segunda-feira, 21 de junho de 2010

A BELEZA DE SER CRISTÃO (parte 3)


Continuamos nossa série de aritgos, trazendo anotações dos pontos mais importantes passados por Dom Antônio Augusto, no retiro arquidiocesano da Pastoral Familiar deste ano de 2010.

Encerramos a pouco tempo o ano sacerdotal que teve como inspiração São Cura D`Ars, sacerdote que viveu em um tempo em que se tirou Jesus Cristo dos altares e se colocou o iluminismo. Um tempo em que a humanidade achava que sò precisava da luz da sua própris inteligência. Como consequência, houve um desvirtuamento do que é a liberdade. É claro que Deus fica muito contente com o bom uso da nossa razão. Um exemplo disso são os elogios que Jesus faz à cananéia, ao centurião, à hemorríssa que deram respostas inteligentes... na fé!

Mesmo no mundo de hoje, em que muitos querem manter nos altares dos corações a razão humana, comove muito a Deus o fato de sermos homens e mulheres de fé. A ciência não tem a última palavra. Deus nos convida a vivermos pela luz da fé.

O maior dom que recebemos no dia do nosso Batismo, não é outro, senão a fé cristã. Pelo Batismo, participamos da sabedoria de Cristo, fazemos parte da sua sabedoria humana e divina. Não precisamos ser teólogos. O próprio São Cura D`Ars, mencionado anteirormente, quase não foi ordenado porque era considerado pelo Bispo um ignorante em teologia... foi um pároco que o conhecia que insistiu afirmando que a graça divina faria o resto...

o Evangelho de Lucas nos diz que Jesus crescia em estatura, sabedoria e graça. E nós? Crescer na estatura é natural e inevitável. Crescemos na graça, dom de Deus, quando nos preparamos bem para receber os sacramentos que são os canais para que Deus fortaleça e comuniquem para cada um de nós a sua graça.

E a sabedoria, o conhecimento da fé? Crescemos nela, dizia um autor espiritual, quando nos tornamos "descentrados". Um homem descentrado é inteligente porque não avalia o mundo pelo seu centro, pelo seu próprio "eu". Sabe colocar tudo no seu devido lugar.

Precisamos de uma conversão intelectual. Diz o Salmo 85, 13: "Javé nos dará a chuva e a nossa terra dará o seu fruto.". Deus nos dá as graças naturais e sobrenaturais (talentos humanos e dons divinos) e anós, caben-nos abrir nossa inteligência, como a terra se abre à chuva para que a semente possa germinar.

Os dois discípulos no episódio de Emaús deram a Jesus sua versão intelectual dos fatos, e o que Jesus lhes responde: "Homens lentos para entender...". Isso também pode acontecer conosco porque temos uma fé muito centrada em nós: vivo o que entendo, o que concordo, o que sou capaz de aceitar e me esqueço de que para Deus nada é impossível. Não podemos viver com a fé infantil do nosso tempo de catequese, mas precisamos de uma fé bem formada, estudada, amadurecida, compatível com a nossa idade.

Uma inteligência que busca a verdade sem a fé é como a inteligência dos demônios. Uma fé sem qualquer progresso na verdade, não passa de sentimentalismo religioso, um devocionismo sem raízes, nem conversão verdadeira. A fe que progride nos dà um sadio "complexo de superioridade" de sabermos que, com fé, tudo podemos! Precisamos nos sentir vitoriosos na fé. Nossa fé não pode ser tímida, mas ao contrário, precisa vencer nossa inércia e comodismo.

A fé progressiva vai descentralizando o "eu" no plano do possível para entrar em Deus no plano do impossível. Não é sensato, não combina com a fé nos desanimarmos, nos ressentirmos, nos distanciarmos dos outros. Fé e fidelidade são duas dimensões da mesma realidade. Por exemplo, só consegue se manter fiel no matrimônio quem tem fé que este é um chamado que Deus lhe faz. As infidelidades pequenas suscitam as grandes. N4oa basta começar com entusiasmo, mas é preciso se manter com constância e é extamante a fé que apoia a perseverança. São Paulo, em Colossenses, mandava saudações de seus companheiros Lucas e Demas. Já numa das cartas a Timóteo, pede que este vá logo ao seu encontro prque Demas o abandonou preferindo o mundo.

Nosso Senhor não nos deu inteligência para sermos gênios, mas para que a razão seja iluminada pela fé e nos ajude a que cheguemos ao conhecimento da verdade. Não importa tanto o que eu posso fazer, mas o que Deus pode fazer através de mim. Quanto mais nos jogarmos na lógica de Deus, mais cresceremos na fé. Precisamos ser arquitetos da fé, construindo para Deus grandes catedrais...

Nenhum comentário: