domingo, 21 de agosto de 2011

MAIS NOTÍCIAS DO XIII CONGRESSO



O segundo dia do XIII Congresso Nacional da Pastoral Familiar começou com a oração seguindo o Ofício das Comunidades, fazendo memória de Santa Maria, mãe de Deus.

No período da manhã, Dra Inês Mullen, Padre Jorge Alves e Padre João Libânio trataram do tema principal do Congresso: “Família, Pessoa e Sociedade” sob três pontos de vista diferentes, coroado pelo momento dos debates. A partir da próxima semana, apresentaremos em nosso blog os resumos destas e de todas as palestras do Congresso para acesso de todos os internautas. Ainda na parte da manhã, Dra Renate Jost apresentou as contribuições das pesquisas da ADI (Abordagem Direta do Inconsciente) para o bom desenvolvimento do ser humano e da sua convivência para com os outros, especialmente na vida em família.
Na parte de tarde Dom Petrini falou brilhantemente sobre a Ecologia Humana como urgência para os nossos tempos, em que se necessita proteger o homem do seu próprio egoísmo.

Logo após, houve o um momento de debates e perguntas com a mesa formada por Dom Petrini, Dom Joaquim, Dom Tarcísio, e os casais coordenadores da Pastoral Familiar Nacional e do Leste II. Em seguida, foi passado um vídeo sobre a beatificação de Padre Eustáquio, que passou seus últimos dias de vida em Belo Horizonte.

O ponto alto foi com a celebração da Santa Missa da solenidade da Assunção de Nossa Senhora. E Eucaristia foi presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo e quase de 40 co-celebrantes, entre bispos, padres e diáconos. Na sua homilia, o arcebispo de Belo Horizonte, ressaltou que esta solenidade nos recorda o ponto de iluminação no qual o olhar da nossa fé deve se fixar: o céu é a nossa meta, a participação na vida divina é o destino dos que crêem. “Na vitória da vida sobre a morte, se estabelece a realeza de Deus!”, enfatizou o arcebispo. E continuou: “O caminho que percorremos é desafiador, mas ao ouvirmos o capítulo 12 do Apocalipse de São João e vemos a figura do dragão que espreita a mulher prestes a dar a luz, somos chamados a compreender que a diferença é muito Tênue entre o bem o mal. E nós muitas vezes e de muitos modos fazemos aliança com o mal e nos desfiguramos: nos apegamos ao supérfluo e ficamos cegos diante daquilo que, de fato, conta e que nos matem na direção certa. A nossa tarefa de abrir caminhos e fazer a realeza de Deus se abrir ao mundo se concretiza na medida em que somos empenhados na nossa aliança de povo com Deus. É assim que a direção não se perde, e que participaremos das primícias de Cristo, que é o tempo que não passa. Fixando o olhar de nossa fé na figura excelsa de Maria no c;eu, que nos lembra nossa meta no mistério da ressurreição do Senhor, brotarão em nosso coração as atitudes indispensáveis para que se configure esta aliança do povo com Deus, que se configura no serviço.”. Encerrou recordando que o espírito de serviço se aprende na escola insubstituível de amor que é a família.

A conclusão dos trabalhos deste segundo dia foi com o Momento Cultural, com uma linda apresentação de canto gregoriano, com um Coral Gregoriano de Belo Horizonte, executando cantos como o Veni Creator e o Regina Coeli. Finalmente, aconteceu a confraternização dos participantes com uma agradável “Noite de Caldos”.
Vejam mais fotos deste dia na galeria de fotos na parte de baixo do nosso blog.

Nenhum comentário: