sábado, 27 de agosto de 2011

Palestras XIII Congresso Nacional (3)


FAMÍLIA, PESSOA E SOCIEDADE - 3

(Padre João Batista Libânio)

(www.jblibanio.com.br)
Que elementos teóricos iluminam a realidade familiar? É preciso ter uma abordagem dialética que olhe e afirme o que há de bom, e que olhe e negue o que há de mau. Nenhuma família, nenhuma realidade humana é totalmente positiva ou negativa.
Ao longo da história, vemos primeiramente a família patriarcal, que teve seus prós e contras. Ela vinha pronta da cultura, das experiências transmitidas de geração em geração. Esta família dava segurança, cada um sabia o seu papel. Por isso, as pessoas eram mais maduras.
Num segundo momento esta família tradicional foi bombardeada por quatro torpedos:


- Ciência: que pôs em crise os ensinamentos familiares (especialmente filosofia moderna, sociologia e psicologia)
- Subjetividade: “penso, logo existo.” (Descartes). A cultura decidia por nós e agora eu descubro que sou livre para decidir por mim mesmo.
- Autonomia: o ser humano acha que basta-se a si mesmo.
- Práxis: o pragmatismo, ativismo e utilitarismo de Carl Marx.

Hoje é preciso pensar na casa que construímos e não vem mais pronta como antigamente: e ela se constrói pelas relações. É preciso manter boas relações porque a família não vem mais pronta, ela vai se fazendo. Vamos trabalhar, então, os relacionamentos! Se a criança percebe que o pai e a mãe tem uma relação de amor e de ternura, e que com ele mesmo, o filho, uma dialética de carinho e limite, ele aprenderá a ter bons relacionamentos. Essa é a receita para a formação do caráter. Doçura e norma, disciplina.
Nossa sociedade fragmentada é um caleidoscópio. Forma imagens bonitas, mas são apenas cacos. É preciso juntar os pedaços. Olhar para a vida e juntá-la no grande contexto do plano da salvação. Nesta tarefa nos ajuda muito a Palavra de Deus.

Nenhum comentário: