domingo, 18 de novembro de 2012

36ª ASSEMBLEIA NACIONAL DA PASTORAL


Aconteceu em São Paulo, dos dias 09 a 14 de novembro a 36ª ASSEMBLEIA NACIONAL DA PASTORAL FAMILIAR E O ENCONTRO DE BISPOS REFERENCIAS E ASSESSORES ECLESIÁSTICOS.


As reflexões da Assembleia giraram em torno das luzes e das sombras sob as quais se encontram a família de hoje. A família é uma responsabilidade que brota da própria natureza. Ela é verdadeiramente santuário de vida, por isso, o papel da família é determinantemente insubstituível na construção da cultura de qualquer sociedade.
Luzes e sombras sobre a vida e a família
Observando luzes:
Observamos, no contexto social e cultural atual, sinais de crescimento da justiça, da redistribuição da riqueza e diminuição da pobreza, sinais de maior acesso a alimentos e a bens de consumo, preocupação ecológica, acesso á educação e outros (cf. IBGE, 2010). Estes fatos, que muito nos alegram, são de tal maneira objeto de divulgação e de propaganda que nos parece desnecessário descrevê-los de maneira pormenorizada.

Observando sombras:
Simultaneamente, observamos sinais que indicam graves carências e problemas como consequência da afirmação e propagação da busca do próprio interesse e do bem individual, mesmo com sacrifício de outros. Vejamos algumas situações na realidade brasileira:
Observamos que o Evangelho raramente serve para orientar a vida das pessoas e das famílias brasileiras, mesmo quando são católicas, nem mesmo nas decisões econômicas, políticas e administrativas. Isto impede que as pessoas encontrem a felicidade fazendo dom de si para o bem do outro, mesmo com sacrifício próprio. Observamos que cresce a tendência contrária, isto é, o privilégio dado ao interesse individual mesmo com sacrifício dos outros.
Precisamos envidar cada ver mais esforços pastorais para lançar luz sobre as trevas em que tristemente se encontram tantas famílias...
(Enviado por José e Natividade, casal coordenador da Pastoral Familiar do Regional Leste 1)


Nenhum comentário: