sexta-feira, 18 de junho de 2010

A BELEZA DE SER CRISTÃO (parte 2)


Continuamos nossa série de artigos com o conteúdo do retiro anula da Pastoral Familiar Arquidiocesana, com as reflexões realizadas por nosso bispo animador, Dom Antônio Augusto Dias Duarte.

As lei que regem a liberdade

1ª lei – “Conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres”, disse Jesus. Usar bem a liberdade é mergulhar, entregar-se à verdade. Mas o mundo atual nos influencia a nos livrarmos da Verdade e criarmos as nossas próprias verdades. Quem quer ser autônomo da verdade vive na escravidão do seu egoísmo, do seu comodismo... Devemos ser livres na verdade e livres não da verdade.
E sempre que não vivemos na verdade, algo grita dentro de nós, embora muitas vezes tentemos abafar essas vozes com barulhos externos.
Para que Deus fique contente conosco devemos cultivar a veracidade, a sinceridade, a autenticidade, a transparência. Um exemplo disse foi o primeiro encontro de Jesus com Natanael, no qual sua sinceridade foi elogiada: “Eis um verdadeiro israelita em quem não há falsidade.”
Um texto do diário de uma judia, em plena 2ª Guerra Mundial, dizia: “O pior é quando nos deixamos aprisionar pelos outros e perdemos a nossa liberdade interior. A liberdade è viver diante de Deus. Creio em Deus e por isso acredito no ser humano e por isso me atrevo a dizer que sou uma mulher feliz. E assim, me derramo em louvores.”
Ninguém é capaz de tirar nossa liberdade a não ser nós mesmos. Minha vida tem sido coerente com o que acredito e com o que vivo?
É assim como o exemplo dessa moça que vemos que na oração educamos nossa liberdade, pois, nela, nada se pode esconder de Deus. Após o primeiro pecado foi exatamente isso que Adão e Eva tentaram fazer exatamente porque não estavam na verdade. Que sintamos sempre uma alergia muito forte diante da mentira e da teatralidade. Cristo repreendia duramente a hipocrisia dos fariseus e doutores dalei, chamando-os até de sepulcros caiados.
Que tristeza saber que algumas pessoas aprendem a ser verdadeiras nos treinamentos das suas empresas e não com o Evangelho! Não podemos nos prender a “versões” da realidade, mas devemos seguir uma Pessoa que disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.”

2ª lei – é a chamada “lei do iceberg”. Essa grande massa de gelo só revela sobre a água 1/3 do seu tamanho real. Assim, o livre arbítrio é apenas uma pequena parte visível do exercício da liberdade humana. O que está submerso é a liberdade com responsabilidade: só Deus e nós a vemos. Não se pode administrar apenas a liberdade que está na superfície da alma, pois isso é um reducionismo. Certa vez, um adolescente perguntou a seu pai: “Que idade preciso ter para ser livre?”. E o pai respondeu:”Meu filho, ninguém jamais viveu tanto tempo assim..” .
Minha liberdade exterior ou aparente é limitada pela liberdade exterior dos outros. Mas a liberdade interior nos abre horizontes para Deus. Basta contemplarmos o Cristo na Cruz. Ele não estava lá por força das circunstâncias, mas porque estava comprometido com o Pai e com a humanidade inteira.
Jesus nos ensinou que a liberdade só é exercida se somos capazes de assumir compromissos. Muitas pastorais definham porque não se comprometem verdadeiramente. Elas se escravizam porque só dão respostas a si mesmos. Passam a vida inteira e jamais poderão terminar exclamando como Jesus: “Tudo está consumado”, mas correm o risco de lamentar: “Tudo está consumido.”
Pessoas verdadeiramente convertidas, que descobriram a liberdade interior, ajudam a converter os outros, afinal, só se converte quem quer... o resto é maquiagem de teatro.
Victor Franklin, em seu livro “Um Psicólogo num Campo de Concentração” retrata os poucos homens que consolavam e partilhavam o pouco que ainda tinham com os demais. Ficava provado assim, que a última coisa que se tira do homem é a sua liberdade.
Mais uma vez, olhemos para Jesus. Uma palavra que tinha tanta força em sua boca: “Quero”. Essa palavra era capaz de realizar proezas e Jesus é que deve ser nosso modelo também de liberdade.
Uma pessoa livre não precisa ser mandada. Uma pessoa livre assume.

Nenhum comentário: