domingo, 3 de junho de 2012

Conclusão do Congresso e chegada do Papa

Olá, amigos. Escrevemos com um pouco de atraso, porque estávamos sem acesso à internet. Mas queremos partilhar com vocês experiências maravilhossas dos últimos dias do EMF.
O encerramento do Congresso Teológico-Pastoral do VII Encontro Mundial das Famílias, em Milão, neste dia 1º de junho, foi marcado pelo tema da “festa” na família, com ênfase especial à celebração do domingo, o dia do Senhor. Após as palestras do dia, o Cardeal Ennio Antonelli fez a conclusão do Congresso.
Momentos como esses do Encontro Mundial nos propiciam entrar em contato com famílias de diferentes países. Assim, aproveitamos a oportunidade ímpar para distribuirmos material de divulgação da JMJ Rio 2013 cedido pelo COL, Comitê Organizador Local, para países como Venezuela, Equador, Kenya, Argentina, Uruguai, Canadá e Zimbabue. Presenteamos também um representante de Portugal e Angola, nossos países irmãos de língua portuguesa, com um exemplar dos projetos dos setores Pré, pós e casos especiais produzidos pela nossa Arquidiocese do Rio.
Na parte da tarde, os congressistas podiam escolher entre mesas-redondas com diferentes temas que aconteceram em diversos pontos da própria diocese de Milão, como Igrejas histórias, a Universidade Católica, a sede da União do Comércio, etc. Escolhemos ir a Igreja de Santo Ambrósio (padroeiro da cidade) para as explanações sobre o tema da família e sua participação na Eucaristia dominical. Depois, fomos para a praça do Duomo (Catedral) onde estava toda montada a recepção do Papa Bento XVI. Desde 1984 um papa não visitava Milão.
O primeiro encontro com nosso pastor foi emocionante! Em meio à multidão nos unimos a uma parte do grupo do Regional Leste 1 para vivermos este momento incrível, que está renovando nossa fé e nossa esperança. Ele está no meio de nós!

Nenhum comentário: