sexta-feira, 2 de outubro de 2015

VIII EMF: Balanço Final





Entre os dias 22 e 27 de setembro, aconteceu o VIII ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS, na cidade da Filadélfia, EUA. Mais de 17.000 pessoas participaram do Congresso das Famílias, vindas de mais de 120 países diferentes. A Arquidiocese do Rio também estava representada neste momento de espiritualidade, confraternização, formação e ação social e pastoral em favor das famílias.
 


 
 
O tema do Congresso era: ' O Amor é a Nossa Missão - A Família Plenamente Viva!'. Quem tem acompanhando nossos informativos Arquidiocesano sabe que desde o inicio do ano já temos trabalhado os temas das catequeses preparatórias e que, durante o Congresso, foram bem aprofundados.
 

 
 
Foram seis conferências gerais, abertas a todos os participantes e, após cada uma delas havia a opção de escolhermos entre 14 salas diferentes de comunicações, com subtemas, ligados à cada conferência anterior. Os palestrantes vieram de várias partes do mundo, o que enriqueceu muito as reflexões, com pontos de vista das realidades mais diversas. Pudemos ver e ouvir ao vivo pessoas que conhecemos e admiramos como Scott Hahn, Christopher West, Jason e Crystalina Evert, Gianna Emanuela Milla (filha de Santa Gianna), o bispo Robert Barron e outros.
Além do Congresso em si, que sempre iniciava com a Santa Missa e contava com Capela de Adoração aberta aos féis durante todo o dia, o Centro de Convenções da Pensilvânia também abrigou em dois grandes pavilhões a 'Feira de Exposições do VIII EMF' com movimentos do mundo inteiro que defendem a família em diferentes áreas e com diferentes carismas e objetivos. Uma oportunidade de troca de experiências sem igual, e de poder ver a criatividade que o Espírito Santo suscita para criar ações tão bonitas e importantes. Uma das atividades deste mesmo Pavilhão foi a do Projeto Helping Hands. Nos juntamos às centenas de voluntários que, nos horários vagos, se inscreveram para ajudar a embalar kits de alimentos que serão enviados para orfanatos mantidos pelo projeto em Burkina Faso, um país muito pobre da África.
 

 
 
 
O Congresso terminou no dia 25, com a chegada do Papa Francisco, vindo de visita Pastoral à Cuba e à Washington e Nova Iorque. E, nos dias 26 e 27, sábado e domingo, o Papa se encontrou com os féis no 'Festival das Famílias' e na celebração Eucarística dominical. Os dois eventos aconteceram no Benjamin Franklin Parkway, que é uma longa e larga Alameda da Filadélfia, tendo ao fundo o Museu de Arte.
Na festa de sábado, presença de grandes nomes da cultura americana, testemunhos de famílias dos cinco continentes e, claro, a mensagem e a benção do Papa Francisco. E, no domingo, a celebração reuniu mais de 800.000 pessoas, número considerável para um país como os EUA, que não tem tradição católica.
 


 
 
Neste domingo, também fomos voluntários para ajudarmos os diáconos na distribuição da comunhão para as pessoas que estavam fora da área reservada aos que tinham convites. Quase 300 voluntários se uniram aos diáconos na Catedral de São Pedro e São Paulo para se espalharem pelo caminho com guarda-chuvas indicativos dos locais de distribuição da comunhão. Foi emocionante ver a fé e a alegria das pessoas tão de perto com a proximidade de Jesus Eucarístico! E ainda tivemos a chance de ver o Papa Francisco de pertinho quando ele desceu do Papa móvel para cumprimentar os diáconos e voluntários que estavam na porta da Catedral. Um presente de Deus!
 



 
 
Mais depoimentos podem ser encontrados na nossa FanPage no Facebook ou nas mídias da Arquidiocese, como o Jornal O Testemunho de Fé ou o portal ArqRio.
A mensagem do papa foi de fortaleza para continuarmos firmes na promoção do matrimônio  e da família com dois grandes tesouros para o bem de toda a sociedade. Já foi uma solida preparação para o Sínodo que acontecerá no Vaticano, de 04 a 25 de outubro próximo. Intensifiquemos as nossas orações para que a Igreja, sempre iluminada pelo Espírito Santo, saiba dar ao mundo não as respostas que ele quer, mas as que ele precisa. Amém! E que venha Dublin 2018, se Deis quiser!

Tatiana e Ronaldo de Melo - Núcleo de Formação e Espiritualidade da Pastoral Familiar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
 
    

Nenhum comentário: