segunda-feira, 27 de maio de 2013

Fazendo Acontecer a Pastoral Familiar(3)


Após uma breve pausa para o registro em nosso blog da Hora Santa, Simpósio e Peregrinação Nacional pelas famílias, retomamos a troca de experiências apresentadas no nosso curso de formação arquidiocesano que aconteceu no dia 18 de maio.
Hoje trazemos uma experiência do Setor Casos Especiais e lembramos que foi lançada a nossa campanha virtual "Aparecida: eu fui!". Se você esteve no simpósio e/ou peregrinação deste ano de 2013 envie-nos uma foto da sua família ou comunidade com vicariato e nome da paróquia. Nosso email é pastoralfrj@gmail.com. E agora conheça mais esta experiência de Pastoral Familiar.

ENCONTRO PARA CASAIS EM SEGUNDA UNIÃO
Paróquia Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima (Vicariato Sul)

Após a autorização por parte do pároco e do dirigente espiritual, o casal coordenador da Pastoral Familiar juntamente conosco, casal responsável pelo Setor Casos Especiais, tomamos as providências necessárias para a realização do Encontro.
Estes trechos abaixo são retirados da Exortação Familiaris Consortio e que foram insistentemente colocados em todas as reuniões – desde a formação até a continuidade dos trabalhos com estes casais:
“A Igreja, com efeito, instituída para conduzir à salvação todos os homens e sobretudo os batizados, não pode abandonar aqueles que - unidos já pelo vínculo matrimonial sacramental - procuraram passar a novas núpcias. Por isso, esforçar-se-á infatigavelmente por oferecer-lhes os meios de salvação. Exorto vivamente os pastores e a inteira comunidade dos fiéis a ajudar os divorciados, promovendo com caridade solícita que eles não se considerem separados da Igreja, podendo, e melhor devendo, enquanto batizados, participar na sua vida”.
Apesar de que estes casais não podem se aproximar dos sacramentos, diz neste documento: “Sejam exortados a ouvir a Palavra de Deus, a frequentar o Sacrifício da Missa, a perseverar na oração, a incrementar as obras de caridade e as iniciativas da comunidade em favor da justiça, a educar os filhos na fé cristã, a cultivar o espírito e as obras de penitência para assim implorarem, dia a dia, a graça de Deus. Reze por eles a Igreja, encoraje-os, mostre-se mãe misericordiosa e sustente-os na fé e na esperança. Com firme confiança ela vê que, mesmo aqueles que se afastaram do mandamento do Senhor e vivem agora nesse estado, poderão obter de Deus a graça da conversão e da salvação, se perseverarem na oração, na penitência e na caridade”.
 Com esta motivação, foi dada, então, a “largada” para esta empreitada espiritual com a divulgação na nossa paróquia e também em outras de nossa região – após as devidas providências referentes à ficha de inscrição etc. – que para às quais fomos buscar tais informações com o casal responsável por esse setor na Arquidiocese – Chiquinho e Alda, que também, com muita alegria e generosidade, nos ajudou do inicio ao final.
 Pedimos informação também ao pároco da Paróquia de N. S. de Fátima – Padre Antonio José – paróquia em que já se realiza há mais de dez anos esse tipo de encontro, de como seria o tipo de “chamada” na divulgação nas missas etc. devido ao fato de que este setor de Casos Especiais ainda sofre muitas incompreensões.
 Diversos foram os meios de divulgação deste evento em nossa paróquia. Dentre eles, destacamos: avisos em todas as missas; aviso nas paróquias do Vicariato Sul; banner; informativo da paróquia, folhetos; emails; e mural.
Seguimos o seguinte cronograma de preparação para o nosso 1º Encontro para casais em Segunda União que aconteceu em 2011:
Outubro
ü  Dias 19, 20, 24 e 26: Formação dos Agentes da Pastoral – Seguindo a Exortação Apostólica Familiaris Consortio do Beato Papa João Paulo II;
ü  Dia 27: Noite de Oração com bênção de envio dos agentes (equipe de trabalho);
ü  Dia 30: Encontro.
Novembro
ü  Dia 3 e 24 – Reuniões de perseverança com dois Grupos de Reflexão que se originaram no Encontro

Destes dois grupos de reflexão somente um continua. É um fato que precisamos pensar melhor na ótica de Deus de como melhorar este aspecto.

Programação
Durante a manhã até o final do domingo, tivemos as seguintes atividades:
Apresentação do Dirigente Espiritual; Entronização da Cruz, Bíblia e Sagrada Família; Palestras; Testemunhos de casais de 2ª União (de outras paróquias) que participam ativamente em pastorais e na obediência no que se refere à comunhão espiritual – casais convidados; Reflexões; Animação e Dinâmica; Adoração; e Celebração da Santa Missa das 17:30h na Nave Central, conforme a foto.

Casais em 2ª União
ü  Inscritos: 20
ü  Confirmados por telefone: 18
ü  Compareceram: 16
ü  Completaram: 14
(dos 16: uma pessoa passou mal e foi embora; e outro casal desistiu)



Equipe de Trabalho
(contando com casais que trabalharam junto aos participantes, cozinha e intercessão)
26 casais agentes da pastoral

Material doado aos participantes:
ü  Bíblias
ü  Escapulários
ü  Terços
ü  E outros artigos: cartões, lembranças, orações etc.

Palestras / Palestrantes
- Um novo recomeçar
Casal de 2ª união - convidado
Sacramentos
Dirigente Espiritual
O que é pastoral?
Casal Coordenador da Pastoral Familiar
O lugar dos filhos numa segunda união – meus filhos, teus filhos, nossos filhos
Casal de 2ª união - convidado
Vida e comunidade
Diácono Gilvan, da Paróquia N. S. de Copacabana

Visitantes
Participaram cinco casais da pastoral familiar de outras paróquias para, apesar de que foi o nosso primeiro encontro, obterem experiências para adaptarem nos seus primeiros encontros que realizarão.

Integração
Houve uma integração muito boa com a Comunidade Bom Pastor. Esta Comunidade participou com o espaço para o almoço, com o Ministério de Música e com as orações pelos servos do Conselho.

Orações
Solicitamos orações, além do Conselho da Comunidade Bom Pastor, às irmãs de clausura de Santa Clara – as Clarissas. E também durante aproximadamente um mês antes desse Encontro foram realizadas intercessões pelos agentes da Pastoral Familiar que participaram da Equipe de Intercessão.

Capela
Uma das salas do 3º andar da paróquia – local em que foi realizado o encontro, ficou sendo nossa capela com a presença do Santíssimo Sacramento, onde a equipe de intercessão permanentemente ficou intercedendo por tudo e por todos.

Conclusão
Pelos fatos acima relatados podemos confirmar que este 1º Encontro de Casais em 2ª União em nossa paróquia atingiu o objetivo maior que é a conscientização desses casais na participação como paroquianos ativos nas diversas pastorais, onde todos foram profundamente amados e tocados pelo grande amor que Deus tem por eles, por intermédio de cada um dos agentes da pastoral.

Esse serviço prestado como servos inúteis, conforme o Evangelho, foi movido pela misericórdia e verdade – duas virtudes características para esse encontro, conforme a Exortação Apostólica Familiaris Consortio. E sabemos que o amor de Deus marcou os corações dos casais que fizeram este encontro e somente Ele sabe como eles estão hoje, pois a semente foi lançada – e o tempo da colheita pertence a Deus.

Paulo Nabuco e Céli

Paróquia Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima

Nenhum comentário: