domingo, 27 de janeiro de 2013

Em vez de folia, comoção



Domingo, 27 de janeiro de 2013. O Brasil acordou de luto. Por decisão do nosso arcebispo, Dom Orani João Tempesta, o “Folia com Cristo” mudou de tom. Em vez de uma micareta, uma procissão. A alegria de celebrar a juventude carioca, que se prepara para realizar a JMJ Rio 2013, se misturou à comoção dos que sofrem pela perda dos seus entes queridos. 
Dom Orani fez a abertura do evento com uma oração e uma palavra de solidariedade pela grande tragédia que foi o incêndio em Santa Maria, RS, que vitimou quase 250 jovens. “Nós acreditamos na Vida Eterna, mas também não podemos deixar de nos unir em orações neste momento com as famílias deste jovens e nos solidarizarmos com sua dor.”.

A cantora Jake subiu ao Trio Elétrico e comandou a canção “No Peito eu Levo uma Cruz”. Em seguida, ela acompanhou Padre Renato Martins, coordenador do Setor Juventude da Arquidiocese, na oração do Terço da Misericórdia”. Enquanto isso, a multidão acompanhava o Trio até quase o ponto da Avenida Rio Branco em que a procissão prosseguiu para a Santa Missa na Catedral. A celebração eucarística em intenção das vítimas do incêndio foi presidida por Dom Orani e co-celebrada por Dom Antonio Augusto, Dom Paulo César e diversos outros sacerdotes presentes. A Banda Dominus conduziu os cantos e um momento de louvor ao final da Missa.

Nossa oração não para por aí. Na próxima sexta-feira, dia 01/02, acontecerá na Igreja de Sant’Ana, das 22h às 06h, a Vigília dos Jovens Adoradores pela JMJ. Neste mês, excepcionalmente, a Vigília acontecerá na primeira sexta-feira do mês e vai orar também pelas almas destes jovens que estão agora nos braços do Pai.
Algumas fotos destes momentos tão marcantes de intercessão estão na nossa galeria no final do Blog.
A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, que se prepara para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, está em comunhão com as famílias enlutadas dos jovens falecidos, confiando na Misericórdia Divina. Unimo-nos também aos jovens feridos, e outros tantos impactados por esta experiência tão traumática, rezando para que Deus lhes dê o conforto.

Nenhum comentário: