sábado, 18 de maio de 2013

FORMAÇÃO E ESPIRITUALIDADE PARA A PASTORAL FAMILIAR


"Fazendo Acontecer a Pastoral Familiar" -- este foi o tema do Encontro de Formação e Espiritualidade oferecido  pela Pastoral Familiar da Arquidiocese, no sábado, dia 18 de maio, no Edifício João Paulo II.
O encontro começou com a oração inicial, conduzida pelo casal Telma e Iracy, seguida das boas-vindas do bispo animador, Dom Antonio Augusto Dias Duarte. Os coordenadores arquidiocesanos, Paulo e Maria José, aproveitaram para apresentar Neíte e Jorge que são os novos assessores do Setor Pós-Matrimonial arquidiocesano.



A pregação seguiu o tema proposto para o encontro, e teve como foco o protagonismo do Espírito Santo, como Aquele que, de fato, "faz acontecer". O trabalho da Pastoral Familiar na comunidade foi comparado ao de uma costureira fazendo uma COLCHA DE RETALHOS, que vai juntando pedaços de pano de diferentes cores e padrões para formar um conjunto harmonioso. Cada participante, pode ajudar a construir uma "colha de retalhos" simbólica, na conclusão.



E por falar em participante...  encontro contou com a presença dos 29 seminaristas da Filosofia 1 do Seminário Arquidiocesanao São José que estão fazendo seu estágio com a Pastoral Familiar, e o painel de troca de experiências teve as apresentações dos casais das Paróquias: 
- Cristo Operário e São Cura D'Ars, do Vicariato Oeste - implantação da Pastoral Familiar
- Santa Cecília, do Vicariato Leopoldina - Encontro de Namoro Cristão
- N Sra do Rosário de Fátima e S. Antonio de Lisboa, do Vicariato Jacarepaguá - Encontros para Recém-Casados
- N Sra de Copacabana, do Vicariato Sul - Encontro para Casais em Segunda União
A cada dia desta semana, colocaremos seus relatos qui no nosso blog. Acompanhe e aproveite essas experiências!




Na bênção final, Dom Antonio Agusto presenteou cada coordenador vicarial com uma imagem da Sagrada Família, incentivo e súplica de graças e bênção pela missão que eles ( e também todos nós)  temos pela frente: fortalecer as famílias!

Toda a comissão arquidiocesana agradece aos que ajudaram na creche das crianças, na música, na recepção, na organização do lanche, na distribuição de material, na venda dos livros, enfim... em cada detalhe para que pudessemos ter uma manhã abençoada.
Ah, e quem não conseguiu adquirir o CD com todo material do Encontro, ele estará também disponível no dia 23, próxima quinta-feira, às 20h, quando nos encontraremos novamente, desta vez na Igreja de Sant'Ana, na Praça Onze, para a HORA SANTA DAS FAMÍLIAS. Até lá!

Nenhum comentário: