terça-feira, 31 de maio de 2011

ECOS DE APARECIDA





Trazemos hoje mais sobre o que aconteceu em Aparecida na III Peregrinação Nacional das Famílias, nos dias 28 e 29 de maio. Vejam alguns comentários sobre as atividades de sábado à noite e domingo. E a partir de amanhã, começaremos a disponibilizar os resumos das palestras do I Simpósio da Família que, com certeza, serão de muito enriquecimento para a sua vida familiar e pastoral. Aproveitem para estudar os temas com suas equipes de Pastoral Familiar e Movimentos Familiares em suas comunidades.



Não deixe também de participar da nossa campanha virtual: "Aparecida: eu fui!". Valorize sua família, sua comunidade, enviando-nos por e-mail sua foto na Peregrinação e apareça em nosso blog! A foto deve ser enviada em formato JPEG ou JPG para o e-mail pastoralfrj@@gmail.com até o dia 19 de junho. E não deixe de mencionar seu nome, paróquia e vicariato. Queremos que o nosso blog fique mais "com a sua cara"! Contamos com você!




MISSA DE SÁBADO E PROCISSÃO



No sábado, dia 28 de maio, às 18h, foi celebrada no Santuário a primeira da série de Missas na intenção da III Peregrinação Nacional das Famílias. O presidente da celebração foi o Cardeal Arcebispo Metropolitano de Aparecida, Dom Raimundo Damasceno Assis. Entre os co-celebrantes destacamos o bispo animador da Pastoral Familiar do Rio de Janeiro, Dom Antônio Augusto Dias Duarte e o diácono Luís Augusto, da Paróquia São Domingos de Gusmão, do Vicariato Norte.




Na homilia, Dom Raimundo destacou o tema escolhido para a Peregrinação deste ano: “Família, Pessoa e Sociedade. De fato, ressaltou o cardeal, é na família que a pessoa é formada e é com a família e pela família que é formada a sociedade. Lembrou as palavras do Papa Bento XVI, quando esteve em Aparecida, afirmando que a família é o tesouro da América Latina. Dom Raimundo convocou a todos para sermos testemunhas destemidas, dentro do nosso cotidiano familiar e social, da vida nova que Cristo veio trazer.




Concluiu com uma singela mensagem às famílias feita por André, um dos jovens acólitos da celebração, que escreveu: “As famílias de hoje estão se desatando por falta de amor e união. Os casais estão se separando e os filhos estão se perdendo nas drogas, procurando o amor onde nunca o encontrarão. As famílias precisam ser restauradas. Que Jesus e Nossa Senhora Aparecida abençoem todas as famílias do Brasil.”





Logo após a Missa, o andor com a imagem de Nossa Senhora Aparecida saiu do Santuário carregado pelos bispos e seguido pelo povo. Passando pela passarela até a Basílica Antiga, todos foram de velas acesas rezando o terço e entoando canções uma linda sintonia. Ao chegar à Praça, Dom Clauser conduziu o povo na reflexão e na oração, terminado com um caloroso abraço da paz entre as famílias peregrinas.






MISSAS DE DOMINGO




O ponto alto da III Peregrinação Nacional das Famílias à Aparecida do Norte é a Santa Missa. Em todos os horário oferecidos pela Basílica as intenções e as homenagens foram especialmente voltada à família. Dom Antônio Augusto, Bispo animador da Pastoral Familiar na nossa Arquidiocese, co-celebrou a Missa das 08h, que foi presidida por Dom Claudio Hummes, bispo emérito da Arquidiocese de São Paulo.



Em sua homilia, Dom Claudio recordou que o amor que une o casal deve ser espelho do amor que une a Santíssima Trindade. Citou um trecho da Familiaris Consortio em que o Papa João Paulo II confirma que o matrimônio é o sinal vivo do amor de Deus pela humanidade, de Cristo por sua Igreja.



O bispo convidou os casados a viverem este amor a cada dia, fazendo do seu lar, pela força do sacramento que receberam, uma Igreja Doméstica.


Finalmente, reforçou a convocação da Igreja para que cada família assuma sua vocação missionária, anunciando a proposta cristã a outras famílias. Há uma urgência pela nova evangelização nas paróquias, no interior das próprias famílias e na sociedade.





A Missa principal, às 10h, foi celebrada por Dom Orlando Brandes que acabara de deixar a presidência da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, que agora é presidida por Dom João Petrini. Ao final, todas as famílias ainda se emocionaram com a linda interpretação do canto "Jesus de Nazaré" feita pelo Padre Zezinho.



Cheios de fé, piedade e compromisso missionário todos os bispos, padres, diáconos, religioso(as) e famílias que participaram as mais diversas atividades da III Peregrinação Nacional das Famílias puderam voltar aos seus lares e comunidades cheios de esperança. E assim abastecidos da Palavra de Deus podemos nos unir para lutarmos ainda mais para que a família se torne "aquilo que é": santuário da vida, Igreja Doméstica, cimento vivo na construção da sociedade!

Nenhum comentário: