terça-feira, 31 de maio de 2011

ECOS DE APARECIDA





Trazemos hoje mais sobre o que aconteceu em Aparecida na III Peregrinação Nacional das Famílias, nos dias 28 e 29 de maio. Vejam alguns comentários sobre as atividades de sábado à noite e domingo. E a partir de amanhã, começaremos a disponibilizar os resumos das palestras do I Simpósio da Família que, com certeza, serão de muito enriquecimento para a sua vida familiar e pastoral. Aproveitem para estudar os temas com suas equipes de Pastoral Familiar e Movimentos Familiares em suas comunidades.



Não deixe também de participar da nossa campanha virtual: "Aparecida: eu fui!". Valorize sua família, sua comunidade, enviando-nos por e-mail sua foto na Peregrinação e apareça em nosso blog! A foto deve ser enviada em formato JPEG ou JPG para o e-mail pastoralfrj@@gmail.com até o dia 19 de junho. E não deixe de mencionar seu nome, paróquia e vicariato. Queremos que o nosso blog fique mais "com a sua cara"! Contamos com você!




MISSA DE SÁBADO E PROCISSÃO



No sábado, dia 28 de maio, às 18h, foi celebrada no Santuário a primeira da série de Missas na intenção da III Peregrinação Nacional das Famílias. O presidente da celebração foi o Cardeal Arcebispo Metropolitano de Aparecida, Dom Raimundo Damasceno Assis. Entre os co-celebrantes destacamos o bispo animador da Pastoral Familiar do Rio de Janeiro, Dom Antônio Augusto Dias Duarte e o diácono Luís Augusto, da Paróquia São Domingos de Gusmão, do Vicariato Norte.




Na homilia, Dom Raimundo destacou o tema escolhido para a Peregrinação deste ano: “Família, Pessoa e Sociedade. De fato, ressaltou o cardeal, é na família que a pessoa é formada e é com a família e pela família que é formada a sociedade. Lembrou as palavras do Papa Bento XVI, quando esteve em Aparecida, afirmando que a família é o tesouro da América Latina. Dom Raimundo convocou a todos para sermos testemunhas destemidas, dentro do nosso cotidiano familiar e social, da vida nova que Cristo veio trazer.




Concluiu com uma singela mensagem às famílias feita por André, um dos jovens acólitos da celebração, que escreveu: “As famílias de hoje estão se desatando por falta de amor e união. Os casais estão se separando e os filhos estão se perdendo nas drogas, procurando o amor onde nunca o encontrarão. As famílias precisam ser restauradas. Que Jesus e Nossa Senhora Aparecida abençoem todas as famílias do Brasil.”





Logo após a Missa, o andor com a imagem de Nossa Senhora Aparecida saiu do Santuário carregado pelos bispos e seguido pelo povo. Passando pela passarela até a Basílica Antiga, todos foram de velas acesas rezando o terço e entoando canções uma linda sintonia. Ao chegar à Praça, Dom Clauser conduziu o povo na reflexão e na oração, terminado com um caloroso abraço da paz entre as famílias peregrinas.






MISSAS DE DOMINGO




O ponto alto da III Peregrinação Nacional das Famílias à Aparecida do Norte é a Santa Missa. Em todos os horário oferecidos pela Basílica as intenções e as homenagens foram especialmente voltada à família. Dom Antônio Augusto, Bispo animador da Pastoral Familiar na nossa Arquidiocese, co-celebrou a Missa das 08h, que foi presidida por Dom Claudio Hummes, bispo emérito da Arquidiocese de São Paulo.



Em sua homilia, Dom Claudio recordou que o amor que une o casal deve ser espelho do amor que une a Santíssima Trindade. Citou um trecho da Familiaris Consortio em que o Papa João Paulo II confirma que o matrimônio é o sinal vivo do amor de Deus pela humanidade, de Cristo por sua Igreja.



O bispo convidou os casados a viverem este amor a cada dia, fazendo do seu lar, pela força do sacramento que receberam, uma Igreja Doméstica.


Finalmente, reforçou a convocação da Igreja para que cada família assuma sua vocação missionária, anunciando a proposta cristã a outras famílias. Há uma urgência pela nova evangelização nas paróquias, no interior das próprias famílias e na sociedade.





A Missa principal, às 10h, foi celebrada por Dom Orlando Brandes que acabara de deixar a presidência da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, que agora é presidida por Dom João Petrini. Ao final, todas as famílias ainda se emocionaram com a linda interpretação do canto "Jesus de Nazaré" feita pelo Padre Zezinho.



Cheios de fé, piedade e compromisso missionário todos os bispos, padres, diáconos, religioso(as) e famílias que participaram as mais diversas atividades da III Peregrinação Nacional das Famílias puderam voltar aos seus lares e comunidades cheios de esperança. E assim abastecidos da Palavra de Deus podemos nos unir para lutarmos ainda mais para que a família se torne "aquilo que é": santuário da vida, Igreja Doméstica, cimento vivo na construção da sociedade!

domingo, 29 de maio de 2011

III PEREGRINAÇÃO NACIONAL DAS FAMÍLIAS



Traremos aos nossos internautas todas as notícias e bênçãos da III Peregrinação das Famílias, que aconteceu no final de semana de 28 e 29 de maio, na “Casa da Mãe” em Aparecida do Norte. A cada dia postaremos algo novo.

Hoje você já pode conferir nossa galeria de fotos (na parte de baixo do blog) e ficar por dentro do que aconteceu no I Simpósio da Família. Este evento aconteceu no sábado e, por limitação física de espaço no auditório, foi oferecido apenas para as coordenações regionais e (arqui)diocesanas. A cada dia, disponibilizaremos o resumo de todas as palestras e também uma reportagem sobre a programação aberta ao público no sábado à noite.
No domingo dia 29, o destaque foi a Eucaristia, celebrada em todos os horários em intenção às famílias.

E, finalmente, colocaremos você, sua família e sua comunidade aqui no nosso blog. Participe da nossa campanha “Aparecida: eu fui!”, enviando-nos sua foto! Acompanhe nosso blog! E que a Mãe Aparecida abençoe a todos nós!




I SIMPÓSIO DA FAMÍLIA
FAMÍLIA, PESSOA E SOCIEDADE




A oração inicial e a abertura foram feitas por Dom Orlando Brandes que fez seu agradecimento especial ao Padre Bento e aos casais da Pastoral Familiar Tico e Vera e Célia e Wanderley (in memoriam). Dom Orlando oficializou o cargo de presidente da Comissão Episcopal e Pastoral da Vida e da Família a Dom Petrini. O novo presidente expressou seu compromisso neste grande desafio para compreender e viver a missão da família no mundo contemporâneo, contando com o amparo de Deus. O mundo inteiro, mesmo quando não o sabe, necessita das bênção que advém da família cristã, da graça que Deus através dela quer dar profusamente.



Em seguida, Padre Bento também deu suas boas-vindas e saudou especialmente os que não puderam ocupar o auditório. Devido ao espaço reduzido foi instalado um telão na área externa ao auditório para que todos pudessem acompanhar os trabalhos. A parte da manhã, foi conduzida pela irmã Paulina, Elizabeth Kuerten. E o primeiro palestrante foi Padre Rinaldo que falou sobre o tema “A Missão da Família no Mundo Contemporâneo: Familiaris Consortio, 30 anos”, seguida do Padre Zezinho que falou sobre “A Família e a Transmissão dos Valores”. As duas colocações foram seguidas do momento para perguntas e debates. A parte da manhã encerrou-se com a emocionate interpretação ao vivo de Padre Zezinho da canção imortal: “Jesus de Nazaré”.



No período da tarde, os trabalhos foram mediados pelo casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Tico e Vera. A primeira palestra foi de Dom Joaquim Justino Carreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo com o tema: “Família e Políticas Públicas” e, em seguida, falou a Dra Cleusa Thewes, terapeuta familiar. O tema foi: “Educando para o amor”.



Durante todo o dia, os participantes os cantos foram conduzidos pelo cantor e músico Antônio Cardoso. No encerramento, toda comissão organizadora recebeu os agradecimentos e a oração e bênção finais foi conduzida por Dom Antônio Augusto Dias Duarte.




Dom Petrini e Padre Luiz Bento anunciaram algumas novidades importantes:



- Em outubro, dias 06, 07 e 08 acontecerá, em Salvador na Bahia, acontecerá o Congresso Teológico sobre os 30 Anos da Familiaris Consortio. A programação será a seguinte:
05/10 – Solenidade de abertura
06/10 - A família no Mundo Contemporâneo – um olhar das Ciências Humanas
07 e 08/10 - Familiaris Consortio
Entre as muitas presenças significativas destaca-se a do secretário do Pontifício Conselho para a Família, Jean Lafitte.

- Nas noites de 04 a 06 de outubro também, a Comissão Nacional de Pastoral Familiar, juntamente com as Edições Paulinas oferecerá um Simpósio sobre Bioética e Ética em Pesquisa com seres humanos, em São Paulo/ SP. Inscrições pelo site WWW.familiacrista.org.br.

- Um outubro também, acontecerá em Brasília o II Congresso Nacional de Planejamento Natural da Família, sob coordenação de Dom Antonio Augusto Dias Duarte. (Em breve traremos mais informações em nosso blog.)

- A partir de junho já estará disponível o material semelhante à Hora da Família com subsídios para a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Para download

Comunicamos aos internautas que, já está disponível, na barra lateral do blog, para download a apresenteção em slides da palestra dada no Curso de Liderança, por Bárbara Fonte.

APARECIDA NEWS (4)



O ponto alto da III Peregrinação Nacional das Famílias à Aparecida (como é a da vida do cristão e de toda a Igreja) será a Eucaristia, claro! Todas as Missas de domingo, dia 29 de maio, serão voltadas para a família. Confira a programação e escolha seu horário! Nos vemos na casa da mãe!

05h30 – Dom Salvador Paruzzo (Bispo de Ourinhos/ SP)
08h00 – Dom João Braz de Aviz (Arcebispo de Brasília/ DF)
10h00 – Dom Orlando Brandes (Arcebispo de Lodrina/ PR)
12h00 – Dom Murilo S. R. Krieger (Arcebispo de Florianópolis/ SC)
14h00 – Dom Alfredo Schaffler (Bispo de Parnaíba/ PI)
16h00 – Dom Ceslau Stanula (Bispo de Itabuna/ BA)
18h00 – Dom Odilo Pedro Scherer (Cardeal Arcebispo de São Paulo/ SP)



Minha família é importante: eu participo!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

FORMAÇÃO DE LÍDERES CRISTÃOS




Pelo segundo ano a Comissão Arquidiocesana de Pastoral Familiar promove um Curso para Capacitação de Lideranças. A primeira parte da programação começou com a oração inicial conduzida por Alda e Chiquinho (Casos Especiais), com a ajuda de Telma e Iracy (Pós-Matrimonial). Logo em seguida foi a palestra “Modelos Bíblicos de Liderança” ministrada brilhantemente por Barbara Fonte, que é assessora arquidiocesana da Iniciação Cristã e também secretária da Coordenação de Pastoral. Fique de olho em nosso blog porque ainda esta semana disponibilizaremos esta apresentação para download!



O casal finanças da Pastoral Familiar, Paulo e Maria José, fez uma motivação para a III Peregrinação Nacional das Famílias a Aparecida do Norte, detalhando a importância, a motivação e a programação do evento.




Após o intervalo, os assessores do Pré-Matrimonial, Ronaldo e Tatiana, conduziram um momento de reflexão com uma dinâmica de liderança e com um vídeo de uma apresentação de sapateado que apresenta várias palavras-chaves para o exercício da liderança. O link do vídeo é:




Fernando e Conceição fizeram fecharam com os avisos e uma conclusão do encontro, agradecendo especialmente às pessoas de outras pastorais e movimentos presentes, já que o tema interessa realmente a todos. Ao final, o casal secretaria, Luiz e Marly, coletaram as avaliações para que possamos realizar encontros cada vez mais seguindo as necessidades pastorais apresentadas pelos agentes.


Veja as fotos na nossa galeria de imagens na parte inferior do nosso blog.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

APARECIDA NEWS (3)



Durante a 3ª Peregrinação Nacional da Família, em Aparecida - SP, no dia 28, haverá simultaneamente um encontro para você: jovem e adolescente! Será na Sala Vocacional, no subsolo da basílica. Você poderá escolher o horário para participar da palestra: 9 às 10 / 11 às 12 / 14 às 15 / 16 às 17 horas. O tema é “Santidade no século XXI: é possível?”. Os encontros serão animados pela equipe vocacional das Irmãs Paulinas e dos Padres Redentoristas! Mais informações: vocacional@paulinas.com.br.

terça-feira, 17 de maio de 2011

APARECIDA NEWS (2)


A Programação da III Peregrinação Nacional das Famílias já começará aberta a todos desde a noitinha do dia 28 de maio, sábado. Às 18h, será celebrada a primeira Missa em intenção das famílias na Basílica de Aparecida presidida por Dom Raymundo Damasceno Assis, Cardeal Arcebispo de Aparecida e novo presidente eleito da CNBB. Logo após, às 19h, começará a procissão luminosa até a antiga Basílica, com oração do terço e pregação de Dom Severino Clasen, bispo de Araçuaí, MG.
Você que chegará no dia 28 em Aparecida aproveite para participar desses momentos especiais de oração.



III Peregrinação Nacional das Famílias à Aparecida


Programação aberta a todo povo para a noite de sábado, 28 de maio




18h - Missa em intenção das famílias na Basílica de Aparecida (Dom Raymundo Damasceno Assis, Cardeal Arcebispo de Aparecida e novo presidente eleito da CNBB)



19h - Procissão luminosa, oração do terço e pregação (Dom Severino Clasen, bispo de Araçuaí, MG)




E, claro, sempre vale a dica: aproveitando sua passagem por Aparecida, não deixe de visitar as vizinhas Guaratinguetá, cidade natal de Santo Anônio de Sant'ana Galvão, e Cachoeira Paulista, sede da Comunidade Canção Nova. Sua peregrinação ficará ainda mais completa!

Pronunciamento de Dom Antonio


O bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, participou da coletiva de imprensa da quarta-feira, dia 11, na 49ª Assembleia Geral (AG) da CNBB e falou aos jornalistas sobre a nota emitida pelos bispos reunidos, a respeito da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) quanto à união entre pessoas do mesmo sexo.

Segundo Dom Antonio, a união estável entre pessoas do mesmo sexo não pode ser equiparado à família nem pela Constituição Federal muito menos pela origem da família com base nos projetos de Deus.
— Esse parecer do Tribunal quis equiparar a união estável de pessoas do mesmo sexo à família, acrescentando um item a mais, porque tanto o artigo 226 da Constituição como o artigo 1723 do Código Civil Brasileiro falam apenas dos três tipos fixados pelo direito, com relação à família: união entre homem e mulher; união estável entre um homem e uma mulher que teve um casamento civil, e as relações monoparenterais, tanto ascendentes quanto descendentes”, explicou.
Ele informou que a nota da CNBB teve como fundamentação a doutrina da Igreja, a lei natural, a sagrada escritura e o magistério da Igreja.
— Quando a Igreja fala que esse tipo de legislação compromete a família, basea-se na sua experiência pastoral e histórica. Sempre que a família foi equiparada a uma situação diferente da querida por Deus, isso levou ao desequilíbrio na constituição da sociedade. A família não é uma construção humana e tão pouco um produto cultural. Ela é um projeto divino em vista ao bem da humanidade, frisou.

O bispo deixou claro, também, que “a Igreja é depositaária de uma doutrina que não lhe pertence e que interpreta essa doutrina revelada por Deus”. Ele destacou que entre os pontos importantes está a identidade da família “fundada sobre o consentimento mútuo entre um homem e uma mulher, frisando a complementaridade dessas pessoas e aberta à transmissão da vida e educação”.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Nota da CNBB


Nota da CNBB sobre decisão do STF quanto à união entre pessoas do mesmo sexo



Bispos do Brasil em Assembleia Geral, nos dias 4 a 13 de maio, reunidos na casa da nossa Mãe, Nossa Senhora Aparecida, dirigimo-nos a todos os fiéis e pessoas de boa vontade para reafirmar o princípio da instituição familiar e esclarecer a respeito da união estável entre pessoas do mesmo sexo. Saudamos todas as famílias do nosso País e as encorajamos a viver fiel e alegremente a sua missão. Tão grande é a importância da família, que toda a sociedade tem nela a sua base vital. Por isso é possível fazer do mundo uma grande família.
A diferença sexual é originária e não mero produto de uma opção cultural. O matrimônio natural entre o homem e a mulher bem como a família monogâmica constituem um princípio fundamental do Direito Natural. As Sagradas Escrituras, por sua vez, revelam que Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança e os destinou a ser uma só carne (cf. Gn 1,27; 2,24). Assim, a família é o âmbito adequado para a plena realização humana, o desenvolvimento das diversas gerações e constitui o maior bem das pessoas.
As pessoas que sentem atração sexual exclusiva ou predominante pelo mesmo sexo são merecedoras de respeito e consideração. Repudiamos todo tipo de discriminação e violência que fere sua dignidade de pessoa humana (cf. Catecismo da Igreja Católica, nn. 2357-2358).
As uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo recebem agora em nosso País reconhecimento do Estado. Tais uniões não podem ser equiparadas à família, que se fundamenta no consentimento matrimonial, na complementaridade e na reciprocidade entre um homem e uma mulher, abertos à procriação e educação dos filhos. Equiparar as uniões entre pessoas do mesmo sexo à família descaracteriza a sua identidade e ameaça a estabilidade da mesma. É um fato real que a família é um recurso humano e social incomparável, além de ser também uma grande benfeitora da humanidade. Ela favorece a integração de todas as gerações, dá amparo aos doentes e idosos, socorre os desempregados e pessoas portadoras de deficiência. Portanto têm o direito de ser valorizada e protegida pelo Estado.
É atribuição do Congresso Nacional propor e votar leis, cabendo ao governo garanti-las. Preocupa-nos ver os poderes constituídos ultrapassarem os limites de sua competência, como aconteceu com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal. Não é a primeira vez que no Brasil acontecem conflitos dessa natureza que comprometem a ética na política.
A instituição familiar corresponde ao desígnio de Deus e é tão fundamental para a pessoa que o Senhor elevou o Matrimônio à dignidade de Sacramento. Assim, motivados pelo Documento de Aparecida, propomo-nos a renovar o nosso empenho por uma Pastoral Familiar intensa e vigorosa.
Jesus Cristo Ressuscitado, fonte de Vida e Senhor da história, que nasceu, cresceu e viveu na Sagrada Família de Nazaré, pela intercessão da Virgem Maria e de São José, seu esposo, ilumine o povo brasileiro e seus governantes no compromisso pela promoção e defesa da família.



Aparecida (SP), 11 de maio de 2011



Dom Geraldo Lyrio Rocha
Presidente da CNBB
Arcebispo de Mariana – MG

Dom Luiz Soares Vieira
Vice Presidente da CNBB
Arcebispo de Manaus – AM

Dom Dimas Lara Barbosa
Secretário Geral da CNBB
Arcebispo nomeado para Campo Grande - MS

terça-feira, 10 de maio de 2011

APARECIDA NEWS (1)


Dentro da Programação da III Peregrinação Nacional das Famílias à Aparecida do Norte acontecerá o I Simpósio da Família no sábado, dia 28 de maio. As vagas são limitadas às equipes diocesanas e arquidiocesanas do Brasil devido ao número reduzido de lugares. Mas é claro que a comissão de Pastoral Familiar da nossa Arquidiocese estará lá e trará para você todas as novidades e oportunidades de formação através do nosso blog.

Confira a programação:


I SIMPÓSIO DA FAMÍLIA
Santuário de Nossa Senhora Aparecida
28 de maio de 2011

Programação:


08h30 - Oração de abertura


09h00 - Conferência: "A Missão da Família Cristã no Mundo Contemporâneo" (Pe. Rinaldo Roberto Rezende, São José dos Campos)


09h45 - Conferência: "Família e Transmissão da Fé" (Pe. Zezinho, SCJ)


11h00 - Debate (Mediadora: Ir. Ivonete Kurten, Conselheira Provincial das Irmãs Paulinas)


12h00 - Intervalo para o almoço


14h00 - Conferência: "Família e Políticas Familiares" (Dom Joaquim Justino Carreira, bispo auxiliar de São Paulo)


14h45 - Conferência: "Família e Afetividade: Educar para o Amor" (Cleusa Thewes, especialista em Orientação Familiar)


16h00 - Debates (Mediadores: Raimundo e Vera Leal, casal coordenador nacional da Pastoral Familiar)


17h00 - Encerramento

sábado, 7 de maio de 2011

FELIZ DIA DAS MÃES!


Mãe: uma palavra tão simples, mas que exprime uma realidade tão sublime, tão humana e tão divina! A Pastoral Familiar deseja um feliz e abençoado dia das mães. Por isso, com elas e com Maria, nossa mãe, rezemos:

Santa Maria, Mãe de Deus, quero trazer para perto de ti, todos os teus filhos. Que eles amem sempre mais o vosso Divino Filho, e o sigam pelo caminho do amor e da verdade. Quero colocar dentro do teu Imaculado Coração a vida do(s) meu(s) filho(s) e te agradecer porque confio que nunca o(s) deixarás abandonado(s).
Que toda a minha família seja coberta com o teu manto protetor e que sejamos sempre discípulos fiéis de Cristo, buscando a verdade e o amor.
Maria, Rainha das Famílias, rogai por nós!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

ATENÇÃO, PÓS MATRIMONIAL!

CURSO DO PÓS MATRIMONIAL


Atenção, Pós-Matrimonial! Fiquem atentos para as datas das reuniões do Setor Pré-Matrimonial nos seguintes vicariatos, incluindo a alteração no Oeste:


Vicariato Oeste NOVO LOCAL:
sáb 07 de maio
das 08h às 12h
Paróquia N. Sra da Conceição (SANTA CRUZ)

Vicariato Norte
sáb. 18 de junho
das 08h às 12h
Paróquia São Francisco Xavier (Maracanã)


Vicariato Suburbano
sáb. 25 de junho
das 08h às 12h
Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração (Praça Seca)


Sua participação é fundamental!

terça-feira, 3 de maio de 2011

CURSO DO PÓS MATRIMONIAL



No sábado dia 30 de abril, a Comissão Arquidiocasana de Pastoral Familiar ofereceu um Curso de Capacitação para Agentes do Setor Pós-Matrimonial. Este dia de formação aconteceu dada a prioridade escolhida pelo Setor Vida e Família da CNBB para este ano de 2011, o Setor Pós-Matrimonial.


Os assessores Iracy e Telma conduziram a oração inicial e, em seguida, o bispo animador, Dom Antônio Augusto, falou sobre a importância da atuação deste setor. O resumo de sua palestra será postado em nosso blog ainda nesta semana. Não percam.


Iracy e Telma colocarão também diversas pistas de atuação concreta do Pós-Matrimonial e, após o intervalo do lanche, os agentes se dividiram pelo espaço do 2o andar do Edifício João Paulo II para um tabalho de perguntas em sub-grupos. Este rico momento de troca de experiências foi seguido do plenário e da bênção final dada por Dom Antônio.


Mas não é só isso: as trocas de experiências do Pós-Matrimonial continuam pelos vicariatos (cf. calendário na barra lateral do nosso blog ou no link do setor) e a comissão já está empenhada em sua próxima oportunidade de formação pastoral. É o Curso para capacitação de Lideranças que acontecerá no dia 21 de maio, das 08h às 12h, também na Glória. Em breve mais detalhes da programação.