domingo, 30 de maio de 2010

II Peregrinação Nacional das Famílias


“Família., formadora de valores humanos e cristãos” – sob este tema as famílias do Brasil se reuniram no final de semana de 29 e 30 de maio, na casa da Mãe Aparecida, para sua II Peregrinação Nacional. As milhares de famílias peregrinaram ao Santuário para agradecerem e pedirem a proteção divina e, ao mesmo tempo, demonstrarem a fé e a força da família brasileira.

A programação começou no sábado, às 18h, com Missa presidida por Dom Raimundo Damasceno, arcebispo de Aparecida, seguida de procissão luminosa e oração do santo terço pela Passarela da Fé, até a Basílica antiga. Na praça em frente à basílica, Dom Roberto, bispo auxiliar de Niterói, falou à multidão sobre o tema da peregrinação e conduziu a Consagração à Nossa Senhora e a bênção das famílias, acompanhado de Dom Orlando Brandes, Presidente da Comissão Episcopal Nacional para a Vida e a Família.

No domingo, a primeira Missa pelas famílias foi celebrada às 05h30 por Dom Antônio Augusto, bispo animador da Pastoral Familiar da nossa Arquidiocese e membro do Conselho da Comissão Episcopal para a Vida e a Família. A Missa solene da peregrinação e transmitida pela TV Aparecida foi às 08h00, presidida por Dom Oldilo Scherer, arcebispo de São Paulo e co-celebrada por diversos bispos e padres, entre eles: o próprio Dom Antônio Augusto, Dom Eusébio Scheidt, arcebispo emérito do Rio, padre Luiz Bento, assessor nacional da Comissão para a Vida e a Família, padre Ademar, assessor da Pastoral Familiar do Regional Leste I. Em sua homilia, Dom Odilo ressaltou que a família precisa ser um ícone da mesma comunhão que existe na Santíssima Trindade.

Mas a programação se estendeu por todos os demais horários de Missas do Santuário, contando ainda com as presenças de Dom Dimas Lara Barbosa, secretário geral da CNBB, Dom Rafael Cifuentes, bispo emérito de Nova Friburgo, Dom Petrini, membro da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, entre outros.

A Basílica esteve lotada ao longo dos dois dias com as famílias romeiras das diversas partes do Brasil. Além da presença dos casais da Comissão Arquidiocesana de Pastoral Familiar, registramos também a presença dos coordenadores do Regional Leste I, Aloísio e Ilza, e de várias comunidades do Rio e regiões vizinhas que tivermos a oportunidade de encontrar no meio da multidão. Confira na parte inferior do nosso blog fotos marcantes deste encontro tão bonito. Tem gente de comunidades da Ilha do Governador, Padre Miguel, Santa Cruz, Tijuca, Piedade, Penha, Brás de Pina, Jacaré, Praça Seca, Olaria... e muito mais!!

Rogemos à Mãe Aparecida, padroeira das famílias, que nossa fé se fortaleça e que nossas famílias sejam fontes das virtudes e valores humanos e cristãos, agentes de construção do Reino de Deus entre nós.

Quer que a sua caravana apareça aqui também em nosso blog? Envie suas fotos com o nome da sua paróquia e vicariato para o e-mail pastoralfrj@gmail.com e nós faremos a divulgação. Participe!!

Nenhum comentário: