sexta-feira, 1 de junho de 2012

Congresso Teológico-Pastoral (2)


Continuou hoje, dia 31 de maio, o Congresso Teológico-Pastoral do VII Encontro Mundial da Família. Após a oração da manhã, tivemos duas palestras sobre a questão da relação família, trabalho de festa nos dias de hoje, à luz da fé.

À tarde, as atividades aconteceram em diferentes dioceses vizinhas da Lombardia, entre as quais os congressistas foram divididos. Fomos com um ônibus do Congresso à cidade de Bergamo para o seminário com o tema: “O Projeto de Vida dos Jovens e o Futuro do Trabalho”, no Centro de Convenções João XXIII. A abertura dos trabalhos na parte da tarde foi com as boas-vindas do Arcebispo de Bergamo, Dom Beschi.

Em seguida, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, G. Boscagli relatou bons exemplos de políticas públicas que favorecem a integração entre a família, o trabalho e a festa. Entre elas, muito nos impressionou uma iniciativa que oferece ajuda financeira para mães que pensam em abortar por não terem condições sociais, econômicas e psicológicas de terem seus filhos. Com este projeto, mais de 1.300 crianças já foram salvas. A programação também teve documentários com depoimentos de jovens, apresentação de resultados de pesquisas, palestras e uma mesa redonda.

A noite acabou com a visita à Città Alta de Bergamo, onde passeamos pelas suas antigas construções até a Piazza Vecchia. Lá havia um verdadeiro Buffet festivo aguardando por nós, congressistas, e um lindo espetáculo de música, dança, teatro e circo para celebrarmos este momento único.

Nenhum comentário: