domingo, 29 de maio de 2011

III PEREGRINAÇÃO NACIONAL DAS FAMÍLIAS



Traremos aos nossos internautas todas as notícias e bênçãos da III Peregrinação das Famílias, que aconteceu no final de semana de 28 e 29 de maio, na “Casa da Mãe” em Aparecida do Norte. A cada dia postaremos algo novo.

Hoje você já pode conferir nossa galeria de fotos (na parte de baixo do blog) e ficar por dentro do que aconteceu no I Simpósio da Família. Este evento aconteceu no sábado e, por limitação física de espaço no auditório, foi oferecido apenas para as coordenações regionais e (arqui)diocesanas. A cada dia, disponibilizaremos o resumo de todas as palestras e também uma reportagem sobre a programação aberta ao público no sábado à noite.
No domingo dia 29, o destaque foi a Eucaristia, celebrada em todos os horários em intenção às famílias.

E, finalmente, colocaremos você, sua família e sua comunidade aqui no nosso blog. Participe da nossa campanha “Aparecida: eu fui!”, enviando-nos sua foto! Acompanhe nosso blog! E que a Mãe Aparecida abençoe a todos nós!




I SIMPÓSIO DA FAMÍLIA
FAMÍLIA, PESSOA E SOCIEDADE




A oração inicial e a abertura foram feitas por Dom Orlando Brandes que fez seu agradecimento especial ao Padre Bento e aos casais da Pastoral Familiar Tico e Vera e Célia e Wanderley (in memoriam). Dom Orlando oficializou o cargo de presidente da Comissão Episcopal e Pastoral da Vida e da Família a Dom Petrini. O novo presidente expressou seu compromisso neste grande desafio para compreender e viver a missão da família no mundo contemporâneo, contando com o amparo de Deus. O mundo inteiro, mesmo quando não o sabe, necessita das bênção que advém da família cristã, da graça que Deus através dela quer dar profusamente.



Em seguida, Padre Bento também deu suas boas-vindas e saudou especialmente os que não puderam ocupar o auditório. Devido ao espaço reduzido foi instalado um telão na área externa ao auditório para que todos pudessem acompanhar os trabalhos. A parte da manhã, foi conduzida pela irmã Paulina, Elizabeth Kuerten. E o primeiro palestrante foi Padre Rinaldo que falou sobre o tema “A Missão da Família no Mundo Contemporâneo: Familiaris Consortio, 30 anos”, seguida do Padre Zezinho que falou sobre “A Família e a Transmissão dos Valores”. As duas colocações foram seguidas do momento para perguntas e debates. A parte da manhã encerrou-se com a emocionate interpretação ao vivo de Padre Zezinho da canção imortal: “Jesus de Nazaré”.



No período da tarde, os trabalhos foram mediados pelo casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Tico e Vera. A primeira palestra foi de Dom Joaquim Justino Carreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo com o tema: “Família e Políticas Públicas” e, em seguida, falou a Dra Cleusa Thewes, terapeuta familiar. O tema foi: “Educando para o amor”.



Durante todo o dia, os participantes os cantos foram conduzidos pelo cantor e músico Antônio Cardoso. No encerramento, toda comissão organizadora recebeu os agradecimentos e a oração e bênção finais foi conduzida por Dom Antônio Augusto Dias Duarte.




Dom Petrini e Padre Luiz Bento anunciaram algumas novidades importantes:



- Em outubro, dias 06, 07 e 08 acontecerá, em Salvador na Bahia, acontecerá o Congresso Teológico sobre os 30 Anos da Familiaris Consortio. A programação será a seguinte:
05/10 – Solenidade de abertura
06/10 - A família no Mundo Contemporâneo – um olhar das Ciências Humanas
07 e 08/10 - Familiaris Consortio
Entre as muitas presenças significativas destaca-se a do secretário do Pontifício Conselho para a Família, Jean Lafitte.

- Nas noites de 04 a 06 de outubro também, a Comissão Nacional de Pastoral Familiar, juntamente com as Edições Paulinas oferecerá um Simpósio sobre Bioética e Ética em Pesquisa com seres humanos, em São Paulo/ SP. Inscrições pelo site WWW.familiacrista.org.br.

- Um outubro também, acontecerá em Brasília o II Congresso Nacional de Planejamento Natural da Família, sob coordenação de Dom Antonio Augusto Dias Duarte. (Em breve traremos mais informações em nosso blog.)

- A partir de junho já estará disponível o material semelhante à Hora da Família com subsídios para a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro.

Nenhum comentário: