quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PARABÉNS, CRISTO REDENTOR!


Quem poderia ter o privilégio de uma visita exclusiva ao Cristo Redentor sem o corre-corre dos mais de 2.500 que visitam o Santuário diariamente? E se essa visita especial acontecesse à noite, com a vista da cidade do Rio de Janeiro iluminada, e fosse até o amanhecer? Que tal se esse presentão ainda acontecesse no aniversário de 80 anos de fundação do Cristo? Quem foi o felizardo? Um artista? Um político? Alguma celebridade internacional?! Não! Este sonho foi realizado por 40 jovens da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
No dia 12 de outubro, o Cristo Redentor, símbolo maior do Rio de Janeiro e do Brasil recebe várias homenagens. E a primeira começou já na noite anterior com a Vigília da Juventude. Devido à limitação de espaço na Capela Nossa Senhora Aparecida aos pés da imagem, apenas 40 jovens foram escolhidos para participar. Eram representantes de diversas pastorais, movimentos e comunidades que se dedicam à Juventude: PJ (Pastoral da Juventude), Comunidade Shalom, Aliança de Misericórdia, JAM (Juventude Ação Mariana), Movimento de Vida Cristã, Focolares, Comunhão e Libertação, e também o Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar, que não poderia ficar de fora dessa união.

A concentração foi às 22h, na Praça São Judas Tadeu, no Cosme Velho, onde os participantes se encontraram com Dom Antônio Augusto, bispo animador do Setor Juventude da Arquidiocese. A subida de 710 metros foi feita com vans cedidas pelo Santuário e logo na chegada todos ficaram impressionados com a beleza e a paz do Cristo Redentor, quebradas apenas pela movimentação da imprensa nacional e até internacional que já estava lá para começar a cobrir as festividades.

A noite de vigília começou com a celebração da Santa Missa com a Liturgia de Nossa Senhora Aparecida, presidida por Dom Antônio e co-celebrada pelo Diácono Damasceno, que acompanhou os jovens na Vigília durante toda a noite. Ao final da Missa, Dom Antônio expôs o Santíssimo Sacramento e passeou pelo mirante do monumento dando a bênção à cidade.

A adoração durante toda a noite foi uma experiência simplesmente i-nes-que-cí-vel! Foi lindo ver a diversidade de carismas e ministérios que o Espírito Santo suscita na sua Igreja. Jovens de diferentes origens, espiritualidade e ação pastoral intercedendo juntos pelo ideal que os une: a evangelização da juventude. Os momentos de música, oração, animação, leitura orante da Bíblia, santo terço e lanche foram partilhados por todos.

A iluminação bíblica escolhida para a noite foi inspirada no tema para o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2011: Jo 4, o Encontro da Samaritana com Jesus. O DNJ será celebrado no domingo 30 de outubro, das 09h às 17h, na Cidade do Samba.
A vigília transmitida na íntegra pela Rádio Catedral e pela WebTV Redentor terminou pouco depois das seis da manhã como começou na noite anterior, com a bênção do Santíssimo Sacramento sobre a cidade, à luz de um amanhecer de tirar o fôlego aos pés do aniversariante, o Cristo Redentor, que foi saudado pela juventude ao som de “Parabéns pra você” e de “Jesus Cristo” de Roberto Carlos.
Confira as lindas fotos dos principais momentos na galeria na parte de baixo do nosso blog.

Parabéns, Cristo Redentor! És o símbolo da fé do povo carioca, modelo de acolhimento e amor para a juventude carioca! Amém.

Nenhum comentário: