sábado, 25 de maio de 2013

III SIMPÓSIO NACIONAL DA FAMÍLIA(2)




3º tema - Orientações para a vida e a família (Padres Rafael Fornasier e Wladmir Porreca)
DEFESA DA VIDA
A Comissão Nacional tem um papel na sociedade de defender a vida. Aliás, cabe a toda família ser o santuário de proteção a vida.
O Sínodo dos Bispos já trouxe o tema da transmissão da fé, e numa das suas propostas tocou na responsabilidade da família. Pela graça e o compromisso do matrimônio, a família é o primeiro agente de comunicação da vida e do amor e da transmissão da fé pelos valores do Evangelho.
A família tem a vocação não só de transmitir, mas também de cuidar da vida e a defende dos ataques externos.
O Beato João Paulo II disse no documento Evangelium Vitae que a família tem uma responsabilidade tremenda de guardar, revelar e comunicar o amor e a vida. Esta e a sua vocação própria.
Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Nos batizados somos chamados a transbordar esta Verdade em nossas vidas.  Uma forma concreta de nos, enquanto Pastoral Familiar, podemos atuar mais fortemente e com a criação do Setor Vida e Família. Muitas diocese e regionais já a possuem. Assim, poderemos nos articular congregando todos os que se preocupam em lutar em defesa da vida.
Não nos esqueçamos também de fomentar a maior divulgação e participação das famílias na Semana Nacional da Vida e no Dia do Nascituro.
Dentre os muitos desafios, temos que apoiemos o Estatuto do Nascituro que, sendo aprovado, protegeria os direitos da criança não nascida, afastando o perigo da legalização do aborto que é tão feroz a nos rondar.
Que a família se torne, verdadeiramente, o santuário da vida.

DEFESA DA FAMÍLIA
Para fortalecer os laços familiares é preciso em primeiro lugar presença, ser presente. A educação deve ser feita pelos outros? Não. É pelo pai e pela mãe. A psicóloga, o catequista, o padre, o professor vão ajudar, mas não podem substituir jamais o papel educador dos pais.
A outra forma de fortalecer os laços é pelo testemunho. Fazer do ordinário da vida, algo extraordinário.
Já foi comprovado pela unidade de Bologna na Itália que nas famílias com muitos filhos a qualidade dos relacionamentos é muito melhor.
A família também precisa exercer o seu papel cidadão. Por isso, mais do que nunca, é necessária a criação das Associações de Famílias para atuarem na sociedade civil de modo mais eficaz.

O simpósio teve sua programação também entremeada com diversos testemunhos da vivência a fé na família e programação musical conduzida por Marcio Todeschini da Canção Nova.
A noite terminou com a Santa Missa (tendo a presença de Monsenhor Jonas Abib) e, já em Aparecida, a procissão luminosa com oração do terço até a Basílica Velha.
Além da Comissão arquidiocesana, registramos aqui a presença de diversas paróquias do Rio, entre elas: Cristo Operário e São Cura D'Ars, Bom Jesus, Nossa Senhora de Nazaré, São Tiago, Divino Salvador, Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santo Antonio de Lisboa, São Francisco de Paula, Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, Nossa Senhora de Loreto, São Dimas, Menino Jesus de Praga, Nossa Senhora de Lourdes, Imaculada Conceição e São Sebastião, São José, São Judas Tadeu, etc.




Nenhum comentário: