domingo, 30 de outubro de 2011

PRÉ-MATRIMONIAL NO DNJ


Jovem, você tem sede de quê?”. Com esse lema foi realizado o DNJ (Dia Nacional da Juventude) da Arquidiocese do Rio de Janeiro, no domingo dia 30, na Cidade do Samba. Seguindo o tema escolhido pela coordenação nacional: “O Protagonismo Feminino na Evangelização”, o embasamento no Rio foi o encontro de Jesus com a mulher samaritana relatado em Jo 4.

O DNJ foi promovido pelo Setor Juventude que engloba todas as pastorais, movimentos, associações, grupos e comunidades que realizam algum tipo de apostolado junto aos jovens. E o Setor Pré-Matrimonial da Pastoral não poderia ficar de fora, claro!
Aproveitamos a oportunidade para entrar em contato com os jovens e dar testemunho da beleza da vocação ao amor matrimonial. O setor Pré-Matrimonial trabalhou com uma equipe de casais de paróquias de diferentes vicariatos para ajudarem no planejamento e organização das atividades.

A Pastoral Familiar contou com um estande durante todo o DNJ onde os casais estavam disponíveis para conversar com os jovens, dar aconselhamento, apresentar material de formação sobre a vida, o amor e o matrimônio. O espaço foi todo arrumado para se tornar um ambiente bem familiar e aconchegante.

A Santa Missa abriu DNJ, celebrada pelo arcebispo Dom Orani e co-celebrada por Dom Antônio, Padre Renato (responsáveis pelo Setor Juventude) e outros sacerdotes e diáconos. Ao final, foi feita a entrada em grande estilo da bandeira da JMJ Rio 2013 e foram oficialmente abertos por Dom Orani os concursos para o logotipo e o hino oficiais da Jornada.

E nos horários das 12h às 13h e das 13h às 14h, o Pré-Matrimonial ficou responsável por dirigir uma das Oficinas Temáticas do evento. Ao longo do dia, os jovens foram interpelados por alguns casais responsáveis pela divulgação e receberam um papel onde poderiam colocar suas dúvidas sobre o tema da Oficina (Afetividade e Sexualidade) e também com uma pergunta para concorrerem ao sorteio de brindes. A partir das dúvidas dos jovens se deu um bate-papo franco e descontraído, com o seguinte objetivo: VENCER PRECONCEITOS E ESCLARECER CONCEITOS sobre o verdadeiro projeto de EDUCAÇÃO PARA O AMOR que nosso Senhor Jesus Cristo quer que vivamos.
Apesar de só três cupons terem sido contemplados no sorteio, cada jovem que esteve na oficina levou de brinde um copo de água mineral com a mensagem: “O meu coração tem sede de amar...”.

E depois da oficina, continuou o aconselhamento nos nossos estandes. Foi uma experiência incrível de evangelização. Todos da equipe ficaram maravilhados e de coração agradecido a Deus pela alegria de servir.

O DNJ teve ainda música, pregação, stand up comedy e Adoração e bênção do Santíssimo Sacramento. Como os jovens precisam descobrir o valor do amor de Deus em suas vidas... Continuemos firmes no nosso apostolado!! Veja mais fotos na nossa galeria no final do blog.
E tem mais...
Durante esta semana, postaremos as palestras do II Congresso de Planejamento Natural da Família que aconteceu de 28 a 30 de outubro em Brasília. Continue acompanhando o nosso blog e aproveite esta formação especialíssimas para todos os casais!!

Nenhum comentário: