quarta-feira, 29 de maio de 2013

Fazendo Acontecer a Pastoral Familiar(4)


Nosso primeiro desafio foi, com a mudança do pároco da comunidade, buscar o seu apoio para começarmos a Pastoral Familiar. Com desafio inicial de sustentar a comunidade na fé recebemos a missão e total apoio do Pe. Claudio de Aguiar. Após esse primeiro passo, começou a etapa de formação e preparação da equipe, procurando adequar tudo o que aprendíamos à realidade da Paróquia. Usamos como subsídio O Diretório e demais livros da Pastoral Familiar, como pesquisa, participamos de encontros em outras paróquias e convidarmos um casal da Comissão Arquidicosena de Pastoral Familiar para orientações.

A Pastoral Familiar da Paróquia Cristo Operário e São Cura D’Ars foi instituída na Missa de 30.12.12 (Solenidade da Sagrada Família) e iniciamos atividades em 08.01.13. Começamos com o projeto da entronização do quadro da Sagrada Família nos lares que nos é solicitado, com permanência  de 1 semana, tempo em que aproveitamos para orações, estudo bíblico, conversa e evangelização das famílias. Promovemos Adoração do Santissímo Sacramento ,à  partir das 17:30h, todo 2º domingo de cada mês, seguido da Missa da Família às 19h, sempre com um diácono ou padre convidado.
Em 03.02.13, a equipe coordenou o I ENCONTRO: FAMÍLIA DOM DE DEUS, nos moldes do Encontro “Igreja Doméstica”. Com cerca de  100 convidados presentes, a abertura do encontro foi feita pelo Padre Tadeu, seguindo-se de orações, louvor e palestras ministradas pelos casais José & Terezinha (PF Paroquial) , Serjão e Sirleida (Maranathá) Roberto e Fabiana (PF  – 7ª Forania) e Terço da Sagrada Família, presidido pelo casal Eli & Edna (PF Vicarial). Houve ainda apresentação teatral das crianças dos familiares presentes, que ficaram todo o dia em duas mini creches montadas pela PF Paroquial, com valioso apoio das Catequistas da Paróquia, às quais não cansamos de agradecer pelo empenho e dedicação. 
Nessa oportunidade, também participamos da COPA SÃO SEBASTIÃO, promovida pela  Congregação Mariana e unificamos os dois encerramentos. Uma prova de como a Pastoral Familiar, pelas famílias, pode ser fonte de integração com toda a Igreja, um desafio constante para todos nós.
Estamos procurando investir também na ajuda social, com arrecadação de alimentos, roupas, itens de saúde para as famílias dos adoentados, participando da Missão Popular no Conjunto Habitacional Sociólogo Betinho.
Já estamos nos preparando para o casamento Comunitário e para a realização do ECC com a Paróquia São Lourenço. Estamos participando de todas as oportunidades de formação ofrecidas em nível arquidiocesano para crescermos mais. A missão é grande, mas sabemos que, ao nosso lado, haverá sempre um Cirineu.

Paróquia Cristo Operário e São Cura D'Ars (Vicariato Oeste)



Nenhum comentário: