domingo, 23 de maio de 2010

Reflexões do Curso de Liderança Pastoral (1)


No último sábado (22 de maio), a Comissão Arquidicesana de Pastoral Familiar do Rio de Janeiro promoveu o Curso de Liderança Pastoral. Uma das atividades foi um debate em grupos sobre a questão da liderança. Traremos ao longo desses dias os frutos das reflexões, para partilhá-los com nossos internautas:


- É preciso que haja uma melhor preparação para as coordenações. Uma estratégia é que cada coordenador tenha sempre um apoio (espécie de um "vice") que já atuará junto ao coordenador de modo que já seja formado para uma sucessão, com um bom tempo de preparação.


- É importante aproveitar as oportunidades que a Arquidiocese oferece para capacitação e trocas de experiências entre as paróquias.


- É fundamental estar atento para identificar casais com potencial para participarem do trabalho pastoral.


- A mudança constante de párocos pode dificultar a manutenção de um trabalho pastoral coeso.


(Colaboração de agentes das Paróquias: Santa Clara (vic. Oeste), N. Sra da Cabeça, São Sebastião, São José Operário (vic Leopoldina), N. Sra de Nazaré (vic. Suburbano), N. Sra de Fátima, N. Sra da Vitória, São Marcos (vic. Jacarepaguá)


- O trabalho da Pastoral Familiar, antes disperso, está se tornando cada vez mais organizado e se abrindo, especialmente, para formar os jovens.


- Muitas paróquias ainda têm equipes de "Cursos de Noivos" (EPVM) trabalhando de forma isolada da Pastoral Familiar.


- O número de Paróquias com Pastoral Familiar está crescendo, especialmente por causa do apoio dos padres.


- As paróquias que já têm mais experiência e estão melhor estruturadas precisam ser motivadas a ajudar aquelas que ainda estão em fase de implantação.


- Ainda há resistência e algumas dificuldades em se ter um número mínimo de agentes verdadeiramente engajados para desenvolver plenamente o trabalho da Pastoral Familiar.


(Colaboração das Paróquias Santa Cecília (vic. Leopoldina), Santa Terezinha (vic. Norte), São Dimas (vic. Oeste), Imaculada Conceição (vic. Jacarepaguá)


- O apoio do clero é imprescindível para o bom andamento dos trabalhos pastorais.


- A liderança pastoral depende de uma formação evangélica mais eficaz.


- A liderança está intrinsecamente ligada à integração paroquial, uma visão mais geral da paróquia, ou seja, estar em sintonia com os anseios da comunidade e da Igreja.

Nenhum comentário: