linhas gerais de trabalho: a) promover o respeito à vida humana; b) valorizar a família no seio da Igreja, da cultura e da sociedade civil.
O tema da II Peregrinação Nacional das Famílias será: “A família Formadora de Valores Humanos e Cristãos”, em continuidade com o VI Encontro Mundial das Famílias, realizado no México em janeiro de 2009. Queremos reafirmar que a família é o lugar onde se aprende a viver verdadeiramente, a valorizar a vida e a saúde, a liberdade e a paz, a justiça e a verdade, o trabalho, a concórdia e o respeito. Que família também é o espaço mais eficaz onde se pode forjar nos filhos os valores humanos e cristãos.
Quanto a programação, já no sábado, dia 29 de maio de 2010, às 18h, missa na Basílica Nacional e, em seguida, procissão luminosa até a Basílica antiga, onde haverá uma meditação e consagração à Nossa Senhora; no domingo, dia 30, véspera da Festa da Visitação de Nossa Senhora, às 8h, solene Celebração Eucarística pelas Famílias, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Já estamos elaborando o folder, que será disponibilizado no site da Pastoral Familiar e CNBB, bem como outras informações. O cartaz será impresso e distribuído para as mais de 10 mil paróquias no Brasil. Podemos, com muito fé e esperança, divulgar este grande evento nacional das famílias.
Conclamamos todas as arq/dioceses, paróquias, pequenas e grandes comunidades, pastorais, movimentos, serviços e institutos familiares, mas também, todas as outras formas de organizações religiosas, sociais, civis e políticas que acreditam na família nascida do coração de Deus, constituída por um homem e uma mulher, para que, como em maio de 2009, valorizem esse dia, participem preparando camisetas, faixas, cartazes, outdoor e utilizem jornais, revistas, rádios, TVs católicos ou não, para a divulgação da importância desse evento nacional das famílias.
Vamos intensificar nossas preces à Santíssima Trindade e a Nossa Senhora Aparecida, Padroeiro do Brasil, para que nos ajude nesta preparação rumo à Sua casa, a nossa casa, a casa da nossa Mãe.
Abençoa, Senhor, as nossas famílias!"

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

SEMANA DE FORMAÇÃO SOBRE PLANEJAMENTO FAMILIAR


A partir de hoje, dia 22 de outubro, começa uma semana de formação sobre o tmea PLANEJAMENTO FAMILIAR no nosso blog.
A comissão arquidiocesana disponibilzará resumos das palestras ministradas no I Congresso de Planejamento Natural da Família (de 16 a 18 de outubro, em Curitiba).
Esperamos que todos possam aproveitar bastante toda a riqueza lá apresentada como formação para os agentes da Pastoral Familiar, em especial, mas também como base para abordarmos essa questão tão fundamental nos dias de hoje também com os namorados e noivos.
Para ter acesso aos artigos basta entrar no link do SETOR PRÉ-MATRIMONIAL na barra lateral no blog.
Boa semana de formação a todos!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

RJ presente no I Congresso Nacional de Planejamento Natural da Família


No final de semana de 16 a 18 de outubro, a cidade de Curitiba sediou o I CONGRESSO NACIONAL DE PLANEJAMENTO NATURAL DA FAMÍLIA. Além da presença marcante de Dom Antônio Dias Duarte, incansável defensor da vida e da família, os diversos cantos do Brasil se fizeram representar. Quanto ao estado do Rio de Janeiro, estiveram presentes representantes da Diocese de Nova Iguaçu, da Arquidiocese de Niterói (São Gonçalo), da Administração Apostólica (Varre-Sai) e da nossa Arquidiocese do Rio de Janeiro.


O encontro foi riquíssimo e trará, com certeza, muitos bons frutos para todos os participantes, e a Comissão Arquidiocesana, estará disponibilizando aos poucos (no link do Setor Pré-Matrimonial) material trazido do Congresso para ajudar na nossa formação e nas atividades do Setor Pré-Matrimonial.



E, por falar neste tema, lembramos a todos que a nossa Arquidiocese promoverá mais um Curso de Planejamento Familiar no dia 7 de novembro, das 8h às 18h no 2º andar do Ed. João Paulo II (Glória).

sábado, 10 de outubro de 2009

CONGRESSO ARQUIDIOCESANO


Aconteceu no dia 10 de outubro XVIII Congresso Arquidiocesano de Pastoral Familiar, no Edifício João Paulo II. A Santa Missa, presidida por D. Antônio Augusto e co-celebrada por Pe. Vicente e diác. Joaquim, foi a abertura dos trabalhos. Depois foram desenvolvidos, no primeiro momento com a apresentação do livreto PROJETO PARA O SETOR PRE-MATRIMONIAL e, no segundo momento, as METAS PARA O SETOR CASOS ESPECIAIS. Além disso, o bispo animador ofereceu rica FORMAÇÃO sobre a dignidade matrimonial e a função social da família. Foi distribuído o CALENDÁRIO para 2010 que será complementado com as atividades dos respectivos vicariatos, foranias e paróquias.
Alem dos agentes de pastoral, das irmãs paulinas, dos sacerdotes (como Pe. Vicente e P. Nivaldo), estiveram também presentes o casal Aloísio e Ilza, coordenadores do Reginal Leste I.
Em breve, teremos mais informações e atualizações no blog, inclusive com material disponível para download.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

DIA DO NASCITURO


Em janeiro deste ano, foi realizado no México o VI Encontro Mundial das Famílias. Esse país abençoado por Nossa Senhora de Guadalupe, entretanto, tem uma mancha: a prática legalizada do aborto. Sob a camuflagem do pomposo título: “Interupción legal del embarazo” (interrupção legal da gravidez). As propagandas de clínicas de aborto espalham-se pela cidade ao lado dos anúncios de xampu e cursos de inglês... Uma vergonha para um povo que, pelo menos, parece ser tão devoto.
No Brasil, há muitas forças políticas e econômicas querendo legalizar o aborto. Há projetos de lei mais ou menos adiantados nesse sentido. Não podemos nos calar. Precisamos ser a voz dos que não têm voz. Enviar e-mails ou cartas para os deputados ou senadores para exigir deles uma atitude favorável à vida é nosso dever. Podemos ajudar a criar por meio dos nossos gestos pessoais e pastorais uma verdadeira cultura da vida. Do contrário, correremos o mesmo risco que México, Portugal e outros países que se dizem “católicos”. Que a maldição do aborto nunca caia sobre nós, sobre a nossa nação, abençoada também por Nossa Senhora, a Aparecida.
Que neste dia 08 de outubro, nos comprometamos a fazer uma oração e uma ação concreta, por mais simples que sejam, em favor dos nascituros ameaçados pela “sombra da morte”.
Para comemorar este dia, disponibilizamos, ainda, na seção DOWNLOAD, na barra lateral do blog, uma apresentação de slides adaptada de material da organização “Derechos Del Concebido” (www.derechosdelconcebido.org.mx), do México. Graças a Deus ainda há e sempre haverá quem lute pela defesa da vida!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

FORMAÇÃO PARA A DEFESA DA VIDA


Bem inseridos na mobilização desta SEMANA NACIONAL EM DEFESA DA VIDA, sugerimos algumas dentre as diversas publicações que a Comissão Nacional da Pastoral Familiar tem disponíveis para venda diretamente pelo site: www.cnpf.org.br. São elas:

VIDA: O PRIMEIRO DIREITO DA CIDADANIA
Conheça que equipe interdisciplinar primorosa se uniu para publicar esta importante obra:
- Dra. Alice Teixeira Ferreira (professora, associada de Biofísica da UNIFESP)
- Dr. André Marcelo Machado Soares (professor de Filosofia e especialista em Bioética)
- Dra. Claudia Maria de Castro Batista (professora adjunta do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, doutorada em células-tronco)
- Dr. Dalton Luiz de Paula Ramos (professor de Bioética da USP e membro do Núcleo Interdisciplinar de Bioética da UNIFESP)
- Dr. Dernival da Silva Brandão (ginecologista e membro emérito da Academia Fluminense de Medicina)
- Dra. Elizabeth Kipman Cerqueira (médica, psicóloga e perita em Sexualidade Humana.
- Dr. Herbert Praxedes (médico e professor titular do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da UFF)
- Dr. Ives Gandra da Silva Martins (advogado, professor e presidente do Conselho de Estudos Jurídicos da FECOMER/SP)
- Dr. Paulo Silveira Martins Leão Junior (advogado)
Uma publicação sintética e clara , elaborada por este grupo de especialistas - de diferentes orientações e ideologias – que vêm esclarecer, de forma científica, matérias ligadas à Bioética, como as seguintes: “Há vida humana desde a concepção? O embrião e o feto podem considerar-se seres humanos? O feto humano pode ser sacrificado para beneficiar uma outra pessoa? Qual é a verdade científica a respeito das células-tronco embrionais e adultas? Que posição tomar diante de um feto anencéfalo? O que se poderia dizer a respeito do congelamento de embriões humanos?” Estas e outras respostas aparecem com nítida integridade sem comentários e acréscimos. A força intelectual brota, por ela mesma, da verdade científica transmitida com transparência e sinceridade. Verdade fácil ser entendida por todos aqueles que diante dela se debrucem com plena isenção e honestidade.
Aproveite a promoção e leve este subsídio grátis comprando o pacote com a Revista “Vida e Família” e o livro a “Dignidade da Vida Humana e as Biotecnologias”.

GUIA DE ACOMPANHAMENTO À GESTAÇÃO
Um subsídio bastante prático e útil na preparação remota ao matrimônio, que deve começar com a nova vida ainda em gestação. Ele oferecer roteiros de encontros para os agentes da Pastoral Familiar realizarem com a gestante e sua família para os nove meses da gravidez, e, após o nascimento, uma “Celebração da Vida”. Esses roteiros incluem reflexões, orações, estudo e debates. Mas não é só: o guia também contem formação para preparar melhor os agentes que se dispõem a realizar esta missão junto às gestantes. Vale a pena conferir.

BIOÉTICA: DESAFIOS ÉTICOS NO DEBATE CONTEMPORÂNEO
A obra do Padre Luiz Antônio Bento resume a história das preocupações éticas, que sempre acompanharam a medicina, desde suas origens, mas que adquiriram hoje uma certa autonomia em virtude dos enormes progressos científicos e tecnológicos das ciências da vida e, por outro lado, da crescente consciência da dignidade da pessoa humana, em particular na tradição cristã e no ensino da Igreja. Em virtude dessa autonomia, pode-se considerar a bioética como um setor da moral, cujos os fundamentos se aplicam sistematicamente aos mais variados problemas que surgem em torno da vida.
Trata, então, nessa perspectiva, de temas hoje considerados dos mais importantes, como eutanásia, suicídio, legítima defesa, tortura física e moral, aborto, respeito à vida, em particular no que diz respeito à dignidade da procriação, direito à saúde, transplante e implante de órgãos, finalmente a questão da homossexualidade.
Enriquecendo o texto em apreço, depois de cuidadosa e rica bibliografia, encontramos, no final da obra, uma série de documentos importantes que balizam a reflexão ética da humanidade nas questões hoje debatidas.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

CELEBRAÇÃO E MOBILIZAÇÃO PELA VIDA


No próximo dia 8 de outubro, a Igreja do Brasil comemora o Dia do Nascituro. Além das iniciativas em diversas paróquias da Arquidiocese do Rio, o Bispo Auxiliar Dom Edney Gouvêa Mattoso celebrará, às 11h, uma Missa Solene no Convento de Santo António - Largo da Carioca, Centro. A data é precedida pela Semana da Vida, celebrada em todo o país, de 1 a 7 de Outubro.

Após a Santa Missa, a Comissão Arquidiocesana de Promoção e Defesa da Vida e o Instituto EU DEFENDO realizarão uma grande planfletagem no Largo da Carioca, conscientizando toda a sociedade sobre o valor inalienável da vida humana!

Participe!

domingo, 4 de outubro de 2009

A INTERNET PODE SER ALIADA NESTA LUTA


DEFESA DA VIDA
“Ser contra o abortamento provocado de bebês no ventre materno é uma questão ética, já que todos os seres humanos, independentemente da sua idade, ou de qualquer outra condição, têm a mesma dignidade de pessoa humana. É também uma questão científica, visto que há décadas a Ciência afirma que a vida humana começa no momento da concepção, com a primeira célula, o zigoto. É, ainda, uma questão jurídica, uma vez que todo ser humano tem, como o primeiro dos direitos, o direito natural à vida, da concepção até a morte natural. Finalmente, é uma questão também religiosa porque cada um de nós tem, acima de tudo, a dignidade sobrenatural de filho ou filha de Deus.”

É neste princípio que se baseia o Movimento em Defesa da Vida da Arquidiocese do Rio de Janeiro. O site tem muita formação e informação no campo da bioética.

Acesse: www.defesadavida.com

MULHERES PELA VIDA
A Associação Nacional Mulheres pela Vida é uma associação civil, de âmbito nacional, com sede e foro na Cidade do Rio de Janeiro, composta de mulheres brasileiras ou estrangeiras residentes no País que tem por fim a defesa da inviolabilidade da vida humana, desde a concepção até a morte, sobretudo em seu estágio intra-uterino, na linha dos princípios defendidos pela Igreja Católica pelo Papa João Paulo II, arauto universal da cultura da vida, bem como dos direitos e interesses difusos protegidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Qualquer mulher brasileira ou estrangeira residente no país pode pretender o ingresso na Associação Nacional Mulheres pela Vida, mediante solicitação por escrito da interessada e a subscrição da Carta de Princípios da entidade.

São alguns objetivos da Associação:

- socorrer as mulheres gestantes em situação de risco de praticar o aborto, orientando-as a assumir com amor a nova vida que trazem dentro de si;
- prestar assistência material e espiritual às gestantes dissuadidas de praticar aborto;
- orientar as mulheres e famílias sobre a maternidade responsável, numa justa hierarquia de valores e de acordo com a ordem moral objetiva que exclui o recurso à contracepção e à esterilização;
- promover, em nível nacional, uma sadia formação para a castidade, como meio de salvaguardar a família, o "santuário da vida", onde a mulher ocupa um lugar insubstituível;
- difundir os documentos pontifícios sobre a vida e a família, como meios de esclarecer a opinião pública e formar a consciência cristã do nosso povo.

Conheça mais em: www.mulherespelavida.org.br

sábado, 3 de outubro de 2009

ORAÇÃO PELA VIDA


Oremos para que a vida humana seja mais valorizada e defendida no mundo inteiro:

ORAÇÃO
Nós vos louvamos, Senhor,
Deus da Vida.
Bendito sejais, porque nos criastes por amor.
Vossas mãos nos modelaram desde o ventre materno.
Nós vos agradecemos pelos nossos pais, famílias
E todas as pessoas que cuidam da vida humana.
Em Vós somos, vivemos
E existimos.
Abençoai todos e todas que zelam
Pela vida humana e a promovem.
Abençoais as gestantes
e todos os profissionais da saúde.
Daí às pessoas e às famílias o pão de cada dia,
A luz da fé e o amor fraterno.
Nossa Senhora Aparecida,
Intercedei por nossos nascituros, nossas crianças,
Nossos jovens, nossos adultos e nossos idosos
Para que tenham vida plena em Jesus,
Que ofereceu sua vida em favor de todos.
Amém.

(Dom Orlando Brandes – Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família – CNBB)

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

SUGESTÕES PARA CELEBRAR A SEMANA NACIONAL DA VIDA E O DIA DO NASCITURO


Queridos agentes de Pastoral Familiar e todos aqueles que querem conosco defender e promover o valor da vida humana, trazemos para o seu conhecimento, iniciativas sugeridas pela própria Comissão Nacional de Pastoral Familiar. Já podemos nos programar para 2010, incluindo algumas (ou todas!) estas sugestões na nossa programação paroquial.

Dia 1 – Visita aos doentes, celebração do Sacramento da Unção para os doentes e idosos, incentivar a doação de sangue e órgãos;

Dia 2 – Celebrar e reunir as pastorais que cuidam da vida (Pastoral Familiar, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Infância Missionária, crianças da Catequese, Pastoral do Menor, Pastoral dos habitantes de rua, Movimentos de casais etc.);

Dia 3 – Visitas, reuniões, celebrações com crianças e professores das creches e escolas;

Dia 4 – Visitas e celebrações em maternidades, hospitais e prisões;

Dia 5 – Missa e encontros com profissionais da saúde e Comissões de Bioética e da Vida.

Dia 6 – Promover encontros de casais, pais e filhos, namorados e noivos com temas sobre a promoção e defesa da vida. Promover uma caminhada em favor da vida;

Dia 7 – Reflexão sobre alcoolismo, drogas e violência (fazer uma via-sacra a partir destas realidades);

Dia 8 – Dia do Nascituro – Missa com mães grávidas e seus familiares e a comunidade local.

Disponibilizamos, ainda, na seção "DOWNLOAD" na barra lateral do nosso blog o documento DECLARAÇÃO SOBRE EXIGÊNCIAS ÉTICAS EM DEFESA DA VIDA para que possa ser baixado. Excelente material para reflexão.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE SANTA GIANNA BERETTA MOLLA


Gianna Beretta nasce em Milão, Itália aos 04 de outubro de 1922. Desde sua juventude, acolhe os dons da fé e da educação cristã, recebidas de seus pais. Dedicava-se aos seus deveres, vinculando sua fé com um compromisso generoso de apostolado entre os jovens da Ação Católica e de caridade para com os idosos e os necessitados nas Conferências de São Vicente. Formada em Medicina e cirurgia em 1949 pela Universidade de Pavia Itália, em 1950 abre seu consultório médico, especializada em pediatria.

Opta pela vocação matrimonial, que a abraça com entusiasmo, assumindo total doação para formar uma família realmente cristã.Casa-se com o engenheiro Pedro Molla em 1955. Transforma-se em mulher totalmente feliz, mãe de Pierluigi, Mariolina e Laura. Com simplicidade e equilíbrio, harmoniza os deveres de mãe, de esposa, de médica e da grande alegria de viver.

Na quarta gravidez, vê-se atingida pelo sofrimento e pela dor. Aparece um fibroma no útero e precisa ser operada. Passa os sete meses restantes até o parto com admirável força de espírito e com a mesma dedicação de mãe e de médica. Alguns dias antes de dar à luz, afirma: “Se deveis decidir entre mim e o filho, nenhuma hesitação: escolhei - e isto o exijo - a criança. Salvai-a”. Na manhã de 21 de abril de 1962 nasce Gianna Emanuela. Apesar dos esforços para salvar a vida de ambos, na manhã de 28 de abril, em meio a atrozes dores e após ter repetido a jaculatória “Jesus eu te amo, eu te amo!”, morre santamente aos 39 anos. Seus funerais transformaram-se em grande manifestação popular de profunda comoção, de fé e de oração.

Tem estreita relação com o Brasil. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II, em 1994, Ano Internacional da Família, graças a um milagre que aconteceu no Maranhão, em 1977, no mesmo hospital onde Gianna quisera ser missionária.
Foi canonizada no dia 16 de maio de 2004, onde recebeu do Santo Padre o Papa João Paulo II o sugestivo título de “Mãe de Família”. Na cerimônia estavam presentes o seu marido Pietro Molla, as filhas Gianna Emanuela e Laura, e o filho Pierluigi. Mariolina faleceu com seis anos, dois anos após a Páscoa da Mãe.

O milagre da canonização foi experimentado por Elisabete Arcolino Comparini, casada com Carlos César, ambos da Diocese de Franca, quando, no início do ano 2000, o quarto bebê que havia concebido começou a passar por sérios problemas, tendo, no terceiro mês, a jovem mãe perdido totalmente o líquido amniótico. A intercessão da Santa Gianna foi pedida, ainda no hospital, na presença do bispo de Franca. Face a negativa do aborto e à intercessão da Santa Gianna Beretta Molla, após uma gravidez sem presença de líquido amniótico; sem explicação científica, no dia 30 de maio de 2000, nasceu Gianna Maria, nome que foi dado em homenagem àquela médica e mãe heróica.

Nas palavras de Dom Serafino Spreafico, Bispo Emérito de Grajaú-MA, “Santa Gianna formou-se como missionária e como tal viveu, ligada ao Brasil por vocação específica... ela agradeceu ao Brasil por tal vocação obtendo de Deus os dois milagres oficiais para a Igreja.”

Muitas graças têm sido alcançadas, em vários países, pela intercessão de Santa Gianna, especialmente por mulheres que não conseguem engravidar ou têm problemas na gestação e/ou no parto.

Santa Gianna, rogai por nós!

(Fontes: vatican.va e wikepedia.org)