sexta-feira, 25 de junho de 2010

A BELEZA DE SER CRISTÃO (parte 4)


Leia mais uma das reflexões de Dom Antônio Augusto pregada no retiro arquidiocesano da Pastoral Familiar, no Centro de Estudos do Sumaré, em junho deste ano.


O degrau por excelência para se crescer na fé, na esperança e na caridade é a LITURGIA. Liturgia quer dizer serviço divino à disposição do povo. Diz a Primeira Epísola de São pedro que o Batismo nos torna participantes do ministério sacerdotal de Cristo. Portanto, um católico que não participa da vida liturgica da Igreja não vive a sua fé. E o que assiste como um mero espetáculo é porque carece de evangelização e catequese.
Os sete sacramentos são a razão litúrgica por excelência. Todo trabalho pastoral deve nos levar ao mistério pasca dos sacramentos, sempre precedidos e acompanhados da devida evangelização.
Os sacramentos criam, fortalecem e manifestam a comunhão na Igreja. Quem despreza ou adia sacramentos está tentando a Deus para que envie sua graça por outros canais, quando já têm os sacramentos à sua disposição.
Todos temos, portanto, o sacerdócio real, que nos foi dao no Batismo.Mas este precisa ser acompanhado pelo sacerdócio ministerial. São Cura D´Ars dizia: "Tirem o pároco de uma paróquia e, em um mês, os fiéis estarão prestando culto aos cachorros."
Os fiéis leigos batizados têm a missão de ir santificando o mundo de dentro para fora. Logo, não basta só conhecimento, é preciso vivência.
E quando um leigo exerce o seu sacerdócio batismal? Sempre que oferece a Deus a hóstia das suas habilidades profissionais, alegrias, tristezas, penas.. Também o leito nupcial é um altar! Por isso, para os batizados só o matrimônio sacramental é válido. Quer salvar um casamento? Convide este casal para irem juntos à Missa! Uma terapia de casal pode até ajudar, mas o essencial é a presença da graça divina.

Nenhum comentário: