quarta-feira, 5 de maio de 2010

I Encontro Nacional Sobre a Espiritualidade do Acolhimento e da Adoção (Conclusão)


Finalizando nossa série de formações baeadas nos temas do I Encontro Nacional sobre a Espiritulidade do Acolhimento e da Adoção, realizado em abril na cidade de São Paulo, transcrevemos a CARTA DE EMPENHO, elaborada durante o encontro e aprovada pelos presentes, que formula os compromissos básicos da Igreja no Brasil para com a infância e a adolescência abandonadas à luz da caridade cristã:



Carta empenho sobre o abandono: a quarta emergência humanitária



O I Encontro Nacional dedicado à Espiritualidade do Acolhimento e da Adoção, aconteceu entre os dias 09 e 11 de abril de 2010, no Centro de Formação Sagrada Família, em São Paulo. Promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pela Comissão Nacional de Pastoral Familiar (CNPF), pelo Movimento Familiar Ai.Bi. – Amici dei Bambini e pela Associação de Fiéis “La Pietra Scartata”, contou com a participação de Bispos, presbíteros e representantes das Pastorais Familiar, do Menor e da Criança, magistrados, advogados, médicos, psicólogos, pedagogos, professores, assistentes sociais, conselheiros de direito, coordenadores de instituições de acolhimento e coordenadores do Movimento Nacional dos Direitos Humanos de diversas regiões do Brasil e da Itália.

O encontro “Acolher em nome de Jesus” partiu da iniciativa da organização humanitária internacional Ai.Bi. – Amici dei Bambini e de “La Pietra Scartata” - movimento de famílias católicas -, ambas sediadas na Itália e que desenvolvem projetos em parceria com organizações sociais há 27 anos no Brasil.

O lema “Aquele que receber uma dessas crianças em meu nome, a mim recebe” (Mc 9,37) nos remete à urgência de chamar a atenção para a necessidade de tratar com seriedade o tema do abandono da infância e da adolescência, sensibilizando pela ótica da espiritualidade do acolhimento.

Desta forma, temos a firme intenção de responder ao convite da Igreja, quando solicita aos cristãos que reflitam sobre a condição das crianças na família, na sociedade e na Igreja.

Fundamentados pelo estudo e pela oração, foram propostos os seguintes objetivos:

(1) formar um grupo inserido na Comissão Nacional de Pastoral Familiar para tratar dos temas do abandono e da espiritualidade do acolhimento e da adoção, articulando projetos e ações junto à Igreja e à sociedade;
(2) criar e apoiar uma Associação Nacional de pais adotivos de inspiração cristã;
(3) promover encontros regionais sobre a espiritualidade do acolhimento e da adoção;
(4) inserir o tema do acolhimento nas políticas públicas, através da mobilização de
leigos.


Que Deus Pai, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, abençoe as crianças e os adolescentes para que possam sentir-se filhos amados.


Dom Antonio Augusto Dias Duarte
Conselheiro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família

Marco Griffini
Presidente da Ai.Bi – Amici dei Bambini e da “La Pietra Scartata”

Antonio Carlos Berlini
Diretor Executivo da Ai.Bi – Amici dei Bambini para o Brasil


Raimundo Veloso Leal (Tico) e Vera Lúcia Morais Leal
Casal Coordenador da Comissão Nacional de Pastoral Familiar


São Paulo (SP), 11 de abril de 2010.


Nenhum comentário: