sábado, 30 de janeiro de 2010

LANÇAMENTO DA CF/2010 NA ARQUIDIOCESE


No sábado, 30 de janeiro, aconteceu na Catedral de São Sebastião, o lançamento arquidiocesano da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010, que tem como tema Economia e Vida e como lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.
O evento foi coordenado por Padre Manoel Manangão, vigário Episcopal para a Caridade Social animado por Márcio Pacheco e banda e transmitido ao vivo pela Rádio Catedral, FM 106,7. O encontro contou com dezenas de representantes paroquiais, vigários episcopais, sacerdotes, seminaristas e religiosas, e começou com a apresentação do tema da CF Ecumênica, da qual estão participando as Igrejas cristãs vinculadas ao CONIC. Marcelo de Sousa (engenheiro) e Eduardo Amaral (economista), ambos do vicariato sul, fizeram suas reflexões em torno do objetivo da Campanha que é de trazer um olhar crítico para a sociedade e buscar despertar a conversão pessoal dos cristãos. Mostraram como o tema da economia não é distante, mas bem próximo do nosso dia-a-dia, nas pequenas atitudes de cada consumidor que acabam movimentando o mercado de capital, como, por exemplo, a simples decisão da dona de casa sobre o horário de ir à feira.
O apego aos bens materiais revela uma grande pobreza espiritual, pois só Deus é capaz de preencher “as necessidades ilimitadas e o vazio infinito do ser humano” (cf. Santo Agostinho). O cristão que vive na sociedade consumista é chamado a ser “sal da terra e luz do mundo” (cf. Mt 5), assumindo sua responsabilidade de construir o Reino de Deus.
Ressaltaram, ainda, que, em primeiro lugar, deve vir à vida. É preciso superar a lógica do mercado, que vem tratando as pessoas como máquinas. A CF/10 vem nos lembrar que há valores que o dinheiro não compra e que não podem ser esquecidos, pois a cultura mercantilista tem afetado de tal forma as famílias que os pais são vistos como “os provedores” – o que dá a idéia de que o trabalho tem que vir em primeiro lugar – e os filhos são tratados como pequenos executivos, tão cheios de compromissos que não lhes sobra tempo para serem o que são: crianças. O dinheiro pode comprar uma casa, mas é o amor que fará dela um lar!

Monsenhor Luiz Antônio, vigário episcopal do vicariato Leopoldina, apresentou a proposta da economia solidária, citando At 2, 44-45: “Todos os que abraçavam a fé estavam unidos e tudo partilhavam. Vendiam suas propriedades e seus bens e, o que apuravam, repartiam entre todos conforme a necessidade de cada um.” Inspirados por esse texto, pode-se pensar em atitudes bem concretas:
- economizar o consumo de energia elétrica, de água, de descartáveis;
- praticar o transporte solidário, oferecendo carona em nosso carro aos que moram perto de nós;
- mobilizar os moradores da nosso rua ou condomínio para a reciclagem do lixo;
- montar uma equipe de gestão participativa dos recursos financeiros das paróquias;
- doar os remédios que sobram na nossa casa para as farmácias comunitárias;
- criar o hábito de pensar bem antes de comprar por impulso;
- juntar as famílias da comunidade para que comprem diversos produtos no atacado, conseguindo assim bons descontos, etc.
Monsenhor testemunhou também dois relatos bem sucedidos dessa prática que foram a construção em esquema de mutirão da Igreja Matriz de Santa Rosa de Lima e de 1.200 casas populares na Favela Marcílio Dias. Com iniciativas assim criamos um novo modelo econômico que valorize e beneficie o ser humano.
Os professores Roberto Cintra (UFRJ e PUC) e Heloísa Borges (UFRRJ e UniRio), do movimento Focolares, falaram sobre o projeto Economia de Comunhão, criado em 1991, no Brasil, pela fundadora do Movimento, a italiana Chiara Lubich. Mais de 100 empresas brasileiras (e quase 1.000 em todo o mundo) aderiram ao projeto. O lucro é divido em três partes: a primeira vai para investimento e capital de giro da própria empresa, a segunda parte vai para a ajuda aos mais necessitados e a terceira, para investimento em centros de formação profissional e espiritual.
O material de divulgação desse projeto estará disponível no almoxarifado da Arquidiocese, no Edifício João Paulo II (R. Benjamin Constant, 23, térreo), mas quem desejar maiores informações pode acessar: http://www.edc-online.org/ ou pelos e-mails dos professores: rcintramartins@yahoo.com.br e heloborges11@gmail.com.
Encerrando o encontro, o Arcebispo, Dom Orani João Tempesta, fez seu pronunciamento, ressaltando a mudança de mentalidade que essa CF deve trazer a cada pessoa, consolidando um modo cristão de viver e conviver e de gerenciar o bem comum. Para que isso aconteça, duas atitudes são fundamentais: a caridade, em âmbito pessoal, e a justiça, em âmbito social, pois assim, a economia estará a serviço da vida. Dom Orani conclui com um grande chamamento quanto às questões propostas pela CF: “Temos 40 dias para pensar no nosso pecado, um ano para tomarmos atitudes de mudança, e vida inteira para vivê-las de fato.”

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Encontro Matrimonial Mundial


O Movimento do Encontro Matrimonial Mundial (EMM) está no Brasil desde 1974 e tem como objetivo salvar o amor de tudo aquilo que o ameaça e de descobri-lo presente e atuante no coração do ser humano. Atualmente, 35 anos após a experiência do Cardeal Suenens, o EMM está presente em mais de 80 países.
Para realizar sua missão de proporcionar aos casais, sacerdotes e religiosos(as) alguns meios para melhor se relacionarem através partilha de seus sentimentos, ele oferece aos mesmos o que chama de “Fim de Semana” (FDS), que é um retiro fechado, de sexta a domingo.
É posta em ação uma pedagogia ao mesmo tempo muito humana e psicológica e que não teme ir até o coração de toda comunhão: o próprio Deus. A experiência tem provado que um casal, bem como um sacerdote, podem ser um para o outro uma fonte de constante estímulo para que ambos cresçam sempre mais nas suas vocações específicas. Irmanados poderão bem mais eficazmente testemunhar seu ser sacramental.
Nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, o Rio de Janeiro sediará a Assembléia Nacional do EMM, em São Conrado. Além disso, há toda uma agenda de programação para o ano de 2010, inclusive com “FDS” de formação oferecidos em diferentes pontos da Arquidiocese:
FEV - 27 e 28 – FDS de formação - Deus em Nossas Vidas
MAR - 19, 20 e 21 – FDS Original – Zona Norte
ABR - 16,17 e 18 – FDS Original – Zona Oeste
MAI - 21, 22 e 23 – FDS Original – Zona Norte
JUL - 16, 17 e 18 – FDS Original – Zona Oeste
AGO - 20,21 e 22 – FDS Original – Zona Norte
OUT - 22,23 e 24 – FDS Original – Zona Oeste
NOV - 19, 20 e 21 – FDS de formação – Padrões de Comportamento
Para maiores informações, acesse o site oficial
www.encontromatrimonialbrasil.com.br

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Vamos começar a mobilização para II Peregrinação das Famílias


Acontecerá, no dia 30 de maio (dom), a II Peregrinação Nacional das Famílias, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida (SP), com o objetivo de incentivar o anúncio do Evangelho às famílias e reafirmar seu valor e identidade. A peregrinação retomará o tema do VI Encontro Mundial das Famílias (México, 2009) que é: "Familia, Formadora de Valores Humanos e Cristãos". A santa Missa será celebrada às 08h, mas, quem chegar no dia anterior (sáb 29 de maio), também poderá participar da Missa às 18h, seguida do terço com procissão luminosa.
Todos somos chamados a participar, divulgar e motivar as famílias.
Para maiores informações e material de divulgação que pode ser baixado pela internet acessem o site: pastoralfamiliarcnbb.org.br
Vamos nos mobilizar na luta em defesa da vida e da família!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

2010 - Ano de Prioridade do Setor Casos Especiais


Seguindo o planejamento trienal da Comissão Episcopal para a vida e a Família da CNBB, o ano de 2010 terá como prioridade nos trabalhos da Pastoral Familiar o Setor Casos Especiais. Esse ramo cuida das famílias que passam pelas mais diversas situações que possam ameaçar sua união e estabilidade. Há mais de 30 casos especiais (órfãos, idosos, famílias com problemas de vícios, mães solteiras, famílias em situação de miséria, etc...), mas o foco do trabalho para este ano será a estruturação do trabalho com os casais em segunda união.
Por isso, convocamos todas as paróquias a participarem da mobilização nesse sentido da nossa Arquidiocese do Rio de Janeiro. Envie um representante para participar da nossa primeira reunião de 2010 para organizarmos melhor nossos esforços e trocarmos experiências:


REUNIÃO DO SETOR CASOS ESPECIAIS

Sáb. 06 de fevereiro
das 08h às 12h
Paróquia São João Batista (Botafogo)



Mesmo que a sua comunidade ainda não desenvolva nenhum trabalho com casais em segunda união, sua participação será fundamental! Participe!

domingo, 17 de janeiro de 2010

Imagem do padroeiro visita os vicariatos


A réplica em madeira da imagem original do santo padroeiro do Rio de Janeiro, São Sebastião, completa sua peregrinação pelos vicariatos e por todas as paróquias, capelas e instituições em sua homenagem. A visita faz parte da novena em honra ao padroeiro, que será celebrado liturgicamente no dia 20 de janeiro
No final de semana de 16 e 17 de janeiro, a imagem passou por diversos pontos dos sete Vicariatos da Arquidiocese, percorrendo não apenas locais religiosos, mas também pontos significativos da vida e da cultura carioca, como hospitais, quartéis, quadras de escolas de samba, conjuntos habitacionais, entre outros.
Vemos nas fotos desta matéria um exemplo da acolhida do povo, com sua passagem pela paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião, do bairro do Engenho de Dentro. Acompanhada por centenas de devotos, a celebração da bênção foi presidida pelo Vigário Episcopal do Vicariato Norte, Monsenhor Gustavo Auler e acompanhada por Cônego Abílio, Padre Marcos William, o pároco da comunidade Padre Leandro e outros religiosos.
Que São Sebastião, esse atleta invencível na fé, rogue por seus filhos espirituais, ajudando os cariocas a se manterem firmes no bem, seguindo o Evangelho de Cristo, mesmo em meio as tribulações!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

NOTA PELO FALECIMENTO DE ZILDA ARNS


Tomando conhecimento do trágico, repentino e inesperado falecimento da Excelentíssima Doutora ZILDA ARNS NEUMANN, médica pediatra e sanitarista, na noite desta terça-feira, 12/01, aos 75 anos, em decorrência do terremoto ocorrido no Haiti, uno-me a todos os que sofrem o seu desaparecimento, em particular, nosso Venerado Irmão, o Eminentíssimo Cardeal Paulo Evaristo Arns, OFM, Arcebispo Emérito de São Paulo, aos demais familiares, os membros da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa.
Formada em medicina, aprofundou-se em saúde pública, visando salvar crianças pobres da mortalidade infantil, da desnutrição e da violência em seu contexto familiar e comunitário.
Dra. Zilda acaba de entregar a sua própria vida em resgate e favor dos seus irmãos e pela causa do Evangelho. Fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, sempre será lembrada como exemplo de católica comprometida com a pessoa humana, desde a tenra idade, procurando promover a sua dignidade.
O bem que a Pastoral da Criança e também a Pastoral da Pessoa Idosa está fazendo às pessoas é inestimável. Tanto para a questão da diminuição da mortalidade infantil, quanto para cuidar da pessoa idosa com mais qualidade de vida.
Ao longo das últimas décadas, Zilda Arns tornou-se uma personalidade emblemática na defesa da saúde, bem-estar físico e mental das crianças e da pessoa idosa, tendo sido indicada 03 (três) vezes para o Prêmio Nobel da Paz.
Ela deixa o legado, e que possamos continuar o que ela iniciou com as crianças e com os idosos, já que foi um exemplo de cristã e católica empenhada para o bem das pessoas e dedicou seu tempo “para que todos tenham vida e a tenham em abundância, dando ao coração sabedoria”.
Pedimos a todos os fiéis e em especial aos presbíteros, que nas missas destes dias, rezem pelo eterno descanso de Dra. Zilda e de todas as vítimas da catástrofe, entre eles, Sua Excia. Revma. Dom Serge Miot, Arcebispo de Porto Príncipe, e por todos os demais falecidos.
Celebraremos neste dia 14/01, na Capela do edifício João Paulo II, às 18 horas, missa pelos falecidos nesta catástrofe e a celebração de sétimo dia será realizada dia 20/01, às 08 horas, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, para a qual convidamos em especial os agentes das Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa.
Ao mesmo tempo, pedimos preces e que o povo de nossa Arquidiocese se mobilize na ajuda humanitária que for possível aos desabrigados pela tragédia, que poderão ser enviadas para a Caritas Arquidiocesana.
Confiamos em Maria, Mãe da Divina Providência, que interceda junto da Trindade pelo eterno descanso de Dra. Zilda Arns e de todos os falecidos, na firme certeza de que os justos descansam na Paz do Seu Senhor!

+ Orani João Tempesta, O. Cist., Arcebispo Metropolitano

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Cortejo de São Sebastião nos Vicariatos


Conheça os trajetos e os horários, conforme divulgação no site da nossa Arquidiocese, junte a família e participe!

Dia 15 (sexta-feira)
17h -
Saída da Catedral de S. Sebastião
18h - Escola de Samba União da Ilha do Governador
18h20 - Cemitério da Cacuia
18h40 - Hospital Paulino Werneck
19h – Paróquia S. Sebastião: Praia de Olaria, 607 – Cocotá
20h - Capela de S. Sebastião - Estrada de Tubiacanga
21h30 — Paróquia S. José, em Barros Filho - vigília e pernoite

Dia 16 (sábado)
7h15 –
Saída da Paróquia São José, em Barros Filho.
8h- Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: Estrada do Curtume, 37, Santa Cruz.
8h35 – Capela São Sebastião: Rua Projetada s/n, Santa Cruz.
8h55 – Capela São Sebastião e Nossa Senhora das Dores: Tancredo Neves, 9, Barro Vermelho, Santa Cruz.
9h20 - Capela São Sebastião: Rua do Papagaio, 23, Inhoaíba.
9h35 - Capela São Sebastião: Rua Pedro Pinto, 9, Vila Geni, Paciência.
10h15 – Capela São Sebastião: Estrada de Sepetiba, qd. 18, lt. 1- Nova Sepetiba
10h55 - Capela Sant’Ana e São Sebastião: Largo da Ilha de Guaratiba, 9455, Ilha de Guaratiba
11h10 - Capela São Sebastião: Rua Uiraponga, 3710, Jardim Maravilha, Guaratiba.
11h20 - Capela São Sebastião: Rua Joaquim Ribeiro, 21, Cantagalo, Guaratiba.
11h40 - Paróquia São Pedro Apóstolo: Rua Belchior da Fonseca, 301, Pedra de Guaratiba.
12h40 - Capela São Sebastião do Sagrado Coração de Jesus: Rua Estrada dos Caboclos, s/n, São Sebastião, Campo Grande.
13h10 – Paróquia São Sebastião e Santa Cecília: Praça da fé, s/n, Bangu.
14h05 – Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel: Rua Coronel Tamarino,38, Padre Miguel.
15h – Capela São Sebastião: Avenida Duque de Caxias, 760, Deodoro.
16h – Capela São Sebastião: Praça Manágua, 1, Bento Ribeiro.
16h20 – Paróquia São Brás: Rua Andrade Figueira, 158, Madureira.
16h40 – Escola de Samba Império Serrano: Avenida Ministro Edgar Romero, 114, Madureira.
16h50 – Capela São Sebastião: Rua Alaíde, 63, Madureira.
17h - Escola de Samba Portela: Rua Clara Nunes, 81, Madureira.
17h55 – Capela São Sebastião: Rua Nogueira, 53, Quintino.
18h25 – Capela São Sebastião: Avenida Dom Hélder Câmara, 3811, Del Castilho.
19h – Cidade do Samba: Rua Rivadávia Correia, 60, Gamboa.

Dia 17 (domingo)
7h30 -
Paróquia Na. Sra de Copacabana - Rua Hilário de Gouveia, 36 - Copacabana
8h15 - Cruzada São Sebastião: Jardim de Alá – Leblon
9h10 - Jesus no Litoral - Barra da Tijuca – altura Condomínio Alfa-Barra
10h25 - Paróquia São Sebastião: Estrada dos Bandeirantes, 24.264 – Vargem Grande
10h50 - Capela São Sebastião: Estr. do Boiúna, 255 – Lot. S. Sebastião – Taquara
11h05 - Capela São Sebastião: Estrada do Sertão, 563 - Freguesia
11h20 - Capela Na Sa das Dores (FEM-157) - Estrada do Capenha, 856 – Pechincha
13h - Paróquia São Tiago:Praça 24 de Outubro, 165 - Inhaúma
13h30 - Paróquia São Sebastião: Rua Parimá, 58 – Parada de Lucas
13h40 - Paróquia São Sebastião: Rua Paranapanema, 377 – Olaria
13h45 - Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense: Quadra: Rua Prof. Lace, 235 - Ramos
14h - Paróquia São Geraldo: Rua Leopoldina Rego, 344 – Olaria
14h45 - Paróquia Na. da Consolata: Rua S. Luiz Gonzaga,1860 – S. Cristovão
14h55 - Escola de Samba Mangueira : Quadra: Rua Visconde de Niterói, 1072 - Mangueira
15h 20 - Capela São Sebastião: Rua Vaz de Toledo, 799 – Cachambi
15h50 - Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião: Rua Catulo Cearense, 26 – Engenho de Dentro.
16h15 - Capela São Sebastião: Chácara do Céu – Morro do Borel – Tijuca
16h25 - Escola de Samba Salgueiro: Quadra: Rua Silva Teles, 104 – Andaraí
16h50 - Capela São Sebastião: Rua Junquilhos, 180 – Morro do Salgueiro - Tijuca
17h 05 - Paróquia São Francisco Xavier: Rua S. Francisco Xavier, 75 – Tijuca
17h50 - Escola de Samba Vila Isabel: Quadra: Boulevard Vinte e Oito de Setembro – Vila Isabel 18h30 - Paróquia de São Sebastião: Rua Haddock Lobo, 266 – Tijuca

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Orientações para o Curso do Pré-Matrimonial


Amigos Agentes da Pastoral Familiar,

mais uma vez agradecemos pelo grande interesse demonstrado em buscar o curso para formação e também pela compreensão quando decidimos limitar o número de inscrições por paróquia em virtude da capacidade de lotação nas comunidades da Penha e Botafogo que, gentilmente, nos acolherão. O que pode parecer uma redução, se o pensarmos em termos de Rio de Janeiro, é uma apmliação de chances para que mais paróquias possam enviar seus agentes.

Se sua comunidade ainda não se inscreveu, não fique para trás! O prazo termina no dia 13 de fevereiro. É muito fácil:

1º) Escolham os 2 casais (ou quatro representantes) da Paróquia que irão participar do curso (OBS: Se houver mais interessados eles poderão ficar na espera. Se houver vagas, elas serão disponibilizadas a todos)

2º) Os participantes devem se comprometer com assiduidade e pontualidade, além de poderem repassar depois toda a formação para os demais agentes do pré-matrimonial da sua paróquia. Serão, assim, agentes multiplicadores da formação.

3º) Esses quatro representantes escolhem apenas 1 final de semana para o curso: ou 27 e 28/02 ou 06 e 07/03. Eles terão exatamente a mesma programação.

4º) Leia o folheto explicativo e preencha todos os dados da ficha de inscrição.Caso ainda não tenha a ficha é só fazer o download pela barra lateral do blog.

5º) Os dados podem ser enviados por correio, ou por e-mail.

6º) Aguarde a confirmação e... pronto!

Contamos mais uma vez com as orações de todos para o bom êxito de todos os empreendimentos da Pastoral Familiar RJ em 2010, para maior honra e glória de Deus e para a santificação das famílias! Que ajudemos a construir uma Pastoral Familiar forte e vigorosa!
CURSO DE AGENTES PARA O SETOR PRÉ-MATRIMONIAL DA PASTORAL FAMILIAR
1ª opção: 27 e 28 de fevereiro - Paróquia Bom Jesus (Penha)
ou
2ª opção: 06 e 07 de março - Paróquia São João Batista (Botafogo)

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

NOVIDADES PARA O CURSO DO PRÉ-MATRIMONIAL


Queridos agentes da Pastoral Familiar,
Graças ao bom Deus o interesse tem sido bastante grande por inscrições para o Curso de Formação de Agentes para o Setor Pré-Matrimonial. Tanto que será necessário limitarmos o número de participantes a 02 casais (ou 4 pessoas) por paróquia para que o maior número possível de comunidades possam ser atendidas.
Agradecemos a compreensão e contamos com suas orações para o bom êxito do curso.
Caso sua paróquia possa e queira enviar mais de 04 pessoas, faremos uma lista de espera, comprometendo-nos a entrar em contato assim que se encerrar o período de inscrições. De acordo com a procura, podemos até mesmo repetir mais uma vez o curso.
Pedimos, ainda, que as pessoas já inscritas assumam o compromisso de comparecerem efetivamente e, caso haja algum impecilho, que nos seja comunicado para que possamos dar a vaga para outro interessado.
A Pastoral Familiar do Rio de Janeiro fica feliz em ver a garra dos seus agentes espalhados por todos os vicariatos e se emociona com a vontade de buscar sempre o melhor para servir a Deus e às famílias, com uma formação permanente. Aproveitem essa oportunidade!
Portanto, não se esqueçam, pois só poderá participar do curso quem estiver devidamente inscrito:

CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DO SETOR PRÉ-MATRIMONIAL
Dias 27 e 28 de fevereiro
08h às 16h
Paróquia Bom Jesus (Penha)
ou
Dias 06 e 07 de março
08h às 16h
Paróquia São João Batista (Botafogo)
Inscrições até 13/02
Baixe o folheto explicativo e ficha de inscrição na seção "download" na barra lateral do blog.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Programação para a Festa de São Sebastião


Está chegando a grande festa em homenagem a São Sebastião, padroeiro da Arquidiocese e da cidade do Rio de Janeiro. Este ano, o evento, que terá início no dia 11 de janeiro, apresentará muitas novidades, começando pelos nove dias de peregrinação e novena que antecedem a data festiva. Ao todo serão 35 Igrejas e Capelas dedicadas a São Sebastião por onde a Imagem passará. Também percorrerá todos os Vicariatos da Arquidiocese. Em cada parada, a comunidade visitada depositará, em um grande saco vermelho, os papéis com as intenções, que serão abençoadas em uma missa presidida pelo Arcebispo, no Cristo Redentor. Vários ambientes serão visitados durante a novena — inclusive a Cidade do Samba— realizando um diálogo entre religião e cultura, que, no caso carioca, é muito bem representada pelo samba.
Com o tema "Fé e desafios do nosso tempo" e o lema "São Sebastião, invencível atleta da fé", começarão as festividades do Padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, na próxima segunda-feira, dia 11. A imagem do Santo visitará vários locais, durante a novena que antecede o dia 20 - data dedicada ao valente mártir, que testemunhou com a sua vida a fé em Cristo. Confira a programação e participe!

Dia 11 (segunda feira)
8h30: saída da Catedral de São Sebastião
9h: INCA, Souza Aguiar
13h30: saída da Catedral de São Sebastião
14h: Quartel Central do CBMERJ
Retorno para a Catedral de São Sebastião

Dia 12 (terça feira)
08h15: saída da Catedral
9h: Hospital São Sebastião, Caju
Retorno para a Catedral de São Sebastião
12h30: saída da Catedral de São Sebastião
14h: Presídios Talavera Bruce e Esmeraldino Bandeira
Retorno para a Catedral

Dia 13 (quarta-feira)
9h20: saída da Catedral de São Sebastião
10h: Palácio Guanabara
Retorno para a Catedral

Dia 14 (quinta-feira)
8h20: saída da Catedral de São Sebastião
8h45: III Comar
9h45: saída para o 1º Distrito Naval
Retorno para a Catedral de São Sebastião
15h15: saída da Catedral
16h: Sede da Prefeitura – Cidade Nova
Retorno para a Catedral parando na Estudantina

Dia 15 (sexta- feira)
13h: saída da Catedral de São Sebastião
13h30: Quartel Central da PMERJ
Retorno para a Catedral
16h45: saída para paróquias, capela e escola de samba na Ilha do Governador
Pernoite na Paróquia São José, em Barros Filho

Dia 16 (sábado)
8h30: Segue para a Paróquia N S da Lapa- Senador Camará
9h: missa com Dom Orani, transmitida pela Rede Vida
Após a Missa: CARREATA pelos vic. Oeste – Suburbano - Urbano
Final: Catedral de São Sebastião

Dia 17 (domingo)
7h: saída da Catedral
CARREATA Sul – Jacarepaguá – Leopoldina - Norte
Final: Catedral de São Sebastião

Dia 18 (segunda:-feira)
8h: saída da Catedral de São Sebastião
8h45: Estação de Trem do Corcovado
Retorno para a Catedral de São Sebastião
15h30: saída para o Comando Militar do Leste
Retorno para a Catedral

Dia 19 (terça-feira)
9h30: saída da Catedral de São Sebastião
10h30: Visita ao Morro S. Sebastião, Praça Seca
Retorno da imagem para a Catedral de São Sebastião
15h30: saída para a Paróquia S. Sebastião, Tijuca
Retorno da imagem para a Catedral de São Sebastião

Dia 20 (quarta-feira)
15h: saída da PROCISSÃO, da Paróquia S. Sebastião, Tijuca
Aproximadamente às 17h: chegada da PROCISSÃO na Catedral de São
Sebastião.
Benção à Cidade
Auto de São Sebastião
19h: Missa no interior da Catedral de São Sebastião.

Dom Orani destacou que a preparação para o dia de São Sebastião coincidirá com o início do Tempo Comum, o que proporciona uma maneira fraterna e festiva de iniciar o ano. O Arcebispo lembrou que o objetivo maior da festa é uma ação evangelizadora, mas também enfatizou que deve ser feito um trabalho de reconciliação, solidariedade e paz.
O Arcebispo acredita que essa programação extensa unirá o povo carioca na intenção de celebrar o seu padroeiro. A Imagem peregrina já está sendo preparada. Ela será uma réplica da Imagem histórica trazida por Estácio de Sá.

(fonte: www.arquidiocese.org.br)