segunda-feira, 20 de maio de 2013

FAZENDO ACONTECER A PASTORAL FAMILIAR (1)



NAMORO CRISTÃO
        O tempo do namoro constitui um momento importantíssimo de preparação para um futuro matrimônio. Os jovens necessitam de orientação para encontrar um relacionamento que os ajude a crescer como pessoa, a buscar a santidade e a sua vocação ao amor conjugal.  
      Conscientes desta verdade e obedientes à voz da Igreja, a Paróquia de Santa Cecília, ao implantar a Pastoral Familiar, procurou atender às orientações da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, contemplando as três fases de preparação para o Setor  Pré-Matrimonial, que são:
·        -  Preparação Remota
·        -  Preparação Próxima
·         - Preparação Imediata

Vários cursos de formação estão sendo oferecidos pela Arquidiocese ao longo desses anos, e sempre motivados pelos coordenadores, há uma preocupação muito grande em fazer com que os agentes de nossa Pastoral Familiar estejam presentes, para termos base e formação para iniciarmos nossas atividades.
No ano de 2009, aconteceram vários encontros promovidos pela Arquidiocese com o objetivo de pesquisa e formação, os quais culminaram com o livro “Projeto para o Setor Pré-Matrimonial”. Durante uma  manhã de encontro, em que se falava sobre o Namoro Cristão, os jovens de nossa paróquia que, na época participavam da Crisma e do Grupo Jovem, estavam  presentes, dentre eles havia um rapaz que não tinha namorada. Ele percebeu o quanto era importante e necessário que jovens como ele também participassem de tal evento, e, então,  perguntou se não poderia participar, mesmo não tendo namorada.  A partir desta reflexão e com a participação de todos os presentes houve a proposta de mudança do nome e da estrutura. Em vez de “Encontro de Namorados Cristãos” esta linha de trabalho passou a ser chamada de “Encontro de Namoro Cristão”.   Desta forma, este encontro passou a ser oferecido para casais de namorados e solteiros.
      “A Preparação Remota é básica. Sobre ela se apoiam as posteriores.  Abrange um período bastante grande da vida do ser humano como cidadão e como cristão.  Tem seu início no seio da família e percorre o caminho da escola, da catequese da primeira eucaristia e crisma.” (Diretório da Pastoral Familiar, 264)
Com este novo formato, o Encontro de Namoro Cristão foi elaborado de uma forma que atenda tanto aos jovens casais de namorados quanto aos solteiros, e por isso, há uma grande preocupação em atingir a todos quando são escolhidas as palestras e as dinâmicas.
No Encontro de Namoro Cristão em nossa paróquia, tanto os casais de namorados, como os solteiros participam das mesmas palestras que procuram atender às duas situações, trazendo formação sobre a fetividade, vocação, sexualidade, amor, relacionamentos, enfim, assuntos importantes para qualquer pessoa, especialmente os jovens, que estão em fase de formação do seu caráter. Porém os círculos e as dinâmicas são diferenciados, com reflexões direcionadas somente aos solteiros e somente aos namorados. Todas as ações elaboradas pelos agentes da Pastoral Familiar da Paróquia Santa Cecília,  de Brás de Pina, são planejadas tendo como base o livro “Projeto para o Setor Pré-Matrimonial”.
Nossa Paróquia oferece por ano um “encontrão” e duas tardes de aprofundamento para quem já fez o "encontrão"com o objetivo de dar continuidade à formação.

Após o primeiro encontro de  2010, a paróquia realizou a segunda etapa do encontro, em uma das tardes, passando o filme “Um amor para recordar”, sugerido pelo Bispo D. Antônio Augusto.  Após a exibição do filme, os jovens são levados a refletir sobre vários temas abordados: fé, valor de família, perdão, honrar pai e mãe, pré-julgamento, instrumentos de conversão, o verdadeiro milagre do filme (a conversão do protagonista) e o verdadeiro amor tomando como base a “Carta de Paulo aos Coríntios”.
Para a realização do “encontrão” e com o objetivo de que tudo dê certo, várias equipes são formadas e nestas equipes há a interação entre os jovens da paróquia e os agentes dos três setores de nossa Pastoral Familiar.
O Encontro de Namoro Cristão é voltado para os jovens de nossa paróquia, mas acolhe também os jovens de outras comunidades que ainda não têm esta formação (Caxias, Campo Grande...).
A divulgação é feita com bastante antecedência pelo Facebook, email, avisos nas Missa e no boa-a-boca pelos agentes da Pastoral Familiar, que se comprometem a convidar os jovens. Todos os jovens podem participar, inclusive aqueles que já fizeram e desejam fazer novamente.
Realizamos o Encontro no Instituto Nossa Senhora das Dores, colégio bem próximo à Paróquia e que possui um espaço que pode atender a cento e  trinta jovens. Para acolher a este número de jovens, a Pastoral Familiar coloca uma média de trezentas e cinquenta a quatrocentas fichas de inscrição circulando nos diversos meios mencionados.

Durante a realização do Encontro de Namoro Cristão recebemos algumas visitas de agentes da Pastoral Familiar de outras paróquias, que nos prestigiam com sua presença e, com esta visita, fazemos um intercâmbio de ações.
Como fruto destes “Encontros de Namoro Cristão” podemos destacar:

· O fato de um casal de namorados que deram o depoimento, no final do encontro, de que eram “ficantes” e que optaram em estabelecer um namoro responsável, após aquelas palestras e reflexões.
·  Muitos jovens que estão namorando até hoje e alguns já estão noivos.
·   Jovens que fizeram o 1º Encontro de Namoro Cristão continuam apresentando interesse em participar de outros encontros.
·  Os agentes dos Setores Pré-Matrimonial, Pós-Matrimonial e Casos Especiais e os jovens da pa'roquia trabalham no evento de forma integrada e com muita motivação.
Durante estes eventos, procuramos contribuir, com muita humildade, na formação de futuras famílias cristãs, levando aos jovens descobrirem sua vocação ao verdadeiro AMOR – JESUS CRISTO. 

“Nesse período é muito significativo criar condições para a formação integral dos adolescentes e jovens para a educação da afetividade e sexualidade humana.  Também é importante aproveitar a oportunidade daqueles que já frequentam os movimentos e grupos de jovens da comunidade, para lhes oferecer um fundamento da preparação para o matrimônio.  À luz dos ensinamentos do Evangelho e do Magistério da Igreja, formem a sua consciência crítica com relação às falsas ideias e imagens veiculadas pelos meios de comunicação social: estes ferem a identidade do matrimônio e da família segundo o projeto de Deus.  Nessa matéria é preciso ser claro: sem medo, colocar no seu devido lugar atitudes e mentalidades comuns no meio social, mas contrárias à lógica do Evangelho.  Jesus também não foi aceito com facilidade.  As suas exigências desafiavam e chocavam as pessoas de sua época.” (Diretório da Pastoral Familiar, 266)

JOÃO ALBERTO E ANA CRISTINA (Paróquia Santa Cecília, Brás de Pina)

Nenhum comentário: