terça-feira, 4 de outubro de 2011

VIDA HUMANA NO PLANETA

Hoje, dia 04 de outubro, a Igreja nos propõe a celebração da memória de São Francisco de Assis, patrono da causa ecológica graças à sua plena consciência do respeito à unidade profunda entre todos os elementos da criação. Pedimos sua intercessão para que nós também aprendamos a respeitar e defender a vida, em todas as suas instâncias.
Neste ano de 2011, a Campanha da Fraternidade nos convida a voltar o nosso olhar sobre o nosso planeta e além de admirar a sua beleza, refletir sobre as ameaças que pairam sobre toda a espécie de vida nele existente,
Inserida neste contexto a SEMANA NACIONAL DA VIDA traz como tema principal de reflexão: “A Vida Humana no Planeta”. Este vem nos lembrar que o SER HUMANO é o elemento mais importante na cadeia ecológica por dois motivos:

1) Porque está em suas mãos a administração da natureza e, por isso, sua conservação passa necessariamente por uma educação ambiental bem formada. Dos seres criados, o ser humano deveria ser o primeiro a zelar pelas Obras do Criador. Deus criou o homem e a mulher para submeter e dominar a terra, isto é, para cultivar, guardar, organizar e cuidar da terra (cf. Gn 2, 15).
2) Porque o ser humano também é parte integrante da criação e merece ter também sua VIDA assegurada e preservada. Precisamos de uma ECOLOGIA HUMANA, como já afirmava a encíclica Centesimus Annus do papa João Paulo II (1991). Quanto mais intenso for o nosso relacionamento com o Deus da Vida, maior será o nosso comprometimento e perseverança na luta em defesa do bem maior que temos: a vida humana, luta essa que não deve cessar, pois muitas e frequentes são suas ameaças. Essa proteção e defesa devem abranger todas as suas fases, desde a fecundação até o seu fim natural.

São inúmeras as ameaças à vida, mas não podemos desistir de lutar para construir um mundo melhor. Devemos permanecer fiéis ao nosso papel de cuidadores e protetores da Vida e do planeta. A evolução tecnológica não pode ignorar o meio ambiente, desalojar famílias e destruir a cultura. Para salvarmos nosso planeta é preciso uma nova mentalidade, onde haja uma mudança nos padrões de consumo, especialmente daqueles que direcionam sua vida no “ter”. É preciso tomar atitudes, envolvendo-se em ações concretas e eficazes de forma a preservar o nosso planeta e defender a vida nele existente.

Rezemos com São Francisco de Assis:
Louvado seja Deus na natureza,
Mãe gloriosa e bela da Beleza,
E com todas as suas criaturas;
Pelo irmão Sol, o mais bondoso
E glorioso irmão pelas alturas,
O verdadeiro, o belo, que ilumina
Criando a pura glória - a luz do dia!

Nenhum comentário: